Os aplicativos educacionais têm experimentado grande expansão no setor. Experiências personalizadas, melhor envolvimento e facilidade de uso a qualquer hora e em qualquer lugar são alguns dos benefícios que esses aplicativos podem trazer para a educação.
O uso da tecnologia deixou de ser uma opção e tornou-se uma exigência no mundo atual. Por isso, é natural que tenha entrado na configuração do modelo de ambiente do sistema educacional.
O que são aplicativos educacionais?
Os aplicativos educacionais tornaram o aprendizado fácil e acessível para pessoas de todo o mundo com o toque de um botão. O uso de smartphones por crianças aumentou rapidamente.
Hoje, até 20% das crianças de 8 anos possuem um smartphone. Esse número aumenta para 80% em adolescentes entre 14 e 18 anos, segundo a Common Sense Media.
Isto não deveria ser surpresa: as crianças têm a capacidade de aprender novas tecnologias mais rapidamente do que seus pais, e podem fazê-lo imitando o que veem nos seus ambientes de aprendizagem, como famílias, casas inteligentes e escolas.
O uso da tecnologia tornou-se mais comum nas salas de aula, e os métodos de ensino foram melhorados para as novas gerações. Durante a pandemia, tornou-se quase obrigatória a adoção de novas tecnologias.
Os aplicativos educacionais são uma ótima ideia para complementar a educação das crianças, dentro e fora da sala de aula. A utilização de imagens, vídeos e sons que atraem a mente das crianças ajuda-as a interagir melhor com este tipo de conteúdo do que com livros.
Estudantes universitários também viram novos aplicativos que os ajudam na vida acadêmica. A maioria dos desafios que esses alunos enfrentam está relacionada à administração do tempo ou à colaboração com várias pessoas.
Um mercado de trabalho incrivelmente competitivo é uma das maiores preocupações dos estudantes, por isso muitos aplicativos educacionais costumam oferecer cursos ou certificações que complementam o ensino universitário.
Vantagens dos aplicativos educacionais
Existem muitas vantagens em usar aplicativos educacionais. Aqui está uma lista de alguns benefícios:
Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar
Os aplicativos educacionais são acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora. A maioria funciona com acesso à internet, mas alguns possuem material pré-carregado.
A criação de materiais de aprendizagem por educadores também é uma ótima ideia, desde que a educação não pareça obrigatória. Obter recursos mais interessantes fora da sala de aula pode beneficiar os alunos.
Melhor desempenho
O uso de materiais interessantes como imagens e vídeos pode complementar a abordagem de estudo fora da sala de aula, o que, com o tempo, pode se refletir em melhores notas e melhor desempenho acadêmico.
Monitoramento do progresso
Seja você um estudante universitário ou professor, sempre vale a pena saber o progresso de uma tarefa. Muitos aplicativos educacionais oferecem uma maneira de acompanhar seu progresso, para que você possa adaptar seu gerenciamento de tempo e ver seu desenvolvimento.
Facilita o ensino à distância
Os aplicativos educacionais são essenciais para a educação online, que tem se mostrado especialmente útil em situações de emergência, como a pandemia de COVID-19.
Promove a autonomia
A utilização de aplicativos educativos promove a independência e a responsabilidade dos alunos, permitindo-lhes gerir sua própria aprendizagem.
10 exemplos de aplicativos educacionais
Existem diferentes tipos de aplicativos educacionais na iOS App Store e na Play Store, dependendo do tema de interesse de cada pessoa. Desde aprender novos idiomas, melhorar as habilidades de matemática ou leitura e até mesmo gerenciar o tempo ou o dever de casa, os alunos são livres para escolher o aplicativo que acharem adequado aos seus objetivos.
1-QuestionPro
QuestionPro se tornou um dos programas de pesquisa mais utilizados no mercado mundial. Com funcionalidades elogiadas por pesquisadores, sua plataforma é intuitiva, fácil de usar e acessível para pessoas que não são especialistas em marketing ou pesquisa.
Suas ferramentas incluem LivePolls, que permite criar enquetes dinâmicas ao vivo para incentivar a participação nas aulas. O uso de imagens e cronômetro para respostas pode aumentar a competitividade em temas ministrados em aula.
2- Duolingo
O aplicativo da coruja verde, Duolingo, provou que aprender um idioma não é tão difícil quanto muitos pensam. Com mais de 40 idiomas disponíveis, este aplicativo oferece uma forma de aprender ou aprimorar um idioma com sessões que variam de 20 minutos a uma hora por dia.
3- Evernote
Evernote é um aplicativo organizacional impressionante, projetado para fazer anotações, planejar cronogramas, capturar fotos e fazer anotações manualmente, tudo em um único aplicativo. Uma das melhores características deste aplicativo é a sincronização entre todos os seus dispositivos.
4- Canva
Canva é uma ferramenta de design poderosa que pode ser usada na educação para criar projetos visualmente atraentes e ensinar aos alunos os fundamentos do design digital. É uma ferramenta gratuita que permite que alunos e professores trabalhem com edição de fotos, layout de design e muito mais, tudo dentro de uma plataforma fácil de usar.
5- Wolfram Alpha
A versão gratuita do Wolfram Alpha permite que os alunos vejam a resposta para equações matemáticas complexas. Nas versões pagas, os alunos podem ver soluções passo a passo para questões de matemática, física e química.
6- Google Docs
Com o Google Docs, você pode criar e editar documentos de texto diretamente no navegador, sem a necessidade de software especial. Melhor ainda, várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, visualizar as alterações umas das outras em tempo real, e cada alteração é salva automaticamente.
7- Genially
Genially é uma ferramenta web, disponível gratuitamente, que permite criar infográficos animados, apresentações interativas e até jogos de fuga. Use esta ferramenta para apresentar conteúdo de forma divertida aos seus alunos ou ofereça-a como uma ferramenta de auxílio visual durante as apresentações orais.
8- Kids Academy
A aplicação Kids Academy é uma aplicação educativa caracterizada por seus programas inovadores e atrativos para jovens estudantes. Seu programa exclusivo de aprendizagem baseado em brincadeiras combina o que há de mais moderno em tecnologia adaptativa, inteligência artificial, aprendizagem personalizada e gamificação para ajudar as crianças a obter a melhor educação possível.
9- Ensine seu monstro a ler
Ensine seu Monstro a Ler é um aplicativo de aprendizagem infantil que ensina as crianças a ler de uma forma divertida e simplificada. O aplicativo cobre os primeiros dois anos de leitura, desde o aprendizado de letras e sons até a apreciação de livros.
10- Google Sala de Aula
Uma das maiores vantagens do Google Classroom é que ele é fácil de usar e incentiva a colaboração entre alunos e professores. Os professores podem criar uma turma e listar tarefas educacionais com apenas alguns cliques.
Eles podem adicionar alunos pelo nome ou enviar-lhes um código para ingressar. Os alunos podem então visualizar tarefas pendentes, participar de fóruns de discussão ou enviar mensagens ao professor (em particular ou por meio de chat em grupo).
Conclusão
Existem vários aplicativos educacionais que podem ser usados para cobrir diferentes necessidades e atividades educacionais. As pesquisas não têm sido usadas apenas para fins de marketing ou pesquisa. Foi demonstrado que sua adoção em novos ambientes, como a educação, melhora a experiência de aprendizagem.
A coleta de informações e conhecimentos tornou-se essencial para avançar em direção a um sistema educacional centrado no ser humano. Realizar pesquisas sobre os interesses dos alunos pode ajudar os educadores a entender quais tópicos os alunos são mais atraídos e interessados. Por sua vez, a realização de pesquisas educacionais pode ajudar os administradores a coletar dados para tomar decisões sobre o design da experiência do aluno.
Você pode experimentar vários recursos com uma conta gratuita da QuestionPro ou entrar em contato com nossa equipe de vendas para desenvolver uma solução completa de pesquisa educacional.