
A fonte de dados é o local de onde provêm os dados utilizados. Pode ser o local onde os dados foram criados ou onde a informação física foi digitalizada. No entanto, mesmo os dados mais elaborados podem ser considerados uma fonte, desde que sejam acedidos e utilizados por outro processo.
Então, como é que as empresas podem recolher e utilizar todos estes dados? Vamos descobrir.
O que é uma fonte de dados?
Uma fonte de dados é um local onde a informação é recolhida. A fonte pode ser uma base de dados, um ficheiro plano, um documento XML ou qualquer outro formato que um sistema possa ler.
A entrada é capturada como um conjunto de registos que contêm informações utilizadas no fluxo de trabalho. Pode incluir informações sobre clientes, números contabilísticos, vendas, logística e outros dados.
Certamente já ouviste o termo “fonte de dados” para a verificação de factos. Quando lês um artigo que inclui números. Podes perguntar-te quem os fornece, ou se se trata de um blogue ou de um site governamental. Neste caso, o que procuras é autoridade, não dados. No entanto, ambos utilizam o mesmo termo.
Tipos de fontes de dados
A maioria das fontes de dados pode ainda ser dividida em dois grupos com base na tecnologia: fontes de dados de máquinas e fontes de dados de ficheiros.
As fontes de dados automáticas e as fontes de dados de ficheiros são armazenadas, recuperadas e utilizadas de forma diferente.
Fontes de dados automáticas
Os utilizadores designam as fontes de dados que devem residir no sistema que absorve os dados e que não são facilmente partilhados. As fontes de dados automáticas, tal como outras fontes de dados, fornecem todas as informações necessárias para a ligação aos dados, incluindo fontes de software essenciais e um gestor de controladores, mas os utilizadores só precisam de utilizar o DSN como um atalho para iniciar a ligação ou consultar os dados.
Os elementos do ambiente, as definições de configuração da base de dados ou uma localização interna do computador ou da aplicação são utilizados para armazenar as informações de ligação.
Por exemplo, uma fonte de dados Oracle conterá informações sobre os dispositivos a utilizar, motores de driver ou outras partes relevantes de uma cadeia de ligação padrão, como IDs de sistema e de utilizador e verificação.
Fonte de dados do ficheiro
Todas as informações de ligação estão incluídas num único ficheiro informático partilhado em fontes de dados ou repositórios de investigação. As fontes de dados dos ficheiros não são atribuídas a várias aplicações, sistemas ou utilizadores.
Por isso, não têm um nome de fonte de dados (DSN) como as fontes de dados de máquina. Cada ficheiro contém um router para uma única fonte de dados.
Como qualquer base de dados informática, as fontes de dados de ficheiros podem ser editadas e copiadas. Os utilizadores e os sistemas podem partilhar uma ligação comum (transferindo a fonte de dados entre computadores ou servidores individuais), e os processos de ligação de dados podem ser simplificados.
Por exemplo, armazenando uma fonte de dados em algum tipo de recurso partilhado que possa ser acedido por vários programas e utilizadores ao mesmo tempo.
Funções de uma fonte de dados
As fontes de dados são concebidas para ajudar os utilizadores e as aplicações a ligar e a mover os dados para a sua localização adequada. Recolhem e armazenam dados técnicos cruciais num único local. Isto permite que os consumidores de dados se concentrem no processamento e na determinação da melhor utilização dos seus dados.
O objetivo é apresentar as ligações de uma forma mais fácil de utilizar e compreensível. Para tal, é necessário utilizar fontes de dados que integrem os diferentes sistemas de forma mais eficiente. Porque libertam os acionistas do fardo de lidar e resolver dados de ligação complicados mas de baixo nível.
E embora estes dados de ligação estejam ocultos, estão sempre disponíveis quando necessário. Esses dados também são armazenados em locais e formatos uniformes, o que pode facilitar outras operações, como migrações e mudanças planejadas na estrutura do sistema.
Exemplos de fontes de dados
Várias bases de dados são exemplos de fontes de dados.
Considera uma marca de sapatos que vende produtos online. O sítio Web utiliza dados de uma base de dados de existências para determinar se um produto está esgotado. Os registos de stock são uma fonte de dados neste cenário, que é recuperada pelo programa Web que fornece o sítio Web aos consumidores.
Se te concentrares na forma como a palavra é utilizada no contexto da gestão de bases de dados, poderás compreender que tipos de fontes de dados existem, como funcionam e quando são benéficas.
Considera o seguinte: Um espetador compra bilhetes para uma peça de teatro em linha. O cliente deve ser informado dos lugares disponíveis ou cheios no sítio Web. Estes dados são obtidos a partir de uma base de dados de bilhetes. Neste caso, a fonte de dados é uma base de dados. O sucesso da transação depende da exatidão dos dados e da fiabilidade da ligação à fonte de dados.
Conclusão
As empresas podem utilizar os conhecimentos para se adaptarem a situações de mercado em mudança, resolverem problemas logísticos e descobrirem novos métodos para melhorar a experiência do cliente. experiência do cliente. A recolha de dados pode fornecer novos conhecimentos sobre as actividades da tua empresa.
O QuestionPro é muito mais do que um software de inquérito Temos uma solução para cada problema e sector específico. Também oferecemos plataformas de gestão de dados, como a nossa repositório de investigação chamado Insights Hub.
Decide saber mais sobre a nossa plataforma criando uma conta gratuita, explora e descobre todo o seu potencial!