
A cultura no trabalho refere-se aos valores que você deseja compartilhar com seus funcionários. Esses valores servem como um guia, um ponto de referência, um mecanismo para todos. A cultura de trabalho também é definida pela história da sua empresa e pelo que constitui sua identidade.
Seus funcionários devem se tornar embaixadores dessa cultura. Como gestores dessa cultura corporativa, vocês devem comunicá-la à sua comunidade.
Quando uma pessoa está procurando um emprego, geralmente se concentra na posição. Esse é, claro, um elemento importante, mas sentir-se confortável no ambiente de trabalho também é. Lembre-se de que você passa pelo menos oito horas por dia no trabalho, então ter uma boa cultura organizacional é essencial.
Entre outras coisas, a cultura de trabalho determina se um funcionário se sentirá confortável no ambiente corporativo.
De acordo com uma pesquisa recente da Deloitte, 94% dos executivos e 88% dos funcionários acreditam que uma cultura de trabalho diferenciada é necessária para o sucesso empresarial. Para qualquer organização, grande ou pequena, a cultura de trabalho é fundamental, pois é o que a define.
Aspectos como crenças, comportamentos, atitudes e princípios são os pilares que compõem a cultura de uma organização.
“Conseguirei me adaptar à cultura de trabalho? Como ela apoiará meu crescimento?” Essas são apenas algumas das perguntas que um funcionário novo ou em potencial pode ter ao considerar se deve ou não ingressar na organização.
Mas, afinal, por que é tão importante ter a cultura certa no local de trabalho?
Vantagens de uma boa cultura no trabalho
Aqui estão alguns dos benefícios que você obtém ao cultivar uma cultura organizacional sólida:
Engajamento dos funcionários
Uma cultura eficaz — alinhada à sua empresa, ao seu mercado, aos seus clientes e ao seu time — influencia diretamente o desempenho dos funcionários no dia a dia.
O engajamento impulsiona a retenção de talentos e a disposição para ir além das expectativas. Além disso, resulta em uma equipe mais conectada ao negócio, com maior senso de pertencimento e comprometida com o sucesso da organização.
Marca do empregador
Uma cultura organizacional forte não precisa ser amplamente promovida — seus próprios funcionários farão isso por você. Quando os colaboradores se identificam verdadeiramente com a cultura da empresa, tornam-se seus melhores defensores, os apoiadores mais visíveis e vocais… seus promotores mais leais.
O tipo certo de retenção
Sempre perderemos uma porcentagem da nossa força de trabalho a cada ano devido a desligamentos voluntários. E está tudo bem… desde que seja a porcentagem certa. A cultura de trabalho adequada pode ajudar a garantir isso.
Produtividade
Maior engajamento dos funcionários significa que eles estão mais dispostos a se esforçar – a ir além, não porque precisam, mas porque querem. Isso impulsiona a produtividade. Simples e direto.
Por outro lado, um funcionário desinteressado pode afetar tanto a produtividade quanto o moral da empresa. A cultura organizacional certa pode minimizar esse impacto, promovendo um ambiente mais engajador e alinhado aos objetivos da equipe.
Construir a cultura certa é uma grande responsabilidade, e todos na organização compartilham esse compromisso. Se você deseja saber mais sobre como as ferramentas de cultura organizacional da QuestionPro podem ajudar a gerenciar a cultura do seu local de trabalho, agende uma demonstração virtual com um de nossos consultores.