Dizem que o conhecimento é poder, e este é certamente o caso se se pretende criar campanhas ou lançar produtos e serviços no mercado.
Quanto melhor conhecer o seu público, mais eficazmente conseguirá alcançá-los. Na nossa experiência a lidar e gerir parceiros, descobrimos que a melhor forma de comercializar eficazmente é, primeiro, tirar o tempo necessário para identificar personas e depois procurar criar comunicações diretamente com eles.
Neste sentido, a chave para criar produtos e serviços personalizados e eficazes é pesquisar o seu cliente alvo e depois destilar essa informação no que é conhecido como persona do cliente, ou avatar.
Embora existam muitas formas de divulgar os seus produtos, nenhuma delas será muito eficaz se não dedicar tempo a criar primeiro o seu perfil de cliente. Com isto em mente, eis como pode identificar personas de cliente.
Como identificar personas: 4 passos essenciais
1. Identificar o seu cliente alvo
Se ainda não identificou o seu cliente alvo, agora é a altura de o fazer. A identificação do seu público alvo envolve uma abordagem de grande dimensão e a segmentação do seu público por demografia, incluindo localização, idade, sexo, interesses e muito mais.
Sabia que existem ferramentas online para o fazer? Pode utilizar a QuestionPro para recolher dados ainda mais específicos sobre os seus potenciais clientes. Temos painéis personalizados, com informação qualitativa e quantitativa para realçar os desejos e intenções dos seus potenciais clientes.
Veja também: tipos de público alvo: identifique seu público ideal
2. Crie as suas Personas de Cliente
Simplificando, uma persona cliente é uma versão extremamente destilada do seu cliente alvo.
Para criar uma persona, vai querer tirar todos esses dados de grandes imagens do seu cliente alvo e torná-los pessoais.
Utilize os para criar um avatar de um único cliente, um que represente o seu público. Ter em mente a sua pessoa de comprador permitir-lhe-á criar para uma pessoa específica, permitindo-lhe apresentar as coisas de uma forma relatável, quase como se estivesse a falar com um amigo.
Aqui estão algumas perguntas que pode fazer ao criar o seu avatar cliente:
· Quantos anos têm eles?
· São casados?
· Têm filhos?
· Qual é o seu título profissional?
· Qual é o seu rendimento?
· Onde é que vivem?
· Onde recebem as suas notícias?
· Quais as plataformas de comunicação social que utilizam?
· Que passatempos ocupam o seu tempo?
· Quais são os seus objetivos?
· Quais são os seus valores?
· Quais são os seus interesses?
· Que desafios enfrentam?
· Quais são os seus pontos de dor?
· Como decidem gastar o seu dinheiro?
O objetivo é colocar-se no lugar dos seus clientes e procurar criar um perfil detalhado para eles.
Se já tem uma base de clientes existente, pode entrevistar diretamente clientes anteriores ou enviar inquéritos para saber mais sobre eles.
Após ter criado a sua persona de cliente (ou várias personas se tiver mais do que um potencial cliente), imprima-a e coloque-a perto da sua secretária. Olhar para ela todos os dias irá ajudá-lo a sentir com quem fala, permitindo-lhe familiarizar-se com o seu público.
3. Valide as suas personas
Validar personas é um passo importante no processo de criação de personas, pois ajuda a assegurar que as personas representam com precisão o seu público alvo. Aqui estão algumas formas de validar a sua persona:
· Entrevistas com utilizadores: Conduza entrevistas aprofundadas com uma amostra representativa do seu público-alvo para validar a informação na sua persona e recolher conhecimentos adicionais.
· Teste do utilizador: Observe os utilizadores enquanto estes interagem com o seu produto ou serviço para ver se os seus comportamentos e motivações alinham-se com o seu perfil de persona identificado.
· Feedback das partes interessadas: Partilhe as suas personalidades com os interessados, tais como gestores de produto, designers, e equipas de serviço ao cliente e recolha o seu feedback.
· Inquéritos aos clientes: Realizar inquéritos para validar as suas personas e recolher informação adicional sobre o seu público-alvo.
· Análise: Analisar dados do seu website ou utilização de produtos para ver se os comportamentos e motivações do seu público-alvo alinham-se com as suas personas.
Ao validar as suas personas através de uma combinação destes métodos, pode assegurar-se de que representam com precisão o seu público-alvo e podem ser utilizados para orientar o desenvolvimento de produtos e decisões de conceção.
4. Refinar e atualizar as suas personas
Refinar e atualizar as suas personas é um processo contínuo que ajuda a assegurar que elas continuem a representar com precisão o seu público alvo ao longo do tempo. Aqui estão alguns passos para o ajudar a refinar e atualizar o seu perfil de personas:
· Recolha feedback: Encoraje as partes interessadas a dar feedback sobre as personas e a fazer atualizações com base no seu contributo.
· Conduza pesquisas regulares: Reúna regularmente dados sobre o seu público-alvo através de inquéritos, grupos focais, entrevistas a clientes e análises demográficas.
· Atualizar os perfis de persona: Revise os seus modelos de persona para incluir novas informações e conhecimentos que tenham sido recolhidos.
· Revisar segmentos de persona: Reavalie os seus segmentos de utilizadores para ver se ocorreram quaisquer mudanças nas suas características, comportamentos, motivações ou objetivos.
· Atualizar persona: Faça atualizações ao seu persona com base nas últimas pesquisas e feedback.
· Teste o seu persona: Validar continuamente o seu perfil de personas através de testes aos utilizadores, feedback das partes interessadas, inquéritos aos clientes e análises.
Ao fazer este processo regularmente, pode assegurar que continuam a representar com precisão o seu público-alvo e o desenvolvimento do seu produto e as decisões de conceção continuam-se a basear em informações mais atualizadas.
Ficou mais fácil identificar personas?
Agora, mais do que nunca, precisa de saber quem são os seus clientes. As personas dos clientes permitem-lhe encontrar e alcançar clientes muito mais eficazmente. Tire tempo para conhecer o seu público, e eles estarão muito mais recetivos ao que tem para oferecer.