A amostragem por conglomerados é útil quando é inviável ou impraticável criar uma base de amostragem para uma população-alvo devido à sua ampla dispersão geográfica ou ao elevado custo de coleta de dados. Aqui explicaremos mais sobre o tema!
O que é amostra por conglomerados?
A amostragem por conglomerados é uma técnica de seleção de amostras em que a população é dividida em grupos, chamados de conglomerados. Esses grupos geralmente refletem uma divisão natural, como bairros, escolas, empresas ou outras unidades geográficas ou organizacionais.
Em vez de selecionar indivíduos diretamente de toda a população, a amostra é formada selecionando alguns desses conglomerados (geralmente de forma aleatória) e, em seguida, pesquisando todos os indivíduos dentro dos conglomerados selecionados ou uma subamostra deles.
Quando usar?
Esse método é útil quando:
- A população está geograficamente dispersa.
- Os custos e a logística de coletar dados de toda a população são elevados.
- Criar uma base de amostragem individual para toda a população seria impraticável.
Amostra por conglomerados, siga estes passos:
- Definir a população-alvo.
- Determine o tamanho da amostra desejada.
- Identificar um quadro de amostragem existente ou desenvolver um novo quadro de amostragem dos grupos da população alvo.
- Avaliar o quadro de amostragem para a falta de cobertura, cobertura excessiva múltiplas coberturas, e agrupamento, e fazer ajustes quando seja necessário. Idealmente, os grupos seriam tão heterogêneos como a população, mutuamente exclusivas e coletivamente exaustivas. A duplicação de elementos da amostra pode aparecer se os elementos da população pertencem a mais de um grupo. A omissão dará lugar a uma linha de cobertura.
- Determinar o número de grupos que você selecione. Isto pode ser feito dividindo-se o tamanho da amostra por o número promédio estimado de elementos da população em cada grupo. Na medida em que a homogeneidade e a heterogeneidade dos grupos sejam diferentes ao da população, o número do grupo fica maior e aumenta a precisão. Além disso, se as diferenças aumentam, a precisão diminui.
- Selecionar aleatoriamente o número previsto das agrupações.
Leia também: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas
Amostragem por conglomerados e seus subtipos
Duas grandes dimensões são utilizadas para classificar os diferentes tipos de amostragem por conglomerados. Uma baseia-se no número de fases do projeto da amostra, e o outra na representação proporcional de grupos na amostra total.
Subtipo com base no número de etapas
Muitas vezes amostragem por conglomerados é realizada em mais do que uma “etapa”. Uma etapa é um passo dentro do processo de amostragem em que uma se torna uma amostra.
Considerando o número de fases do projeto, existem três principais subtipos de amostragem de uma só etapa, de duas etapas e amostragem por conglomerado de etapas múltiplas. (cluster).
A amostragem por conglomerados de uma etapa
A amostragem é feita uma vez; um exemplo seria, digamos que você está interessado no estudo das pessoas sem casa e que vivem em abrigos.
Se houver cinco abrigos em uma cidade, um pesquisador selecionará aleatoriamente um dos abrigos e logo incluirá o estudo a todas as pessoas sem casa que residem no abrigo selecionado.
Um pesquisador de mercado poderia optar por usar um projeto de amostragem por conglomerados de uma só etapa.
Digamos que um pesquisador está interessado no teste de marketing de um produto.
O pesquisador pode selecionar aleatoriamente CEPs; enviar amostras de produtos, juntamente com um questionário de avaliação a cada endereço dentro do grupo selecionado.
Amostragem por conglomerados em duas etapas
O projeto inclui todas os passos da concepção de uma amostragem por conglomerados, com uma exceção do último passo; em vez de incluir todos os elementos dos grupos de amostras selecionadas, uma amostra aleatória (uma amostra aleatória simples, por amostragem estratificada ou de amostra sistemática) se tornam os elementos de cada grupo selecionado.
A amostragem por conglomerado (Cluster) de uma etapa se refere , as vezes, como uma sub-amostragem. Em geral, a menos que os grupos sejam homogêneos, um desenho de amostra de conglomerados em duas etapas é melhor do que uma de uma única etapa.
Amostragem por conglomerado de etapas múltiplas
As pesquisas de grandes áreas geográficas exigem um desenho da amostra algo mais complicado do que os descritos até esse ponto; normalmente, você deve usar um desenho de amostra por conglomerados, de etapas múltiplas, que consiste na repetição de dois passos básicos: Lista e toma de amostragem.
Saiba: como calcular o tamanho da amostra para uma pesquisa
Tipicamente, em cada etapa, os grupos tornam -se progressivamente menores em tamanho; e na última etapa se utiliza o elemento de amostragem; os procedimentos de amostragem (aleatória simples, estratificada, ou a sistemática) podem ser diferentes em cada etapa.
Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Conheça também nossas ferramentas, comunidades, que vai te ajudar a gerar dados e criar relacionamento com seus clientes:
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.