Uma pesquisa de qualidade exige uma amostra para pesquisas de qualidade. Simples assim.
Afinal, qual é a finalidade de investir tanto tempo e atenção planejando uma investigação se os dados coletados não serão de qualidade?
O que é uma amostra para pesquisas?
Amostra é um grupo de pessoas que representa uma população. Por exemplo, se você está aplicando uma pesquisa em uma cidade, esse grupo – a amostra – deve conter pessoas que represente todas as outras.
Para ter sucesso em suas pesquisas online, é necessário fazer estimativas confiáveis e eficientes examinando uma amostra cuidadosamente construída de uma população.
O primeiro passo, é determinar o método que você vai utilizar para coletar os dados, pois isso interfere no tipo e número de respondentes. Você busca dados quantitativos ou dados qualitativos? Uma pesquisa qualitativa necessita menos respondentes, porém que possam disponibilizar respostas de maior qualidade. Já uma pesquisa quantitativa é o contrário, importa mais o número de respondentes do que suas qualidades individuais.
O segundo passo para escolher a amostragem apropriada, é definir o público alvo para entender o tipo de amostra que você precisa.
O terceiro passo é definir o tamanho da amostra, ou seja, quantas pessoas você precisa que respondam a pesquisa para que os dados sejam coerentes. Se a população for muito grande, você necessitará uma amostra maior para conseguir informações mais corretas.
Definindo o tipo da amostra
Os tipos de amostra podem ser uma aleatória simples de unidades populacionais ou altamente complexas, envolvendo múltiplos estágios ou níveis de seleção.
Uma amostra bem projetada é caracterizada pelo fato de que todas as unidades do público alvo têm uma probabilidade conhecida de serem incluídas.
O projeto da amostra é descrito em detalhes suficientes para permitir um cálculo preciso. Essas características tornam cientificamente válido extrair inferências dos resultados da amostra para toda a população que representa a amostra.
Um elemento importante na concepção e seleção da amostra é a definição da fonte a partir da qual uma amostra pode ser escolhida. Essa fonte, chamada de quadro de amostragem é uma lista, como uma lista de unidades habitacionais de uma cidade ou uma lista de alunos de uma universidade.
A base de amostragem também pode consistir em áreas geográficas com limites naturais ou artificiais bem definidos, quando não houver uma lista adequada do público alvo. A qualidade da amostra para pesquisa, atualizada ou completa, nos ajudará a garantir uma cobertura adequada da população desejada.
Se necessitar de ajuda, a QuestionPro pode ajudar a segmentar sua amostra para pesquisas, conte conosco e visite nosso painel de respondentes para obter mais informações.
Definindo o tamanho da amostra
Idealmente, o tamanho da amostra escolhido para uma pesquisa deve ser baseado na confiabilidade das estimativas finais. Na prática, é feita uma troca entre o tamanho ideal da amostra e o custo esperado da pesquisa.
A fórmula usada para realizar o cálculo é a seguinte:
Onde,
n = tamanho da amostra da população a ser obtida
N = tamanho da população total
σ = desvio padrão da população
Z = nível de confiança
e = margem de erro
Te pareceu complicado? Não se preocupe! Utilize a calculadora gratuita da QuestionPro:
Calculadora de amostra QuestionPro |
Entenda o que são os esses valores:
Nível de confiança – é 95% por padrão. É o nível de certeza que você tem de que determinadas respostas serão escolhidas. Ainda que a mesma pesquisa seja aplicada em amostras diferentes, existe a probabilidade de 95% de que escolherão as mesmas respostas.
Margem de erro/Intervalo de confiança – Define o intervalo de variação. Por exemplo: em uma pesquisa de satisfação aplicada em 1000 pessoas, 80% afirmam estar satisfeitos. Com a margem de erro de 5%, significa que o número real de pessoas satisfeitas varia entre 75% e 85%. Uma margem de erro maior gera um grau de confiança menor e vice-versa.
População – O número de total de pessoas do parâmetro a ser investigado. Por exemplo: a população de uma cidade, todos os funcionários de uma empresa.
Cuidados no processo de seleção de amostra para pesquisas
Evite a manipulação da escolha para que não haja interferência nos resultados. Isso ocorre quando a seleção é consciente ou inconscientemente influenciado pela escolha humana.
Conduza pesquisas eficazes! A amostragem deve cobrir adequadamente o público alvo que, por sua vez, necessita levar a pesquisa a sério. Em muitos casos, recompensas são oferecidas para que respondam seriamente até o final.
Agora que você sabe como determinar uma boa amostra para pesquisas, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças.