A amostragem discricionária é um tipo de amostragem em que um pesquisador seleciona uma amostra com base em seu conhecimento do assunto.
A amostra é escolhida a partir de um critério profissional e pode se basear na experiência de investigações anteriores ou no conhecimento que o pesquisador tem sobre a população.
Características da amostragem discricionária
Entre as características mais importantes da amostragem discricionária estão:
- São aplicadas em situações em que há uma pessoa capacitada no assunto capaz de selecionar uma amostra representativa e produzir resultados precisos.
- Essa amostragem também é chamada amostragem deliberada, crítica ou amostragem de julgamento ou amostragem intencional, uma vez que as pessoas são selecionadas graças ao conhecimento do pesquisador sobre o assunto.
- É difícil estimar o quão próximo da realidade é essa estimativa. De fato, a relevância dos resultados depende da experiência do pesquisador.
Aplicações de amostragem discricionária
A amostragem discricionária é aplicada quando há um número restrito de pessoas com as mesmas características da população-alvo. Também quando não houver muito tempo para realizar a pesquisa.
Além disso, pode ser aplicado em situações em que a amostra é composta de pessoas altamente especializadas que não podem ser escolhidas utilizando qualquer tipo de amostragem probabilística ou quando a amostra selecionada precisa ser aprovada com outros métodos de amostragem.
A amostragem discricionária é usada quando há restrições de tempo para fazer uma amostra com outros métodos. No entanto, é necessário considerar que o pesquisador pode ou não ser competente para realizar o processo.
Vantagens
Aqui estão as vantagens da amostragem discricionária:
- Permite obter informações de um grupo específico de pessoas.
- É uma amostragem com pouco custo e pouco uso de tempo.
- Os casos a serem investigados estão disponíveis de acordo com a conveniência.
Desvantagens
Entre as principais desvantagens da amostragem discricionária estão:
- É possível que este estudo não seja considerado confiável.
- A amostragem na maioria dos casos é tendenciosa.
- Os membros da amostra não possuem o mesmo nível de probabilidade de serem escolhidos.
- A representação da população é geralmente limitada.
Lembre-se de que, para fazer uso da amostragem discricionária, você deve usar um grupo muito pequeno de pessoas que tenham características semelhantes e que sejam de interesse da investigação. Esta técnica é viável para obter informações, desde que você seja um especialista no assunto a investigar.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Também recomendamos as seguintes leituras:
O que é amostragem de bola de neve?
Amostragem deliberada, crítica ou experimental
O que é amostragem consecutiva?