
As aplicações educativas registaram uma enorme expansão no sector. Experiências feitas à medida, maior envolvimento e facilidade de utilização em qualquer altura e em qualquer lugar são alguns dos benefícios que estas aplicações podem trazer para a educação.
A utilização da tecnologia já não é uma opção, mas sim um requisito no mundo de hoje, pelo que é natural que tenha entrado na modelação do ambiente do sistema educativo.
O que são aplicações educativas?
As aplicações educativas tornaram a aprendizagem fácil e acessível a pessoas de todo o mundo com o toque de um botão. A utilização de smartphones pelas crianças tem aumentado rapidamente. Atualmente, cerca de 20% das crianças de 8 anos têm um smartphone. Este número aumenta para 80% dos adolescentes entre os 14 e os 18 anos, de acordo com a Common Sense Media.
Isto não deve surpreender ninguém – as crianças têm a capacidade de aprender novas tecnologias mais rapidamente do que os pais e podem fazê-lo imitando o que vêem nos seus ambientes de aprendizagem, como famílias, casas inteligentes e escolas.
A utilização da tecnologia tornou-se mais comum nas salas de aula, melhorou os métodos de ensino para as novas gerações e, na pandemia, tornou-se quase obrigatória a adoção de novas tecnologias.
As aplicações educativas são uma óptima ideia para complementar a educação das crianças, tanto dentro como fora da sala de aula. A utilização de imagens, vídeos e sons que apelam à mente das crianças ajuda-as a envolverem-se melhor com este tipo de conteúdo do que com livros ou quadros negros.
Os estudantes universitários também têm visto novas aplicações que os ajudam na vida universitária. A maioria dos desafios que estes estudantes enfrentam é a gestão do seu tempo ou a colaboração com várias pessoas. Um mercado de trabalho incrivelmente competitivo é uma grande preocupação para os estudantes, razão pela qual muitas aplicações educativas oferecem frequentemente cursos ou certificações que complementam uma formação universitária.
Também podes estar interessado em saber mais sobre a utilização da inteligência artificial na educação.
Vantagens das aplicações educativas
Há muitas vantagens na utilização de aplicações educativas. Segue-se uma lista de alguns dos benefícios:
- Tens acesso a qualquer hora e em qualquer lugarAs aplicações educativas podem ser acedidas em qualquer lugar e a qualquer momento, a maioria funciona com acesso à Internet, mas por vezes têm material pré-carregado. A criação de materiais didácticos pelos educadores também é uma óptima ideia, desde que a educação não seja obrigatória, obter recursos mais interessantes fora da sala de aula pode beneficiar os alunos.
- Melhoria do desempenhoA utilização de material interessante, como imagens e vídeos, pode complementar a abordagem ao estudo fora da sala de aula, o que, com o tempo, se pode refletir em melhores notas e num melhor desempenho académico.
- Acompanhar o teu progressoQuer sejas um estudante universitário ou um professor, saber o teu progresso num trabalho vale sempre a pena. Muitas aplicações educativas oferecem uma forma de acompanhar o teu progresso, para que possas adaptar a tua gestão do tempo e ver o teu progresso.
- Facilita o ensino à distância: As aplicações educativas são essenciais para o ensino em linha, que se revelou particularmente útil em situações de emergência, como a pandemia de COVID-19.
- Promove a autonomia: A utilização de aplicações educativas promove a independência e a responsabilidade dos alunos, permitindo-lhes gerir a sua própria aprendizagem.
- Motivação: A gamificação e a incorporação de elementos de jogos em aplicações educativas podem aumentar a motivação dos alunos e tornar a aprendizagem mais divertida.
10 exemplos de aplicações educativas
Existem diferentes tipos de aplicações educativas na App Store do iOS e na Play Store, consoante o tema de interesse de cada um. Desde aprender novas línguas, melhorar a matemática ou as capacidades de leitura, até à gestão do tempo ou aos trabalhos de casa, os alunos são livres de escolher a aplicação que melhor se adequa aos seus objectivos.
#1 – QuestionPro
O QuestionPro tornou-se um dos softwares de inquérito mais utilizados no mercado global. Com caraterísticas que os melhores investigadores elogiam, a sua plataforma é intuitiva, fácil e pronta a ser utilizada por pessoas que não são necessariamente especialistas em marketing ou investigação.
As suas ferramentas incluem LivePolls onde podes criar sondagens dinâmicas em direto para incentivar a participação da turma. A utilização de imagens e de um temporizador para as respostas pode estimular a competitividade sobre um tópico ensinado na aula.
#2 – Duolingo
A aplicação da coruja verde, Duolingo, provou que aprender uma língua não é tão difícil como todos pensam. Com mais de 40 línguas disponíveis, esta aplicação oferece-te uma forma de aprenderes ou melhorares uma língua com sessões que podem durar desde 20 minutos até sessões intensivas de 1 hora por dia.
#3 – Evernote
O Evernote é uma aplicação organizacional impressionante, concebida para tomar notas, planear horários, tirar fotografias e fazer notas manuscritas, tudo numa única aplicação. Uma das melhores caraterísticas da aplicação é a capacidade de sincronização com todos os teus dispositivos.
#4 – Canva
O Canva é uma poderosa ferramenta de design que pode ser utilizada na educação para criar projectos que não só têm um aspeto fantástico, como também ajudam a ensinar aos alunos os fundamentos do design digital.
É uma ferramenta gratuita que permite a estudantes e professores trabalhar com edição de fotografias, desenho de layouts e muito mais, tudo numa plataforma fácil de utilizar, razão pela qual é considerada uma das aplicações educativas favoritas.
#5 – Wolfram Alpha
A versão gratuita do Wolfram Alpha permite que os alunos vejam a resposta para equações matemáticas complexas. Nas versões pagas do Wolfram Alpha, os alunos podem ver soluções passo a passo para questões de matemática, física e química.
#6 – Google Docs
Com o Google Docs, podes criar e editar documentos de texto diretamente no teu navegador Web, sem qualquer software especial. Melhor ainda, várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, podes ver as alterações dos outros à medida que as fazem e cada alteração é guardada automaticamente.
#7 – Genialmente
Genially é uma ferramenta baseada na Web, disponível numa versão gratuita, que te permite criar infografias animadas, apresentações interactivas e até jogos de fuga.
Utiliza esta ferramenta para apresentar conteúdos aos teus alunos de uma forma divertida. Ou oferece-a aos teus alunos como um auxílio visual durante as suas apresentações orais.
#8 – Kids Academy
A aplicação Kids Academy é outra aplicação educativa que inclui programas inovadores e interessantes para os jovens alunos. O seu programa de aprendizagem gamificado único combina o que há de mais recente em tecnologia adaptativa, inteligência artificial, aprendizagem personalizada e gamificação para ajudar as crianças a darem o seu melhor e a obterem a educação que merecem.
#9 -Ensina o teu monstro a ler
Ensina o teu Monstro a Ler é uma aplicação de aprendizagem precoce que ensina as crianças a ler de uma forma divertida e simplificada. A aplicação abrange os dois primeiros anos de leitura, desde a aprendizagem das letras e dos sons até à fruição dos livros.
#10 – Google Classroom
Uma das maiores vantagens do Google Classroom é o facto de ser fácil de utilizar e incentivar a colaboração entre alunos e professores. Os professores podem criar uma turma e listar aplicações educativas, tais como trabalhos, com apenas alguns cliques. Podem adicionar alunos pelo nome ou enviar-lhes um código para aderirem. Os alunos podem então ver as tarefas a realizar, participar em fóruns de discussão ou enviar mensagens ao professor (em privado ou através de chat de grupo).
Conclusão
Há uma variedade de aplicações educativas que podem ser utilizadas para responder a diferentes necessidades e actividades educativas. Os inquéritos não têm sido utilizados apenas para fins de marketing ou investigação. A sua adoção em novos ambientes, como a educação, tem demonstrado melhorar a experiência de aprendizagem.
A recolha de informações e de conhecimentos tornou-se indispensável na transição para um sistema educativo centrado no ser humano. A realização de inquéritos sobre os interesses dos alunos pode ajudar os educadores a compreender quais as matérias em que os alunos estão mais empenhados e interessados. Por seu lado, a realização de inquéritos de investigação educacional podem ajudar os administradores a recolher dados para tomar decisões sobre a conceção da experiência do aluno.
Podes testar várias funcionalidades com uma conta QuestionPro gratuita ou contactar a nossa equipa de vendas para desenvolver uma solução completa para pesquisa educacional.