A amostragem aleatória é um método de seleção de uma amostra de forma que todos os elementos da população tenham a mesma chance de ser escolhidos. Esse processo é realizado de maneira imparcial, sem qualquer tipo de viés ou padrão, garantindo que a amostra seja representativa da população como um todo.
Esse tipo de amostragem é amplamente utilizado em pesquisas e estudos estatísticos para garantir que os resultados possam ser generalizados para a população maior.
Ela pode ser feita de diversas formas, como a amostragem aleatória simples, onde cada indivíduo tem a mesma chance de ser escolhido, ou a amostragem estratificada, que divide a população em grupos (estratos) e, em seguida, faz a seleção aleatória dentro de cada grupo.
Tipos de amostragem aleatória
A amostra aleatória tem diferentes maneiras de executar. Entre os principais estão os seguintes:
- Amostragem aleatória simples: É um processo no qual cada membro do público-alvo e cada amostra possível têm a mesma possibilidade de serem escolhidos.
- Amostragem estratificada: Esse tipo de amostragem visa separar o público-alvo em segmentos exclusivos e homogêneos. Posteriormente, é feita uma amostra aleatória simples em cada estrato.
- Amostra por conglomerados: Neste procedimento, os elementos do público-alvo são escolhidos aleatoriamente naturalmente por agrupamentos. Estes são selecionados individualmente.
- Amostragem sistemática: Nesse tipo de amostragem aleatória, é feita uma seleção aleatória do primeiro elemento da amostra e, em seguida, os outros são escolhidos, através de intervalos fixos ou sistemáticos, até obter o tamanho da amostra necessário.
O que é amostragem de aceitação?
Guia para conduzir
- O primeiro passo na amostragem aleatória é selecionar a população-alvo.
- Em seguida, identifique o quadro de amostragem para sua população-alvo.
- Avalie a estrutura de amostragem e faça os ajustes necessários.
- Atribua um número único a cada elemento do público-alvo.
- Defina o tamanho da amostra.
- Selecione aleatoriamente o número específico de elementos da população.
Conheça também a Amostragem probabilística
Vantagens de executar uma amostragem aleatória
As principais vantagens de criar uma amostra aleatória são as seguintes:
- Ao contrário de outros métodos, se feito corretamente, permite reduzir qualquer desvio.
- É muito fácil selecionar um tamanho pequeno de amostra para uma população maior.
- Não é necessário ser um especialista e ter conhecimento técnico para realizar esse processo,; basta fazer uma pergunta que permita reunir as informações necessárias.
O que é amostragem discricionária?
Desvantagens de executar
Algumas desvantagens da amostragem aleatória são:
- Pode ser um método muito caro de coleta de dados.
- Não deve ser feito em estudos para os quais você precisa fazer entrevistas pessoais.
- É difícil de executar quando o tamanho da amostra é muito grande.
Se você deseja realizar pesquisas que requerem pouco tempo, a amostragem aleatória é a melhor opção para você, pois é muito prática.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram