Hoje, muitas empresas desconhecem os benefícios de realizar uma análise lacunas ou GAP, e por isso não conseguem resolver os problemas internos de sua organização, deixando de detectar lacunas de produtividade, eficiência ou desempenho.
Através do processo de análise de lacunas, as organizações podem claramente definir quais sistemas estão ficando para trás e criar um plano de ação corretivo.
O que é análise de lacunas ou GAP?
Ela é definida como um método de avaliação das diferenças entre o desempenho real e o desempenho esperado em uma organização ou negócio.
O termo “lacuna” refere-se ao espaço entre “onde estamos agora” (o estado atual) e onde “queremos estar” (o estado objetivo). Uma análise de lacunas também pode ser referida como análise de GAP, avaliação de necessidades ou análise de lacunas de necessidades.
Considere hipoteticamente que, como organização, você fabricou o produto A. Este produto atingiu o público-alvo do mercado, possui todas as qualidades para se destacar, as características certas, faixa de preço e demanda. No entanto, por algum motivo, o produto não teve um bom desempenho no mercado.
Uma análise de lacunas pode ser realizada:
- Em um nível estratégico: Para comparar a condição ou nível do negócio com os padrões da indústria.
- Em nível operacional: Para comparar o estado atual ou desempenho do seu negócio com o que você deseja alcançar.
É aqui que a análise de lacunas desempenha um papel crucial na compreensão de onde o produto está e o que falta para alcançar seu lugar no mercado e competir eficazmente.
Ferramentas para análise de lacunas ou análise de GAP
Se você é proprietário de uma empresa, pergunte-se até que ponto você avançou em relação ao trabalho planejado no início do ano. Quais produtos ou serviços você prometeu lançar que já estão no mercado? Você tem uma ideia do que funcionou e do que não funcionou, e por quê?
A análise de lacunas ou GAP pode ajudá-lo a comparar o desempenho real do seu negócio ou projeto com o desempenho que você planejou alcançar. Assim, você saberá o que foi bem-sucedido e o que não foi, o que foi feito corretamente e o que não foi.
Aqui estão algumas ferramentas que sua empresa pode precisar para aprender como identificar lacunas e se destacar ao analisar os dados coletados:
Análise SWOT
A análise SWOT concentra-se nos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo, respectivamente. Ajuda a determinar sua posição atual na indústria ou mercado.
Como realizar a análise SWOT para uma análise de lacunas ou GAP:
- Reúna sua equipe de especialistas do departamento relevante para que sua experiência os ajude a identificar imediatamente o problema e as deficiências.
- Crie uma matriz de análise SWOT.
- Liste todos os pontos fortes e fracos internos do seu negócio.
- Anote as oportunidades e ameaças que podem afetar seus negócios no ambiente externo.
- Reorganize cada ponto em ordem de maior prioridade no topo e menos importante na parte inferior.
- Analise como você pode usar seus pontos fortes para minimizar os pontos fracos, aproveitar melhor as oportunidades disponíveis e evitar ameaças.
7S da McKinsey
O 7S da McKinsey pode ajudá-lo:
- Entender quais lacunas são evidentes e podem aparecer no seu negócio.
- Identificar áreas que precisam ser otimizadas para impulsionar o desempenho dos negócios.
- Alinhar os respectivos processos durante uma fusão ou aquisição, caso você tenha feito uma recentemente ou esteja planejando uma.
- Examinar os resultados de mudanças futuras no negócio.
Os 7S da McKinsey referem-se aos principais elementos inter-relacionados de uma organização:
Elementos duros:
- Estratégia: O plano que ajuda sua empresa a obter vantagem sobre seus concorrentes.
- Estrutura: A organização da empresa que define sua estrutura organizacional.
- Sistemas: Os conhecimentos comerciais e técnicos utilizados pelos funcionários em suas tarefas diárias.
Elementos suaves:
- Valores Compartilhados: Conjunto de crenças ou características valorizadas pela organização.
- Estilo: O estilo de liderança que define a cultura da organização.
- Funcionários: As pessoas que são a espinha dorsal ou o ativo da organização.
- Habilidades: As competências que os funcionários possuem para contribuir para o sucesso do negócio.
Como aplicar o McKinsey 7S?
- Monte uma equipe competente.
- Identifique lacunas e pontos fracos no negócio, alinhando a inter-relação entre os elementos.
- Determine onde os elementos precisam ser alinhados de maneira ideal.
- Desenvolva um plano de ação para realinhar os elementos.
- Implemente as mudanças ou soluções identificadas para fechar a lacuna.
Modelo de Congruência de Nadler e Tushman
Este modelo de análise de gaps baseia-se no princípio de que o desempenho empresarial é resultado de quatro elementos principais: trabalho, pessoas, estrutura e cultura.
Como o modelo é aplicado?
- Primeiro, reúna dados que indiquem sintomas de mau desempenho.
- Especifique as entradas, identificando se o ambiente, recursos ou histórico são causas dos resultados ruins.
- Identifique quais mudanças são necessárias no nível organizacional para alcançar os objetivos estratégicos.
- Avalie o grau de congruência entre todos os componentes mencionados.
- Desenvolva uma estratégia e estabeleça um plano de ação.
Etapas para realizar uma análise de lacunas
No mundo dos negócios, não existe um processo definido para a realização de uma análise de gaps, pois ela deve ser customizada para atender às necessidades do negócio.
Nesta seção, consideramos um exemplo de uma empresa de produção de mel que pretende realizar uma Gap Analysis.
Passo 1: Identifique a área
Você precisa saber onde focar, este é o requisito principal. Seja específico, seja finanças, qualidade do produto, marketing, etc., para atacar melhor o problema.
Por exemplo, se deseja identificar lacunas no seu negócio de mel, decida se quer focar na qualidade do produto ou no marketing para identificar e eliminar essas lacunas.
Passo 2: Identifique os objetivos que você deseja alcançar
Agora que você identificou a área de foco, defina seus objetivos. Esses objetivos devem ser realistas e alinhados com as necessidades do seu negócio.
Por exemplo, o objetivo do seu negócio de fabricação de mel pode ser produzir e vender 162.000 unidades no próximo ano, comparado às 120.000 unidades vendidas este ano.
Etapa 3: conheça seu status atual
Antes de prosseguir, entenda sua situação atual. Ao examinar os relatórios da sua empresa, você compreenderá sua posição no mercado e coletará dados sobre o desempenho atual do seu negócio.
Por exemplo, sua marca de mel atualmente vende cerca de 100.000 unidades por mês.
Etapa 4: Determine onde você deseja estar no futuro
Defina seus parâmetros, lembre-se que você estabeleceu metas inteligentes, ao atingir essas metas você poderá alcançar a posição desejada para o seu negócio no futuro.
Por exemplo, para a sua marca de mel, responda às seguintes perguntas:
Onde você acha que seu negócio estará no próximo ano? – A resposta provavelmente pode ser, por exemplo, que você terá um aumento de 35% nas vendas unitárias por mês.
Passo 5: Entenda as lacunas entre dois estados
Agora que você compreende onde está atualmente (estado presente) e onde deseja estar (estado desejado), identifique as lacunas que impedem você de alcançar seus objetivos. Prepare-se para fechá-las.
Por exemplo, para aumentar as vendas mensais para 135.000 unidades, comparadas às 100.000 unidades atuais, é necessário um esforço coordenado. A produção precisa ser incrementada junto com um aumento nas atividades de marketing e vendas. Os gestores de marketing devem desenvolver estratégias eficazes com base na análise SWOT do negócio.
Lembre-se que utilizando o QuestionPro, você pode identificar as lacunas do seu negócio e realizar análises desse tipo usando perguntas de matriz. Tire suas dúvidas em nosso chat online ou solicite uma demonstração da nossa plataforma para compartilhar mais sobre seu projeto