A pesquisa social é um método usado por cientistas e pesquisadores sociais para entender o comportamento das pessoas e sociedades. Essa pesquisa nos permite projetar produtos ou serviços que se adaptam às diversas necessidades das pessoas.
Diferentes grupos socioeconômicos, que pertencem a diferentes partes de um lugar, pensam de maneira diferente. Vários aspectos do comportamento humano devem ser abordados para entender seus pensamentos e comentários sobre o mundo ao seu redor. Tudo isso pode ser conhecido através da pesquisa social.
Qualquer tópico pode desencadear uma investigação social: um novo recurso, uma nova tendência de mercado ou a atualização de alguma tecnologia.
A pesquisa social é realizada seguindo um plano de ação sistemático que inclui métodos de observação qualitativa e observação quantitativa
- Os métodos qualitativos baseiam-se na comunicação direta com os membros de um mercado na observação e na análise de texto. Os resultados desse método se concentram mais em ser preciso do que em generalizar toda a população.
- Métodos quantitativos usam técnicas de análise estatística para avaliar os dados coletados por meio de pesquisas ou questionários.
A pesquisa social contém elementos desses dois métodos que servem para analisar uma gama diferente de eventos sociais. Como uma investigação de locais históricos, censos do país, análises detalhadas de pesquisas realizadas.
Existem quatro tipos principais de pesquisa social: pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, pesquisa primária e pesquisa secundária.
Pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa é definida como um método para coletar dados através de debates abertos e conversacionais. Existem cinco métodos principais para realizar pesquisa qualitativa: pesquisa etnográfica, grupos focais, entrevistas individuais, análise de conteúdo e pesquisa de estudo de caso.
Geralmente, os participantes não são retirados do ambiente em que são encontrados para realizar a coleta de dados e os dados são coletados em tempo real. De fato, os pesquisadores contam com vários métodos para coletar dados qualitativos de problemas complexos.
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa é uma fonte extremamente informativa de coleta de dados; e é realizada por meio de pesquisas e questionários.
Os dados coletados podem ser analisados para chegar a conclusões com resultados numéricos ou estatísticos. Existem quatro métodos diferentes de pesquisa quantitativa: pesquisa correlacional, pesquisa causal comparativa e pesquisa experimental.
Essa pesquisa é realizada em uma amostra representativa do mercado-alvo e, geralmente, utiliza perguntas fechadas para obter informações. Além disso, os dados são representados em tabelas gráficas, etc.
Pesquisa primária
A pesquisa primária é conduzida pelos próprios pesquisadores. Há uma lista de perguntas que devem ser feitas e personalizadas de acordo com o mercado-alvo.
Essas perguntas são normalmente enviadas aos participantes por meio de pesquisas ou questionários, para que a análise seja conveniente para o pesquisador. Como os dados são coletados em primeira mão, não são altamente precisos.
Pesquisa secundária
A pesquisa secundária é um método em que organizações de pesquisa ou especialistas em marketing já coletaram informações. Jornais, comunidades on-line, relatórios, etc; são alguns métodos que se enquadram na categoria de métodos de coleta de dados para uma investigação secundária.
Depois que o tópico de fontes de pesquisa é identificado, um pesquisador pode coletar as informações disponíveis e, em seguida, abranger em pesquisas secundárias.
Com os resultados, o pesquisador pode combinar todas as informações e analisá-las para chegar a conclusões.
Existem diversos métodos. Vamos ver alguns deles:
Pesquisa
Uma pesquisa é realizada enviando um conjunto de perguntas pré-determinadas para uma amostra de indivíduos de um mercado-alvo. Isso leva à coleta de informações e comentários de pessoas pertencentes a diferentes origens, grupos étnicos, etc.
As pesquisas podem ser feitas on-line ou de maneira off-line. Devido aos avanços tecnológicos e seu alcance, houve um aumento no número de pessoas que dependem de software de pesquisa on-line para realizar essas investigações.
Existem vários tipos de pesquisa social: longitudinal, transversal e correlacional.
Pesquisas de pesquisa social longitudinais e transversais são métodos observacionais, enquanto a pesquisa social correlacional é um método de pesquisa não experimental.
Da mesma forma, pesquisas de pesquisa longitudinais são realizadas com a mesma amostra ao longo do tempo, enquanto pesquisas transversais são realizadas com amostras diferentes.
Experimentos
Pesquisadores conduzem uma investigação experimental para observar a mudança em uma variável sobre a outra, isto é, estabelecer a causa e os efeitos de uma variável.
Ao fazer um experimento, há uma teoria que precisa ser testada ou refutada por observação cuidadosa e análise cuidadosa. Um experimento eficiente consegue construir uma relação de causa e efeito ao testar, rejeitar ou negar uma teoria. Os pesquisadores preferem experimentos de laboratório e experimentos de campo.
Entrevistas
A técnica de obter opiniões e comentários, fazendo perguntas selecionadas face a face, através de meios telefônicos ou on-line, é chamada de pesquisa por entrevistas.
Há entrevistas formais e informa. As entrevistas formais são aquelas organizadas pelo pesquisador com perguntas estruturadas abertas; enquanto as entrevistas informais são aquelas que mais se parecem com conversas com os participantes e também se concentram apenas em reunir o máximo de informações possível.
Observação
Na pesquisa observacional, espera-se que um pesquisador participe da vida cotidiana de todos os participantes para compreender sua rotina, suas habilidades de tomada de decisão, sua capacidade de lidar com a pressão e seus gostos em geral.
Esses fatores e as observações registradas são tomadas para decidir fatores, como por exemplo se ocorresse uma mudança na lei. Isso afetaria o estilo de vida das pessoas.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.