Uma amostra populacional é um conjunto de elementos que representam o universo total, ou seja, uma fração do número total de indivíduos a serem avaliados. Portanto, selecionar uma amostra de estudo é tão importante quanto o tamanho da amostra que participará da pesquisa.
Um tamanho de amostra grande pode produzir resultados melhores e mais precisos. Uma investigação é um processo de várias etapas, que permite atingir os objetivos estabelecidos se as etapas forem executadas sistematicamente; e se você obtiver grandes quantidades de informações.
Por exemplo, se você quiser saber a proporção de crianças infectadas com um determinado patógeno, você normalmente obteria uma estimativa mais precisa dessa proporção se escolhesse selecionar uma amostra de 300 crianças em vez de 50.
Aqui está outro exemplo, imagine que você é um pesquisador de mercado nos Estados Unidos e quer enviar uma pesquisa para conhecer a opinião que o público tem de seu público sobre um novo celular que está prestes a ser lançado.
Hipoteticamente, você escolhe a população de Nova York, que é de 8 milhões. Como você não pode enviar uma pesquisa, é necessário escolher uma amostra de 500 pessoas que atendam aos requisitos de nosso painel de consumidores. Por meio das respostas recebidas, é possível determinar como o público reagirá ao produto.
Não pode haver menos ênfase no fato de que é essencial selecionar uma amostra corretamente. Afinal de contas, se for muito grande, você pode ter um desperdício de recursos, tempo e dinheiro; e se o tamanho da sua amostra for muito pequeno, não permitirá que você obtenha mais informações e levará a resultados inconclusivos.
Tamanho da amostra e população alvo
Antes de selecionar uma amostra populacional, é necessário definir alguns termos; assim como também a população-alvo e a amostra populacional necessária:
Tamanho da população: O tamanho da população é: quantas pessoas realmente se encaixam na sua população? Por exemplo, se você deseja conhecer médicos que residem nos EUA, o número total de médicos no país se tornará o tamanho da sua população. Não se preocupe, o tamanho da população não precisa ser tão grande ou tão pequeno o tempo todo, só precisa ser o correto.
Saiba também: População e amostra: qual a diferença? Saiba aqui!
Nível de confiança: Sempre é expresso em porcentagem e alinhado com o intervalo de confiança. Por exemplo, se seu nível de confiança for 90%, provavelmente terá uma precisão de 90%.
A margem de erro (intervalo de confiança): Nenhuma amostra será perfeita; portanto, você deve decidir quanto erro permitir. Uma margem de erro descreve até que ponto podemos razoavelmente esperar que o resultado de uma pesquisa caia em relação ao valor real da população.
Padrão de desvio: O desvio padrão é a medida da dispersão de um conjunto de dados da média. Mede a variabilidade absoluta de uma distribuição; quanto maior a dispersão ou variabilidade, maior o desvio padrão e maior a magnitude do desvio do valor de sua média. Por exemplo, você já enviou sua pesquisa, o padrão de desvio é quanta variação você espera em suas respostas.
Fórmula para selecionar uma amostra populacional
Agora que temos todos os termos definidos, vamos entender como funciona o cálculo do tamanho da amostra:
Seu nível de confiança corresponde a uma pontuação Z. Esse é um valor constante necessário para essa equação. Aqui estão as pontuações Z para os níveis de confiança mais comuns:
90% – Pontuação em Z = 1,645
95% – Pontuação Z = 1,96
99% – Pontuação em Z = 2,576
Se você escolher um nível diferente de confiança, existem várias ferramentas on-line que podem ajudá-lo a encontrar sua pontuação.
Guia para selecionar uma amostra de estudo
Determinar o tamanho correto da amostra para uma pesquisa tornou-se uma das perguntas mais comuns. O processo para determinar o melhor não é tão complicado quanto você imagina.
Como não há fórmula mágica ou número exclusivo, há algumas coisas que você deve determinar antes de começar a descobrir qual é o tamanho da amostra:
Suas metas e objetivos:
O que você deseja fazer com a pesquisa? Você planeja projetar os resultados para uma população inteira ou demográfica? Deseja ver como um grupo específico pensa? Você está tentando tomar uma ótima decisão ou apenas definir uma direção?
Se você pretende projetar os resultados de sua pesquisa em uma população maior, o tamanho da amostra é crítico e você deseja garantir que seja equilibrado e reflita a população. Se você está apenas tentando sentir preferências, não é tão importante.
Quão preciso você precisa ou quer ser?
Quão perto você deseja que os resultados da pesquisa imitem o verdadeiro valor que teria se todos respondessem? Mais uma vez, se essa pesquisa determinar como você gastará milhares de pesos, provavelmente será mais preciso.
Quanto mais preciso você for, mais amostra terá para representar a população total. Portanto, se sua população é pequena, digamos 200, convém fazer um censo completo em vez de apenas obter uma amostra.
Quão confiante deseja estar com os resultados?
Pense na confiança de uma perspectiva de risco. Quanto risco você está disposto a aceitar? É aqui que os números do intervalo de confiança se tornam importantes. Quanta confiança você quer ter? 98% de certeza ? 95% de confiança?
Entenda que essa porcentagem de confiança que você escolhe tem um grande impacto no número de pesquisas, na duração do processo e no número de amostras. Isso significa custos mais altos.
Desse modo, ajuda a entender os números reais por trás dos percentuais e os custos associados a alcançá-los.
Que tipo de variabilidade você está vendo na sua amostra?
Em outras palavras, quão semelhante ou diferente é a população. Se você estiver pesquisando os consumidores em um tópico amplo, poderá ter muitas variações e precisar de mais amostras. Mas, se você estiver pesquisando uma população razoavelmente homogênea, sua variabilidade será menor e você será capaz de amostrar menos pessoas.
Portanto, mais variabilidade é igual a mais amostra e menos variabilidade é igual a menos amostra. Se não tiver certeza, você pode começar com 50% de variação.
Como criar perguntas abertas eficazes? 4 maneiras de alcançar
Calcule sua taxa de resposta
Claro, você quer que todos respondam à pesquisa, mas sabemos que isso não acontecerá. Sua taxa de resposta dependerá de quão comprometida a amostra ou população é com o produto, organização de serviço ou marca.
Quanto maior a taxa de resposta, mais comprometida a lista será. O tamanho da amostra base é o número de respostas que você deve receber.
Para atingir esses objetivos, você terá que aumentar o tamanho da sua lista, lembrar as pessoas de preencherem a pesquisa e também prestar atenção na estrutura.
Por exemplo, às vezes as pessoas não respondem a pesquisas longas. Portanto, se você reduzir o número de perguntas, sua taxa de resposta poderá aumentar.
Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa
Antes de selecionar uma amostra, o número exato de indivíduos a serem incluídos em sua pesquisa, existem alguns fatores que você deve considerar:
O objetivo da pesquisa
Se você estiver interessado em usar os resultados de sua pesquisa para tomar uma decisão importante ou projetar os resultados em uma população maior, o tamanho da amostra é vital.
No entanto, se você estiver simplesmente usando os resultados para ter uma ideia das preferências de um grupo específico, o tamanho da sua amostra pode não ser tão importante.
Leia também: O que é uma população de estudo? Características e técnicas de amostragem
Diversidade da amostra
Quão diversificada é a população de indivíduos ou grupos que você deseja pesquisar? Embora respondentes semelhantes possam ser pesquisados usando um tamanho de amostra menor, pesquisas que requerem uma população mais diversificada receberão resultados mais precisos com um tamanho de amostra maior.
Precisão
Qual a importância da precisão dos resultados da sua pesquisa? O tamanho da amostra e o público-alvo podem desempenhar um papel importante na precisão da pesquisa.
Por exemplo, se você planeja usar os resultados para fazer um grande investimento ou tomar uma decisão que afete uma grande população, é provável que seja extremamente importante e é essencial que o tamanho da amostra seja maior.
Leia também: Pesquisa por amostra: conheça e saiba como realizá-la
A taxa de resposta
Para determinar o tamanho de amostra mais eficaz para a pesquisa, você deve primeiro considerar o número de entrevistados que precisará; assim como também a disposição do seu público em participar da sua pesquisa.
Se você estima que apenas 50% da sua audiência responderá e é necessário pelo menos 100 respondentes, por exemplo, é provável que você aborde um mínimo de 200 pessoas.
Público-alvo
Outro fator que deve ser considerado ao tentar selecionar uma amostra é o próprio público. Se você enviar uma pesquisa para um público específico qualificado para fornecer respostas precisas, o tamanho da amostra pode não ser tão grande quanto se você decidisse pesquisar pessoas aleatoriamente na área.
A seleção de uma amostra populacional permitirá um estudo confiável sobre o objetivo e as diferentes características de cada população.
Também recomendamos: Pesquisa da população ativa: conheça do que se trata
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.