Existem diferentes tipos de pesquisa, e cada uma pode atender a necessidades específicas em momentos distintos, dependendo do objetivo do seu estudo. Isso requer seguir um processo e aplicá-lo para resolver um problema ou gerar novo conhecimento.
Ao aplicar diferentes modelos de pesquisa, você pode garantir a criação de parâmetros confiáveis para confirmar ou refutar uma hipótese.
Dessa forma, é possível assegurar que o projeto que está sendo realizado fornecerá informações valiosas para a indústria ou para a sociedade.
Tipos de pesquisas de mercado e sua classificação
Normalmente, escolhe-se um tipo de pesquisa para melhorar a compreensão do estudo, especialmente quando um processo de coleta de dados precisa ser realizado sobre um tema específico.
Os tipos de pesquisa mais comuns são:
A seguir detalharemos todos os tipos de pesquisas existentes de acordo com os seguintes aspectos:
Tipos de pesquisa de acordo com sua finalidade
Existem dois tipos de pesquisa, dependendo de sua finalidade:
Pesquisa teórica
Este tipo de pesquisa tem como objetivo obter informações de natureza diversa, embora esse conhecimento não seja aplicado, sendo apenas para adquirir conhecimentos gerais.
Pesquisa aplicada
Este tipo de pesquisa tem como foco encontrar estratégias para atingir um objetivo específico e colocá-las em prática. Ela é classificada em dois tipos:
Pesquisa tecnológica aplicada
A pesquisa tecnológica aplicada é um tipo de pesquisa que visa gerar novos conhecimentos e utilizá-los de forma prática para resolver problemas ou melhorar processos, produtos ou serviços. Seu objetivo principal é aplicar esses conhecimentos para trazer benefícios concretos para a sociedade, como avanços tecnológicos que impactam diretamente a vida das pessoas.
Pesquisa científica aplicada
A pesquisa científica aplicada é um tipo de pesquisa que tem como objetivo medir variáveis específicas com o intuito de entender e prever comportamentos, fenômenos ou resultados em um determinado contexto. Ela utiliza métodos científicos rigorosos para testar hipóteses e obter dados que ajudem a compreender melhor como certas variáveis influenciam os resultados desejados.
Tipos de pesquisa de acordo com a profundidade do objeto de estudo
Os tipos de pesquisa também podem ser classificados conforme o nível de profundidade do estudo. Esses tipos são:
Pesquisa exploratória
Tem como objetivo investigar e analisar informações específicas que não foram profundamente estudadas. Ou seja, é responsável por fornecer uma primeira abordagem, para que, posteriormente, uma investigação mais detalhada seja realizada.
Pesquisa descritiva
Foca em fazer um relato detalhado sobre o fenômeno em estudo, suas características e configuração. Não se preocupa com as causas ou consequências, mas busca uma visão clara para compreender sua natureza.
Pesquisa explicativa
Permite encontrar a relação entre causa e consequência de um fenômeno específico. Dessa forma, é possível entender o motivo de determinado fenômeno e como ele chegou ao estado atual.
Tipos de pesquisa de acordo com os dados utilizados
Outro tipo de pesquisa é classificado de acordo com os dados utilizados, que podem ser:
Pesquisa quantitativa
Realizada para obter e avaliar informações por meio de uma abordagem estatística e matemática. Utiliza uma grande quantidade de dados provenientes de diferentes fontes, que são analisados para encontrar discrepâncias.
Os dados quantitativos são geralmente apresentados na forma de gráficos, tabelas e estatísticas. Esses dados podem ser coletados com a ajuda de pesquisas ou questionários e, posteriormente, utilizados para identificar correlações ou padrões de comportamento que possam beneficiar o tema da investigação.
Pesquisa qualitativa
É um processo de pesquisa que permite uma compreensão profunda dos problemas. Ajuda a fornecer informações sobre um tema específico, por meio do estudo de comportamentos, emoções e outros aspectos da psicologia humana que estão abertos à interpretação.
Os dados qualitativos podem ser coletados na forma de estudos de caso, entrevistas, grupos focais, entre outros. Na maioria das vezes, é descritiva e pode ser explicada de forma simples com o auxílio de palavras, figuras e imagens.
Tipos de pesquisa de acordo com a manipulação de variáveis
Existem diferentes tipos de pesquisa, dependendo do grau de manipulação das variáveis. Esses podem ser:
Pesquisa experimental
Geralmente usada em sociologia, psicologia, física, química, biologia, medicina, entre outras áreas. Trata-se de um conjunto de projetos de pesquisa que utilizam manipulação e ensaios controlados para compreender processos causais. Em geral, uma ou mais variáveis são manipuladas para determinar o seu efeito sobre uma variável dependente.
Pesquisa quase experimental
A pesquisa quase experimental é uma metodologia de pesquisa que se assemelha à pesquisa experimental, mas não possui algumas das características essenciais que tornam o experimento completamente controlado. Essa abordagem é utilizada quando não é possível ou ético realizar uma manipulação total das variáveis ou quando não se pode formar um grupo de controle adequado.
Pesquisa não experimental
Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador não pode controlar, manipular ou alterar a variável. Em vez disso, depende de interpretação, observação ou interações para chegar a uma conclusão. Dessa forma, o pesquisador se baseia em correlações, pesquisas ou estudos de caso, não sendo possível demonstrar uma relação verdadeira de causa e efeito.
Tipos de pesquisa de acordo com sua inferência
Os tipos de pesquisa, de acordo com sua inferência, podem ser classificados da seguinte forma:
Pesquisa dedutiva
Foca em estudar a realidade e verificar ou refutar a premissa a ser testada. Assim, se as premissas estiverem corretas e o método dedutivo for aplicado corretamente, a conclusão também será correta.
Pesquisa indutiva
Começa com observações, e as teorias são propostas ao final do processo de pesquisa como resultado dessas observações. Esta abordagem visa gerar significado a partir do conjunto de dados coletados, identificando relações que ajudem a construir uma teoria. Em geral, baseia-se na aprendizagem a partir da experiência, observando padrões, semelhanças e regularidades para chegar a conclusões.
Pesquisa hipotético-dedutiva
Executada para criar uma teoria científica, levando em conta os resultados obtidos por meio da observação direta e da experimentação. Por meio de inferência, ela prevê efeitos adicionais que podem ser verificados ou refutados por evidências empíricas derivadas de outros experimentos.
Tipos de pesquisa de acordo com sua temporalidade
Os tipos de pesquisa também podem ser classificados de acordo com sua temporalidade. Esses são os seguintes:
Pesquisa longitudinal
Caracteriza-se pela observação de um indivíduo ou evento durante um período determinado, com o objetivo de identificar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo.
Pesquisa transversal
Nesse tipo de estudo, são comparadas as características de diferentes sujeitos em um momento específico. É usada em psicologia do desenvolvimento, ciências sociais e educação.
Pesquisa de mercado
Este tipo de pesquisa permite conhecer os hábitos e preferências de compra dos consumidores, proporcionando às organizações uma perspectiva do seu setor, estimando os preços dos seus produtos, entre outros.
Pesquisa acadêmica
É um processo que permite tanto ao setor educacional quanto aos pesquisadores ampliar seus conhecimentos para resolver um problema, estabelecer objetivos e fazer perguntas por meio de métodos formais e científicos de pesquisa, com o intuito de resolvê-los ou utilizando teorias já existentes.
Pesquisa de campo
É o processo de coleta de novos dados utilizando fontes primárias para um objetivo específico. A pesquisa de campo é muito útil para obter informações qualitativas por meio da observação, compreensão e interação do pesquisador com as pessoas em seu ambiente natural.
Pesquisa emocional
É um dos tipos de pesquisa mais utilizados atualmente, pois consiste na realização de testes que permitem identificar as expressões faciais e os sentimentos dos participantes.
Pesquisa de marketing
Este tipo de pesquisa é realizada sobre um público-alvo específico com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre seu comportamento. Com isso, as organizações podem conhecer em profundidade os consumidores que visam.
Pesquisa primária e secundária
A pesquisa primária é uma combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa, onde as empresas entram em contato com os consumidores finais para coletar dados relevantes. Já a pesquisa secundária utiliza fontes externas e informações já publicadas para recolher dados relevantes que permitam tomar melhores decisões.
Pesquisa correlacional
A pesquisa correlacional é um tipo de pesquisa que busca medir a relação entre duas ou mais variáveis para identificar se existe uma associação entre elas. O objetivo principal desse tipo de pesquisa não é estabelecer uma causa e efeito, mas sim verificar se as variáveis estão relacionadas de alguma forma.
Em uma pesquisa correlacional, os pesquisadores não manipulam as variáveis; elas são observadas e medidas tal como ocorrem naturalmente. Por exemplo, pode-se analisar a relação entre o tempo de estudo e o desempenho acadêmico dos alunos, ou a associação entre o uso de redes sociais e o nível de ansiedade.
Pesquisa conceitual
É realizada por meio da observação e análise de dados sobre um determinado tema. Não é um processo prático, mas sim executado com conceitos e ideias que permitem o desenvolvimento de novas teorias ou a interpretação de teorias existentes sob outro ponto de vista.
A pesquisa social é uma abordagem investigativa que busca compreender o comportamento, as atitudes, as crenças e as interações das pessoas dentro de uma sociedade. O foco principal é estudar as relações sociais e os contextos culturais, econômicos e políticos nos quais os indivíduos e grupos estão inseridos.
Esse tipo de pesquisa é utilizado para:
- Compreender as necessidades e os problemas das pessoas em diferentes contextos sociais.
- Identificar padrões e tendências de comportamento que podem influenciar decisões ou políticas públicas.
- Desenvolver produtos e serviços que atendam melhor às demandas e necessidades dos consumidores, levando em conta aspectos culturais, sociais e emocionais.
Pesquisa-ação participativa
O processo é realizado com o objetivo de que pesquisadores e participantes compreendam e aprimorem as práticas que executam, bem como as situações em que se encontram. Esse processo está diretamente relacionado à ação, influenciado pela compreensão da história, da cultura, do contexto local e das relações sociais.
Pesquisa Operacional
Esta é uma técnica de pesquisa analítica realizada com o propósito de resolver um problema, prever resultados e tomar melhores decisões em uma organização, com base em dados completos.
Pesquisa empírica
Este tipo de pesquisa é aquele cuja informação só pode ser obtida por meio da realização de testes concretos e verificáveis, utilizando métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos.
Pesquisa causal
É um tipo de pesquisa experimental e estatística. Consiste em identificar a relação entre as variáveis e o efeito produzido por uma mudança nas variáveis independentes.
Pesquisa empresarial
Este processo consiste na obtenção de informações detalhadas de todos os departamentos de uma organização, com o objetivo de identificar os produtos e serviços mais rentáveis e maximizar as vendas.
Pesquisa documental
Consiste em obter informações por meio do material existente e selecionar o adequado para o estudo. Isso oferece aos pesquisadores a oportunidade de interpretar e melhorar novos documentos.
Pesquisa avaliativa
Este tipo de pesquisa é realizada com o objetivo de identificar o objetivo de um estudo, e não o método específico. Ou seja, avalia os recursos utilizados para atingir os resultados. Esse processo permite aumentar o conhecimento e tomar melhores decisões que são aplicadas na vida real.
Pesquisa seccional
Consiste na coleta de informações qualitativas de uma amostra específica do estudo, realizada apenas uma vez. Os dados coletados são utilizados para aprofundar os fenômenos que ocorrem em uma comunidade.
Pesquisa motivacional
Esse tipo de pesquisa é realizada para explicar os motivos pelos quais os consumidores apresentam determinado comportamento, entender suas necessidades e sua relação com um produto ou serviço. Dessa forma, é possível criar estratégias que os influenciem.
Por que é importante conhecer os tipos de pesquisa?
A obtenção de evidências relevantes para o problema de pesquisa geralmente envolve a especificação do tipo de pesquisa aplicada para testar uma teoria, avaliar um programa ou descrever com precisão um fenômeno.
No entanto, os pesquisadores muitas vezes iniciam o processo muito cedo, antes de definir claramente quais informações precisam para responder às questões do estudo.
Se você não escolher previamente um tipo de pesquisa, as conclusões tiradas correm o risco de ser fracas e pouco convincentes, e, consequentemente, não abordar adequadamente o problema geral do estudo.
Conclusão
Chegamos ao final desta revisão sobre os diferentes tipos de pesquisa existentes, que você pode utilizar para obter o conhecimento necessário como parte de seus objetivos, sejam eles acadêmicos, comerciais ou sociais.
Lembre-se de que, se deseja realizar algum tipo de pesquisa online, a QuestionPro tem as ferramentas necessárias para que você a realize de forma fácil e eficaz.
Crie uma conta gratuita para começar a aproveitar ou solicite agora uma demonstração de nossa plataforma e conheça todas as funções disponíveis em nossas diferentes licenças.