Os 4 C’s de marketing é um sistema que se concentra na satisfação do consumidor, no qual consiste em criar um produto personalizado que atenda suas necessidades. Atualmente, o modelo de marketing que as pequenas empresas se baseiam está focado no cliente.
Nos modelos 4 C’s, o cliente pode compartilhar sua experiência de compra e as empresas demonstram que se preocupam em ouvir seu público e que não se importam apenas com seu dinheiro. Veja também: O que é marketing digital e importância para os negócios?
Quais são os 4 C’s de marketing?
Os 4c’s de marketing são:
- Cliente
- Custo
- Comunicação
- Conveniência
Cliente
Quando você foca seus produtos e serviços nas necessidades dos clientes, garante que eles sejam bem recebidos. Com isso, grandes benefícios podem ser obtidos, como a redução de custos e a melhoria dos resultados, pois ao saber o que os consumidores querem, é mais fácil desenvolver e oferecer.
O objetivo é entender o que o cliente deseja, é muito importante que os vendedores aproveitem para analisá-lo. Só então eles poderão vender exatamente o que estão procurando.
O produto é algo que o cliente deseja e deve conter um elemento que o diferencie da concorrência. Para conseguir isso, é importante encontrar o mercado-alvo que ainda não foi explorado e, em seguida, criar um produto em vez de simplesmente copiar algo que já foi feito. Veja também: Características de um líder de atendimento ao cliente
Os testes são fundamentais para entender as vantagens que o produto tem para o cliente e o desenvolvedor.
Algumas das perguntas que você terá que responder são:
- Quem é o público-alvo adequado?
- Quais são as necessidades do público-alvo?
- Que custo o produto tem para o consumidor?
- Qual é a vantagem competitiva do seu produto?
Custo
O segundo elemento que compõe os 4 C’s de marketing é o custo, o que significa que você deve considerar quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo valor de sua oferta. Também depende do tipo de mercado que você deseja capturar.
Quando falamos sobre o custo, não nos referimos apenas ao valor monetário do produto, mas também ao valor de uso.
O custo pode variar entre a satisfação do cliente e sua fidelidade, ou entre criar campanhas para obter novos clientes e uma campanha de fidelidade. O custo consiste em determinar o preço que um produto terá e a satisfação do cliente, a partir do momento em que investe na compra para usar um produto em vez de outro.
A parte financeira é um fator importante que determina se os clientes ou consumidores comprarão ou aproveitarão vantagem de produtos ou serviços. Leia também: Marketing, Antropologia e criação de comunidades
Não existe uma fórmula padrão para o cálculo de custos, mas isso depende em grande parte dos clientes.
Entre as questões mais importantes que surgem ao determinar um custo, se encontram:
- Qual é o preço que você deseja cobrar do cliente?
- Que processo que você realizou para determinar esse custo?
- É um custo razoável?
- O valor do produto é suficiente para o cliente querer pagar por ele?
Recomendamos também a leitura de: Estratégias de marketing e suas ferramentas
Comunicação
Com essa combinação de marketing, você não “promove” seus negócios; mas sim comunica o valor dele aos seus clientes / consumidores. Você fornece aos seus clientes conteúdo significativo para atraí-los.
Com isso, você não apenas torna seu público-alvo ciente do negócio; você constrói um relacionamento com eles.
Anteriormente, as pessoas promoviam seus negócios por meio da publicidade, imprensa ou relações públicas, marketing direto e afins; hoje, atraem seus consumidores por meio da comunicação interativa.
Entre as questões mais importantes estão:
- A empresa possui um plano de comunicação para garantir um diálogo significativo com o cliente?
- A comunicação responde as perguntas que o cliente possa ter?
- Existe uma estratégia de mídia social planejada para promover um produto e coletar informações sobre os clientes?
- Há um plano para adaptar as comunicações a cada um dos mercados-alvo?
Veja também: Ações de marketing – como medir sua eficácia
Conveniência
O último elemento dos 4 C’s de marketing é a conveniência. Para isso, é importante determinar onde está seu público-alvo e investigar seus hábitos de consumo. Desta forma, você pode facilitar o processo. Qualquer coisa que torne a compra acessível ao cliente será útil.
Pense em aspectos como economia de tempo e experiências de consumo inesquecíveis que você deseja compartilhar com os outros e fazer com que eles desejem voltar.
Uma maneira de se aproximar do cliente é aceitar comentários sobre seus produtos. Permitam que eles deem sua opinião, isto fará com que eles se sintam mais conectados com sua organização. Leia mais em: Semântica do marketing, fazia uma nova comercialização
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram