A pesquisa operacional é um método analítico avançado que permite a resolução de problemas e uma melhor tomada de decisão nas organizações. Os métodos mais comumente usados incluem lógica matemática, simulação, análise de redes, teoria das filas e teoria dos jogos.
Com o uso da pesquisa operacional, os gestores das organizações podem construir sistemas eficazes baseados em dados completos, considerando todas as alternativas possíveis, prevendo cuidadosamente os resultados e utilizando ferramentas e técnicas de decisão.
Características da pesquisa operacional
Entre as principais características da pesquisa operacional, destacam-se as seguintes:
- Para investigar problemas, utiliza-se o método de pesquisa científica.
- O processo de pesquisa começa com a observação dos problemas e a coleta de dados.
- O problema é apresentado quantitativamente; somente assim é possível sua análise e avaliação.
- O objetivo deste método é resolver problemas organizacionais.
- A pesquisa operacional é responsável por encontrar a melhor alternativa para solucionar o problema.
- Para que esse método funcione, é necessário trabalhar em equipe, formada por especialistas.
Três elementos-chave da pesquisa operacional
Estes são os três elementos-chave para realizar qualquer tipo de pesquisa operacional:
- Probabilidade e estatísticas: ela ajuda a medir riscos, extrair dados para encontrar conexões e insights valiosos, testar conclusões e fazer previsões confiáveis.
- Otimização: ela é responsável por restringir as escolhas às melhores opções quando existem inúmeras alternativas possíveis, tornando difícil a comparação entre elas.
- Simulação: A pesquisa operacional tem a capacidade de testar abordagens e ideias para melhorias.
Usos da pesquisa operacional
A seguir, apresentamos os diferentes usos:
- Tomar decisões estratégicas: Permite descobrir se é necessário substituir o sistema de uma organização ou alterar suas políticas de administração.
- Tomar decisões operacionais: Facilita encontrar as melhores estratégias para organizar a força de trabalho de uma organização, identificar o plano adequado para o desenvolvimento de produtos e determinar qual estratégia requer o menor uso de recursos.
Etapas da pesquisa operacional
Para realizar a pesquisa e encontrar a solução para o problema estabelecido, é necessário cumprir as seguintes etapas:
1. Formular o problema
Durante a pesquisa, para que a solução do problema seja mais precisa, é importante identificá-lo e compreender suas consequências na organização.
Posteriormente, desenvolve-se um referencial teórico, definem-se objetivos e limitações, considerando a melhor solução e o método a ser aplicado. Para completar a primeira etapa, coletam-se dados relacionados ao problema para identificar as variáveis e criar uma hipótese.
2. Formulação do modelo matemático
Quando o problema é formulado, busca-se um modelo que o represente e que contribua para a solução. O modelo deve ser uma representação abstrata da realidade, permitindo analisar efetivamente as opções que resolvem o problema.
3. Solução do modelo matemático
Uma vez estabelecido o modelo, o próximo passo é identificar as variáveis possíveis. Para resolvê-lo, é necessário atribuir valores às variáveis, visando melhorar a eficácia do sistema.
4. Validação do modelo
Esta etapa consiste em verificar se a solução atende aos requisitos do problema.
5. Implementação da solução
Após a validação do modelo, o próximo passo é aplicá-lo. A equipe responsável deve reportar atualizações sobre a implementação do método. Quando o problema for identificado, os processos utilizados anteriormente devem ser modificados.
Limitações da pesquisa operacional
Algumas das limitações da pesquisa operacional incluem:
- Geralmente, é necessário simplificar o problema para controlá-lo e resolvê-lo.
- Os modelos normalmente encontram soluções para um único objetivo.
- Muitas vezes, implementar o modelo é mais caro do que os benefícios que ele traz para a organização.
- Na maioria dos problemas, as restrições não são consideradas.
Importância da pesquisa operacional
Ela é vital para a tomada de decisões em uma organização, ao contrário de outras ferramentas comuns para análise de dados.
A contratação de profissionais de pesquisa operacional pode ajudar as empresas a obter conjuntos de dados mais completos, considerar todas as opções disponíveis, prever todos os resultados possíveis e estimar riscos.
Ela pode ser adaptada a processos de negócios ou casos de uso específicos para determinar quais técnicas são mais apropriadas para resolver um problema.
A pesquisa operacional permite a solução de problemas complexos por meio da utilização de múltiplas disciplinas, sendo extremamente necessário conhecer esses sistemas para tomar melhores decisões e aumentar a produtividade organizacional.
Lembre-se de que na QuestionPro contamos com diversas ferramentas que o ajudarão a realizar sua próxima pesquisa. Convidamos você a criar uma conta gratuita para nosso software de pesquisa ou solicitar uma demonstração para saber mais sobre nossas licenças e serviços.