Envolvimento dos funcionários é quando a empresa consegue envolvê-lo de tal forma que ele se sente parte da companhia. E para conduzir o envolvimento dos colaboradores e mantê-los motivados não é tarefa fácil.
O ambiente econômico atual cria preocupações com relação a segurança no trabalho. E pressões familiares podem deixar os funcionários mais estressados.
E obviamente, programas de incentivo e benefícios traz motivação para esses funcionários. No entanto sabemos que os orçamentos para essas ações, são limitados .
Porém, é importante saber que nem sempre o reconhecimento via a distribuição monetária é a melhor alternativa. Muitas vezes o envolvimento do pessoal é tão importante quando o reconhecimento financeiro. Isso pois, nesse formato ele se sente reconhecido, e aumenta a sensação de pertencimento.
Envolvimento dos funcionários com criatividade
Então, agora é um ótimo momento para pensar criativamente sobre como reacender a paixão dos trabalhadores. E impulsionar o engajamento dos funcionários.
E uma das opções é, colocar os funcionários mais perto dos clientes.
Insights do cliente como combustível
Na maioria das empresas, apenas uma pequena porcentagem dos funcionários tem contato direto com o cliente. E mesmo aqueles que o fazem, como no varejo, estão tão ocupados que é difícil para eles, entender a fundo o que realmente os clientes querem.
No entanto, quando as pessoas têm a oportunidade de ouvir e observar os clientes, coisas surpreendentes acontecem. Aqui estão alguns exemplos que testemunhamos:
- Engenheiros em erupção em um debate produtivo sobre como um produto existente pode ser modificado para atender a uma necessidade emergente do cliente.
- O pessoal de vendas está animadamente especificando novos materiais de treinamento que eles querem entregar pessoalmente.
- Executivos que formulam novos modelos de preços no local.
- Gerentes de produto que criam novos roteiros de produtos contundentes.
E isso é apenas alguns exemplos. Então, sim, o humor nas empresas nos dias de hoje é um pouco baixo. Mas com um investimento relativamente pequeno, podemos reacender essa paixão e passar a envolver todos os colaboradores.
Mas como fazê-lo:
Como reacender a paixão do funcionário e direcionar o engajamento dos funcionários?
Existem várias opções, mas a mais rápida é simples. É usar versões atualizadas de uma técnica de pesquisa convencional: a pesquisa em grupo.
Envolvimento dos funcionários com pesquisa em grupo
Você já pensou em realizar grupos focais, como metodologia de geração de dados e envolvimento dos colaboradores?
Sim, é possível fazê-lo. Mas também há muitas outras técnicas novas e bem legais usadas em grupos de foco. E que as tornam divertidas para os participantes, geram muitos momentos engraçados e de alegria para os participantes.
Os grupos focais são fantásticos porque você pode ter um grupo de funcionários observando em tempo real. E ao mesmo tempo ter esse conteúdo sendo gravado e transmitido ao vivo pela redes sociais, para que aqueles que não puderam comparecer fisicamente, possam acompanhar.
Dica: se você não tiver um parceiro de agência de pesquisa que faça grupos de foco, poderá encontrar alguns sites como Quirks.com ou QRCA. Se você estiver com um orçamento realmente apertado e quiser fazê-lo internamente, poderá entrar em contato com as instalações do grupo de foco por conta própria – e elas o conectarão com moderadores autônomos em seus locais.
Além de aproximar os funcionários de seus clientes. Você também pode impulsionar o engajamento dos funcionários com essa técnica de pesquisa de envolvimento do funcionário.
Leia também:
6 dicas para atrair novos clientes
Conheça a importância do atendimento ao cliente na sua empresa
4 tipos de lealdade de clientes e as características que o distinguem
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram