Em muitos casos, a natureza de um estudo ou os recursos disponíveis exigem a combinação de diferentes tipos de amostragem, o que é conhecido como amostragem mista.
Neste artigo, apresentaremos o que é esse método, suas características, além de suas vantagens e desvantagens.
O que é amostragem mista?
Ela combina, de forma criativa, técnicas qualitativas e quantitativas consolidadas para responder às questões propostas pelo desenho da pesquisa.
Essas estratégias de amostragem envolvem a seleção de unidades ou casos utilizando tanto a amostragem probabilística (para aumentar a validade externa) quanto a amostragem intencional (para aumentar a transferibilidade).
Em um estudo com amostragem mista, geralmente há várias amostras, e o tamanho de cada uma pode variar conforme o foco e a questão de pesquisa, abrangendo desde um pequeno número de casos até um grande número de unidades.
Métodos usados na amostragem mista
A amostragem mista envolve a utilização de diferentes métodos, como:
Amostragem probabilística
Essa técnica é amplamente utilizada em pesquisas quantitativas e consiste na seleção aleatória de um grande número de unidades de uma população, onde a probabilidade de inclusão de cada membro é conhecida e mensurável.
O objetivo da amostragem probabilística é alcançar a representatividade, ou seja, garantir que a amostra reflita com precisão as características de toda a população.
Amostragem intencional
Empregada principalmente em pesquisas qualitativas, a amostragem intencional envolve a seleção de unidades com base em critérios específicos relacionados às perguntas da pesquisa.
Neste tipo de amostragem, ambientes, pessoas ou eventos são escolhidos deliberadamente por suas características únicas e informações relevantes, que não podem ser obtidas de maneira eficaz por outros métodos.
Estratégias de amostragem mista
As estratégias de amostragem mista podem combinar todas as técnicas probabilísticas e intencionais. A capacidade do pesquisador de integrar essas técnicas de forma criativa para responder às questões do estudo é uma de suas principais características.
O pesquisador pode optar por procedimentos que priorizam a geração de amostras representativas, especialmente ao abordar aspectos quantitativos do estudo.
Por outro lado, ao tratar de um componente qualitativo, o pesquisador tende a utilizar técnicas que geram casos ricos em informações.
A combinação dessas abordagens permite ao pesquisador de amostragem mista criar bancos de dados complementares que abrangem tanto a profundidade quanto a amplitude das informações sobre o fenômeno estudado.
Características das técnicas de amostragem mista
Algumas características das técnicas de amostragem mista incluem:
- São projetadas para gerar uma amostra que responda adequadamente às questões de pesquisa.
- Envolvem o uso de múltiplas amostras, cujo tamanho varia conforme o foco e a questão da pesquisa.
- Focam na profundidade e na abrangência das informações coletadas para o estudo.
- Embora a maioria das decisões de amostragem seja feita antes do início do estudo, questões relacionadas à qualidade podem surgir ao longo do processo.
- As decisões de amostragem se baseiam no julgamento de especialistas, pois as diferentes abordagens estão inter-relacionadas. Alguns aspectos quantitativos podem exigir a aplicação de fórmulas matemáticas de amostragem.
- Utilizam estruturas formais e informais.
- Normalmente, geram tanto dados numéricos quanto narrativos.
- Em algumas ocasiões, estratégias de amostragem mista podem resultar apenas em dados narrativos ou numéricos.
Tipos de amostragem mista
Existem vários tipos de amostragem mista que você pode implementar em sua pesquisa, entre os quais se destacam:
Amostragem mista básica
Uma estratégia básica de amostragem mista bem conhecida é a amostragem proposital estratificada, também conhecida como amostragem por cotas.
A natureza estratificada deste procedimento é característica da amostragem probabilística, enquanto o pequeno número de casos que normalmente é gerado através dele é característico da amostragem proposital.
Nesta técnica, o pesquisador primeiro divide o grupo de interesse em estratos (por exemplo, estudantes acima da média, na média, abaixo da média) e depois seleciona um pequeno número de casos para estudar intensamente dentro de cada estrato com base em técnicas de amostragem propositais.
Isto permite ao pesquisador descobrir e descrever detalhadamente as características que são semelhantes ou diferentes entre estratos ou subgrupos.
Amostragem mista sequencial
Exemplos de procedimentos de amostragem quantitativo-qualitativo e qualitativo-quantitativo existem em todas as ciências sociais e comportamentais.
Normalmente, a metodologia e os resultados da primeira vertente informam a metodologia utilizada na segunda vertente. Em muitos destes casos, a amostra final utilizada na cadeia QUAN é utilizada como base de amostragem para a cadeia QUAL subsequente.
Amostragem mista simultânea
Projetos simultâneos de gestão de mobilidade permitem aos pesquisadores triangular os resultados dos componentes quantitativos e qualitativos de suas pesquisas, permitindo-lhes confirmar, validar ou corroborar os resultados de um único estudo.
Amostragem mista multinível
Estratégias de amostragem de gerenciamento de mobilidade multinível são muito comuns em pesquisas que examinam organizações nas quais diferentes unidades de análise estão aninhadas umas nas outras.
Nos estudos dessas organizações aninhadas, os pesquisadores normalmente estão interessados em responder questões relacionadas a dois ou mais níveis ou unidades de análise.
Vantagens
A combinação de diferentes tipos de amostragem oferece diversos benefícios, como:
- Maior riqueza amostral: A integração de diferentes métodos aprimora a diversidade e profundidade das abordagens utilizadas.
- Maior precisão dos instrumentos: A combinação de técnicas permite validar a adequação e eficácia dos métodos empregados.
- Maior integridade na intervenção: Garante a validade e confiabilidade da pesquisa, assegurando resultados mais robustos.
- Melhor perspectiva dos dados: Facilita a consolidação das interpretações e aumenta a utilidade dos resultados obtidos.
Conclusão
Como vimos, a amostragem mista possibilita a combinação de vários tipos de amostragem para adaptá-los a diferentes situações ou projetos. Isso é especialmente útil para responder a questões de pesquisa complexas que exigem uma abordagem integrada de dados qualitativos e quantitativos.
Lembre-se de que na QuestionPro oferecemos o serviço QuestionPro Audience, especializado em fornecer amostras de respondentes adaptadas às necessidades da sua pesquisa.
Caso você precise apenas de uma ferramenta para coleta de dados, como pesquisas, convidamos você a criar uma conta gratuita e começar a utilizar. Você ficará surpreso com a facilidade!