O abandono de emprego pode ter um impacto negativo na sua organização. Quando alguém não comparece ao trabalho, isso causa interrupções nos horários e na produtividade, além de exigir que outros preencham essa vaga e repitam o processo de contratação. Hoje conheceremos algumas causas do abandono de trabalhadores e como evitá-lo.
O que é abandono de emprego?
Isso ocorre quando um funcionário fica um determinado número de dias sem comparecer ao trabalho, sem avisar a empresa ou indicar a data de retorno. Geralmente, é considerado uma demissão voluntária, mesmo que o funcionário não tenha manifestado formalmente sua intenção de deixar o emprego.
A diferença entre absenteísmo e abandono do emprego é que o absenteísmo ocorre quando os funcionários faltam ao trabalho, mas voltam posteriormente. Já o abandono do emprego envolve funcionários que não têm intenção de retornar ao trabalho.
Todas as ausências ao trabalho custam tempo e dinheiro porque interferem no cumprimento dos objetivos de negócios. Os gerentes precisam gastar tempo ajustando e redistribuindo a carga de trabalho.
A moral dos funcionários pode ser reduzido entre aqueles que devem cobrir o trabalhador ausente. Esse distúrbio é ainda mais complicado em situações de abandono do emprego, pois há incerteza quanto ao retorno do funcionário e é necessário investir recursos na contratação de um substituto.
Sinais de abandono do emprego
Cada situação é diferente, mas pode haver alguns sinais de que um funcionário abandonou o cargo, como:
- O funcionário não comparece há vários dias consecutivos e não dá explicações.
- O funcionário não responde a telefonemas, e-mails ou qualquer outra forma de comunicação.
- O funcionário removeu seus itens pessoais de sua mesa ou espaço de trabalho.
O abandono do emprego nem sempre é uma questão clara, por isso é necessário estar bem ciente do que constitui abandono do emprego na sua organização.
Causas do abandono do emprego
O abandono do emprego pode ocorrer em qualquer tipo de organização e por diversos motivos. Muitas vezes, é atribuível a um funcionário que não possui habilidades de comunicação maduras e não sente nenhum compromisso ou lealdade para com seu empregador.
Às vezes, as pessoas trabalham um ou dois turnos e não voltam. Em outros casos, os funcionários não retornam após esgotar as férias remuneradas.
Algumas das explicações mais comuns sobre por que as pessoas deixam seus empregadores são:
- Encontram uma oportunidade de trabalho melhor e não comunicam sua decisão.
- Não gostam ou não conseguem fazer o trabalho e querem uma saída rápida.
- Sentem-se desconfortáveis ou constrangidos em falar sobre o motivo de sua saída.
- Não compreendem as opções oferecidas pelas políticas de licença médica, pessoal e familiar.
Há momentos em que os funcionários passam por crises avassaladoras que os impedem de entrar em contato com a empresa. Por exemplo, o motivo pode ser uma emergência médica ou familiar ou um desastre natural. Estas circunstâncias exigem um exame cuidadoso caso a caso antes de serem qualificadas como abandono do emprego.
Como prevenir o abandono do emprego?
Talvez você não consiga eliminar completamente o desgaste de funcionários, mas existem medidas que você pode tomar para evitar que isso se torne comum.
Trata-se de identificar e corrigir problemas que possam contribuir para o baixo envolvimento dos funcionários. Use as seguintes práticas para evitar situações que possam fazer com que os funcionários negligenciem o trabalho:
Faça pesquisas
Forneça uma maneira para os funcionários expressarem suas preocupações e darem feedback sobre a organização e o ambiente de trabalho. Quando suas preocupações são abordadas e suas sugestões são postas em prática, os funcionários se sentem valorizados e respeitam a empresa. Daí a vantagem de aplicar pesquisas com funcionários.
Tranquilize seus funcionários de que seus comentários são anônimos, para que eles se sintam confortáveis em serem honestos sobre as questões do local de trabalho.
Promova a conscientização sobre as políticas de frequência
Você deve informar todos os funcionários sobre as políticas de frequência durante a integração. Entregue-as por escrito e revise-as verbalmente com os novos funcionários.
Da mesma forma, especifique situações específicas para que compreendam os diferentes tipos de ausências e o protocolo para solicitar ou comunicar um pedido de folga aos seus supervisores.
Resolva problemas de desempenho imediatamente
Os funcionários que enfrentam dificuldades em seus empregos devem ser lembrados das expectativas e receber apoio assim que a deficiência for percebida.
Os gestores devem implementar um plano específico para que o funcionário melhore seu desempenho no trabalho. Resolver esses problemas rapidamente eliminará a frustração e a tensão do funcionário, do gerente e dos colegas de trabalho.
Revise sua política de férias e licenças
Algumas empresas oferecem aos seus funcionários pausas para cuidar da saúde e tratar de assuntos pessoais. Isso pode prevenir o esgotamento e motivá-los a permanecer na empresa. Mesmo a licença sem vencimento proporciona uma sensação de segurança aos funcionários que podem precisar de mais tempo de folga.
Motive os funcionários a notificá-lo sobre quaisquer ausências
Incentivar os funcionários a avisar adequadamente pode fazê-los pensar duas vezes antes de sair sem aviso prévio. Você pode fazer isso oferecendo incentivos, como a possibilidade de recontratação ou pagamento de férias não utilizadas ou licenças médicas.
Faça uma festa de despedida para funcionários que estão saindo
Quando os funcionários que se demitem são despedidos com votos de boa sorte, a moral aumenta. Uma festa de despedida ou um anúncio por e-mail para homenagear o funcionário que está saindo transmite que a empresa se preocupa com os colaboradores como indivíduos e valoriza seu sucesso profissional.
Também mostra que os funcionários não precisam se sentir intimidados em pedir demissão. Tratar aqueles que saem com respeito ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e previne o abandono do emprego.
Conclusão
Questões de abandono de emprego não são fáceis de lidar, mas ter uma política clara e um acompanhamento pode poupar algumas dificuldades, inclusive ações judiciais por demissão ilegal. No entanto, evitar o abandono do trabalho com medidas preventivas é igualmente importante.
Estabelecer políticas justas e cultivar o envolvimento dos funcionários promoverá uma cultura colaborativa no local de trabalho e um ambiente inclusivo. Isso ajuda muito a evitar interrupções causadas pelo abandono do trabalho.
Ouvir a voz do funcionário é um ótimo primeiro passo. Você pode começar estabelecendo pesquisas de pulso que permitem detectar os trabalhadores em risco de abandono e agir a tempo.
Se você quiser experimentar uma plataforma que ajude a realizar pesquisas de satisfação dos funcionários, pesquisas de desempenho e muito mais, a QuestionPro tem a solução. Comece criando uma conta gratuita ou, se preferir, solicite uma demonstração da nossa plataforma para conhecer todo o seu potencial e ouvir suas necessidades.