Todas as empresas precisam de saber como calcular e avaliar a elasticidade dos preços para poderem fixar os preços. O cálculo consiste em dividir a taxa de variação da procura pela taxa de variação do preço. O resultado ajuda a medir o quanto a procura se alterou em resposta a uma alteração de preço.
Neste artigo, vamos aprender o que é a elasticidade dos preços e como calculá-la. Fica connosco para saberes mais.
O que é a elasticidade dos preços?
A elasticidade dos preços é uma forma de medir a variação da quantidade de um produto ou serviço que é comprado ou vendido quando o seu preço varia.
É uma forma de medir a sensibilidade dos compradores ou vendedores às variações de preços. Indica-nos em que medida a quantidade de um produto ou serviço que as pessoas querem comprar se altera quando o seu preço muda.
Se uma alteração no custo de um produto ou serviço afetar grandemente o número de pessoas que o desejam, a elasticidade da procura será elevada. Isto significa que uma pequena alteração no preço provocará uma grande alteração no número de pessoas que o desejam.
Se uma alteração no preço não afetar muito a procura, a elasticidade da procura será baixa. Significa que uma alteração no preço terá um efeito reduzido na procura.
Importância da elasticidade dos preços
A elasticidade dos preços mede a forma como as alterações de preços afectam a procura de um produto. É uma ideia-chave em economia, porque ajuda as empresas a compreender como as alterações de preços afectam o comportamento das pessoas e a quantidade de procura existente no mercado como um todo.
Consideremos agora a importância da elasticidade:
Conhecendo a elasticidade dos preços dos teus produtos, podes determinar o ponto de preço ideal para maximizar as receitas e os lucros.
As empresas podem ter de baixar os preços para aumentar o volume de vendas se a procura de um produto for altamente elástica. Por outro lado, se a procura de um produto for inelástica, as empresas podem aumentar os preços sem sofrerem quedas significativas na procura.
As empresas podem utilizar a elasticidade dos preços para avaliar o panorama competitivo e tomar decisões estratégicas em matéria de preços. As empresas podem determinar se precisam de ajustar os seus próprios preços para se manterem competitivas, analisando a elasticidade dos preços dos produtos dos seus concorrentes.
A elasticidade dos preços ajuda as empresas a prever as vendas. Ao conhecer a elasticidade dos seus produtos, as empresas podem prever o volume de vendas e as receitas em diferentes cenários de preços. Isto pode ajudá-las a tomar decisões informadas em matéria de inventário, produção e marketing.
O que torna um produto elástico?
Se uma alteração no preço fizer uma grande diferença na oferta ou na procura de um produto, diz-se que este é elástico. Na maior parte das vezes, significa que existem boas alternativas ao produto. Exemplos disso são os cupcakes, os carros topo de gama e as bebidas.
O que torna um produto inelástico?
Se a alteração do preço de um produto não altera muito ou nada a sua oferta ou procura, diz-se que o produto é inelástico. Na maioria das vezes, significa que o produto é considerado uma necessidade ou um luxo por aqueles que são viciados nele. A gasolina e os iPhones são exemplos disso.
Formas de calcular a elasticidade dos preços
A elasticidade dos preços pode ser calculada de várias formas, consoante os dados disponíveis e o nível de pormenor necessário. Apresentamos-te três métodos populares:
Método das percentagens
Este é o método mais fundamental para calcular a elasticidade dos preços. Calcula-o dividindo a taxa de variação da procura pela taxa de variação do preço. A fórmula para este método é a seguinte
A fórmula da elasticidade-preço é = (% de variação da quantidade procurada) / (% de variação do preço).
Método do ponto
Este método é mais preciso do que o método percentual porque calcula a elasticidade-preço num ponto específico da curva da procura. Consiste em dividir a variação da quantidade procurada pela variação do preço a um determinado preço e quantidade. A fórmula para este método é a seguinte
Elasticidade dos preços = (variação da quantidade procurada) / (variação do preço) * (preço médio / quantidade média)
Método do arco
Esta técnica é aplicada quando se verifica uma variação significativa do preço ou da quantidade procurada entre dois pontos quaisquer da curva da procura. Consiste em dividir a variação da quantidade procurada pela média dos preços inicial e final e, em seguida, dividir esse resultado pela variação do preço dividida por essa média. A fórmula para este método é a seguinte
Elasticidade dos preços = (variação da quantidade procurada / quantidade média) / (variação do preço / preço médio)
Estes são apenas três métodos para calcular esta elasticidade; outros são mais complexos. O método utilizado será determinado pela quantidade de dados disponíveis e pelo nível de pormenor exigido.
Qual é a elasticidade-preço da procura?
A elasticidade-preço da procura é o rácio entre a variação percentual da quantidade de um produto comprado e a variação percentual do seu preço. Os economistas utilizam-na para descobrir como a oferta e a procura se alteram quando o custo de um produto aumenta ou diminui.
Para calcular a elasticidade da procura, podes utilizar a seguinte fórmula:
Elasticidade da procura em relação ao preço = % de variação da quantidade procurada % / variação do preço
Como é que o QuestionPro ajuda na análise da elasticidade dos preços?
O QuestionPro é uma plataforma de inquérito e pesquisa com várias ferramentas e funções para pesquisa e análise de mercado, como a análise da elasticidade dos preços. A análise da elasticidade do preço é uma técnica utilizada para determinar a sensibilidade dos clientes às alterações no preço de um produto ou serviço.
O QuestionPro fornece uma variedade de tipos de perguntas de inquérito concebidas especificamente para a análise da elasticidade dos preços, incluindo a análise conjunta, um método popular para estimar a elasticidade.
A análise conjunta consiste em apresentar aos clientes vários pacotes de produtos ou serviços a preços diferentes e pedir-lhes que escolham qual deles é mais provável que comprem.
O QuestionPro também inclui funcionalidades avançadas de análise e de elaboração de relatórios que podem ajudar as empresas a analisar os dados do inquérito sobre a elasticidade dos preços, bem como ferramentas de segmentação de dados com base em caraterísticas demográficas ou comportamentais e ferramentas de visualização de dados, tais como tabelas e gráficos.
Contacta a QuestionPro hoje para obteres o melhor valor para a elasticidade do preço e para saberes mais sobre as nossas funcionalidades avançadas, como a pergunta Van Westendorp, para te ajudar a identificar os pontos problemáticos do preço.