
Hoje vamos aprender a definir o objetivo de um inquérito para que este responda às necessidades do teu processo de recolha de dados.
Quais são os objectivos de um inquérito?
O objetivo de um inquérito é uma meta a atingir com o exercício de criar um questionário, distribuí-lo ao público e obter informações significativas. No entanto, o objetivo pode variar em função dos objectivos da empresa e da intenção de realizar um inquérito.
O objetivo do inquérito é responder ao “porquê” da investigação. Trata-se do que queres alcançar e do que é atualmente desconhecido. Pensa nas perguntas a que vais responder e na forma de recolher os dados para o efeito.
Uma vez definida a meta, podes dividi-la em objectivos. Os objectivos do inquérito podem ser considerados itens de ação que te ajudarão a atingir o teu objetivo final.
Sabe também qual é o objetivo da investigação
Importância da definição do objetivo de um inquérito
Estas são algumas das razões pelas quais deves considerar a possibilidade de definir o objetivo certo para o teu inquérito:
-
Clareza de pensamento
Os objectivos do inquérito são importantes porque te ajudam a formular as perguntas certas, utilizando os tipos de perguntas certos. Como podes saber mais sobre os tipos de perguntas e a selecionar o método adequado de distribuição do inquérito. método de distribuição do inquérito.
Por exemplo, para os investigadores de mercado que realizam pesquisas avançadas sobre a experiência e as preferências dos utilizadores, pode ser adequado realizar entrevistas em linha e organizar grupos de discussão. grupos de discussão.
Por outro lado, talvez seja melhor criar um inquérito para estudantes universitários universitários que queiram saber mais sobre a marca de roupa preferida entre os consumidores com idades entre os 18 e os 35 anos.
-
Avança na direção certa
Definir corretamente o objetivo de um inquérito ajuda a garantir que está no caminho certo. Define a sua estratégia, atribui recursos e minimiza as possibilidades de perder o controlo.
Depois de saberes claramente o que queres saber do teu público, podes selecionar os tipos de perguntas para recolher o tipo certo de dados.
Por exemplo, um bom projeto de investigação requer a análise de dados qualitativos e quantitativos. dados qualitativos e quantitativos. Contudo, por vezes, alguns projectos dão mais importância aos dados qualitativos, como emoções, linguagem corporal, etc. Nestes casos, deves incorporar perguntas que explorem e extraiam a experiência vivida pelos teus inquiridos.
Conhece algumas questões qualitativas perguntas qualitativas que podes incluir no teu próximo inquérito.
-
Acompanha o teu progresso
É mais fácil acompanhar os teus progressos quando tens objectivos. O objetivo final torna-se a tua meta, ou seja, o ponto de chegada. Desta forma, podes comparar os progressos que fizeste até agora com o que falta fazer. Podes calcular o tempo que será necessário para atingir o objetivo e os recursos necessários.
Agora que já percebemos “porquê” deves ter objectivos de inquérito bem definidos, vamos começar a criá-los!
Passos para definir o objetivo de um inquérito
Segue-se um guia passo a passo sobre como definir os objectivos do inquérito para te ajudar a tirar o máximo partido do teu exercício de inquérito. exercício de recolha de dados. Dependendo dos requisitos do teu projeto, podes adicionar ou remover qualquer um dos passos.
- Identifica os teus objectivos comerciais: Esta é a tarefa mais importante do teu projeto. Faz uma lista do que pretendes alcançar com a realização de um inquérito. Podes reduzir o custo de um produto, melhorar o design ou a usabilidade, acrescentar mais funcionalidades ou gerar mais receitas.
- Relaciona os objectivos empresariais com os objectivos do inquérito: Depois de teres enumerado os teus objectivos empresariais, é altura de os relacionares com os objectivos correspondentes do inquérito.
Pensa em formas de atingir estes objectivos empresariais através de um inquérito. Por exemplo, se quiseres ganhar mais dinheiro, podes fazê-lo vendendo mais produtos ou aumentando o preço dos produtos. Também podes vender produtos a preços mais elevados no mercado para obteres mais rendimentos.
No entanto, tens de encontrar o público certo e descobrir o preço certo que os teus potenciais clientes estariam dispostos a pagar. Depois de teres realizado o inquérito, verifica se conseguiste atingir os teus objectivos comerciais através de um inquérito. Também podes realizar vários inquéritos para diferentes objectivos e, no final, medir o ROI de cada inquérito. - Encontra o teu público-alvo: Em seguida, identifica o teu público-alvo público-alvo. Pensa em quem vai responder ao inquérito – são os teus clientes actuais, potenciais clientes, empregados, estudantes, etc.? Seleciona o teu público com base em dados demográficos e outros parâmetros que os inquiridos devem cumprir.
- Escreve o teu questionário: Pensa nas perguntas a que queres responder com os dados do inquérito. Seleciona os tipos de perguntas que te ajudarão a recolher os dados no formato pretendido.
Por exemplo, se quiseres saber qual a probabilidade de os teus clientes recomendarem os teus produtos e serviços a outras pessoas, utiliza a pergunta pergunta NPS. Dispõe de uma escala numérica de opções, o que facilita a análise dos dados.
Se, por outro lado, utilizares um tipo de pergunta de escolha múltipla Podes ainda analisar os dados e calcular o número de pessoas que provavelmente te recomendarão. No entanto, este seria um processo fastidioso se não tiveres os conhecimentos necessários. - Seleciona os canais de distribuição: Decide como é mais provável que os teus inquiridos respondam ao inquérito. Podes enviar um email, incorporá-lo no teu site, publicá-lo nas redes sociais ou enviar um SMS. Podes até permitir que eles respondam a um questionário offline em um Aplicação de inquérito. Seleciona o meio que tem a menor barreira à entrada e onde os inquiridos têm um elevado nível de experiência.
- Cria os relatórios adequados: Quando tiveres as respostas, é altura de gerar relatórios. Cria relatórios que realcem os pontos de dados necessários para a tomada de decisões.
Por exemplo, se realizares um estudo de pesquisa de preços, podes gerar relatórios de MaxDiff, ou fazer uma análise TURF para compreender melhor o comportamento de compra do teu público. Também podes automatizar esta tarefa utilizando ferramentas online para poupar tempo. - Partilha conhecimentos com as partes interessadas: Partilha os relatórios com as partes interessadas internas e/ou externas. Também podes permitir que os inquiridos vejam como as tuas escolhas se comparam com as de outros inquiridos.
- Estabelece prazos para cada objetivo do inquérito: Por último, mas não menos importante, é crucial que realizes este exercício com um prazo definido.
Estabelece prazos para cada um dos passos acima referidos para garantir que recolhes dados e lhes dás sentido numa altura em que ainda têm valor.
Vê também estes tipos de gráficos para inquéritos.
Exemplos de objectivos do inquérito
Seguem-se alguns exemplos de objectivos de inquéritos. A partir deles, podes retirar pistas sobre o que pretendes aprender com o resultados que pretendes alcançar. Por exemplo:
Inquérito NPS
- Identifica os promotores, os passivos e os detractores.
- Descobre formas de melhorar a satisfação do cliente.
- Abre um canal de comunicação.
Inquérito de satisfação do produto
- Identifica os padrões de utilização e as funções mais utilizadas.
- Ideias para novas funções.
- Áreas a melhorar.
- Abre um canal de comunicação.
- Estratégia de vendas e mensagens de marketing.
Inquérito de avaliação do curso em linha
- Satisfação dos estudantes.
- Áreas a melhorar.
- Avaliação dos professores.
- Qualidade áudio/vídeo.
Se precisar de ajuda para personalizar os objectivos e metas de um inquérito para a sua empresa, contacte-nos. A nossa equipa de profissionais experientes irá orientá-lo no seu projeto de investigação.