Um bom questionário é a alma de uma pesquisa; ele pode ser um fator decisivo para o sucesso e o impacto do projeto de investigação. Hoje, vamos falar sobre alguns alguns critérios para desenvolver pesquisas que o ajudarão a realizá-las de maneira adequada.
Lembre-se de que uma pesquisa com perguntas inadequadas, aplicada às pessoas erradas na hora errada, diminuirá a qualidade e o valor do seu trabalho.
Nenhuma pesquisa alcançará o impacto desejado e obterá os resultados esperados a menos que atenda a determinados critérios, um dos mais importantes dos quais é ter um bom questionário.
Quais são os critérios para desenvolver pesquisas?
Teoricamente, não é possível explicar ou orientar os pesquisadores a criarem um questionário sem fragilidades. Todo pesquisador possui uma longa lista de coisas que deve e não deve fazer, compiladas após anos de experiência na criação de pesquisas.
Criar uma pesquisa perfeita é mais uma arte do que uma ciência, e um exemplo de boa pesquisa possui algumas características:
Objetivo claro
Um dos principais critérios para desenvolver pesquisas é ter e compreender o seu objetivo. Você deve saber qual é o propósito da pesquisa, qual objetivo deseja alcançar, como usará o conhecimento adquirido e que tipo de amostragem utilizará para conduzir a pesquisa.
Responder a todas essas perguntas motivará automaticamente a criação de um bom questionário para a sua pesquisa.
Perguntas simples
Ao elaborar um questionário, é melhor evitar perguntas complicadas. Essa complexidade dificultará a compreensão da pergunta pelos entrevistados. Um bom questionário consiste em perguntas claras e concisas que os entrevistados possam entender e responder imediatamente.
Design eficaz
O design é um dos critérios mais importantes para o desenvolvimento de pesquisas, pois ajuda a coletar dados válidos e de qualidade que podem ser reproduzidos a qualquer momento. Dados de boa qualidade apoiam o objetivo da pesquisa e medem com precisão os aspectos que ela pretende alcançar.
Relatórios precisos
Quando você faz as perguntas certas ao público adequado, obtém bons resultados. No entanto, é essencial interpretar os dados com precisão para representar a perspectiva do público. Um relatório transparente e confiável deve conter tanto resultados positivos quanto negativos, oferecendo orientação adequada e espaço para melhorias em sua organização.
Dicas para criar uma boa pesquisa
Quando você tem um objetivo específico de pesquisa, muitas perguntas surgem. Às vezes, é fácil criar um questionário, especialmente ao usar um software de pesquisa. Para começar, você deve se fazer várias perguntas, debater cada tipo de pergunta e considerar as diferentes respostas que poderá obter para cada uma.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter o foco e criar um questionário que atenda perfeitamente ao objetivo do seu projeto de pesquisa:
Identifique a necessidade de cada pergunta
Antes de incluir qualquer questão no questionário, pergunte a si mesmo: a questão é realmente necessária? Os entrevistados conseguirão responder corretamente? A pergunta terá o impacto desejado?
É fundamental alinhar cada questão do questionário com o objetivo da pesquisa. Como pesquisador, você deve analisar o valor de cada pergunta específica e o papel que ela desempenhará na coleta de informações ou na oferta de insights significativos.
Crie uma breve pesquisa
Se você observar um exemplo de um bom questionário, notará que cada pergunta é a mais curta possível. Portanto, um dos critérios para o desenvolvimento de pesquisas é garantir que o comprimento da pergunta não ultrapasse 20 palavras.
Faça perguntas claras e diretas
As perguntas da pesquisa são fundamentais quando você deseja coletar dados confiáveis e de qualidade. Além de serem claras, concisas e impactantes, as perguntas devem ter como objetivo coletar os dados desejados sem ofender o entrevistado.
Por exemplo, em vez de perguntar: “Quanto você gastou em compras no ano passado?”, pergunte: “Quanto você estima que gastou no ano passado em mantimentos?” A maioria dos entrevistados pode não se lembrar exatamente do que gastou, mas terá um valor aproximado em mente. Essa abordagem permite que as respostas sejam uma estimativa, evitando a frustração de inserir um número exato.
Evite palavras e frases potencialmente ambíguas
Ao criar um bom questionário, evite termos que possam ser interpretados de maneiras diferentes pelos respondentes. Sempre que possível, evite fazer perguntas que levem a suposições.
Por exemplo, em vez de perguntar: “Com que frequência você se comunica com seu chefe?”, seria mais apropriado perguntar: “Em média, quantas vezes por semana você se comunica com seu chefe?”
Use uma linguagem neutra
Outro critério para desenvolver pesquisas de forma eficaz é usar uma linguagem neutra ao redigir o questionário. Certifique-se de que a linguagem e as palavras usadas nas perguntas não sejam ofensivas ou culturalmente sensíveis para nenhum grupo de entrevistados.
É aconselhável criar primeiro um questionário piloto para testar as perguntas, assim você pode evitar complicações após a publicação da pesquisa.
Respeite a privacidade dos entrevistados
Muitas vezes, suas perguntas podem ofender os entrevistados. Portanto, é essencial formular perguntas que sejam confortáveis e que respeitem a privacidade deles.
Lembre-se de que existe uma linha tênue entre orgulho e autoestima. Assim, certifique-se de que suas perguntas não prejudiquem, de forma alguma, o respeito ou o orgulho do entrevistado.
Por exemplo, se você decidir perguntar sobre a renda familiar média, considere fazer uma pergunta fechada em vez de uma aberta. Esse tipo de pergunta pode ferir os sentimentos do entrevistado.
Tente formular uma única pergunta e inclua no máximo quatro categorias de resposta, como: “Qual das categorias a seguir melhor descreve sua renda familiar anual?”
Siga esses critérios para preparar suas pesquisas corretamente e ajudar a atingir o objetivo do seu projeto.
Não se esqueça de que a QuestionPro possui as ferramentas necessárias para facilitar a criação de pesquisas. Saiba como você pode criar, distribuir e analisar uma pesquisa online agendando uma demonstração com um de nossos consultores.