Para dar o melhor serviço na área de customer experience é necessário trabalhar em determinadas habilidades e competências. Por exemplo, liderança, atenção, tolerância, etc. E, fazer uso de todas as ferramentas, que temos ao nosso alcance para fornecer o melhor atendimento ao cliente.
Obviamente deve-se ter conhecimento de vendas, estratégias de marketing, gestão de recursos e a capacidade de analisar todas as informações dos clientes. Satisfazer as suas necessidades, a fim de proporcionar experiências mais positivas. Leia também: O que é CX – e qual sua importância no âmbito corporativo
Se nos concentrarmos em excelência no campo de customer experience, seremos capazes de resolver os problemas que enfrentam os nossos clientes, lidar com reclamações ou reivindicações da melhor maneira e interceder em qualquer conflito. Isto pode prever a perda de clientes e, consequentemente, as vendas. Assim, aqueles que se dedicam à prestação deste serviço estão intimamente relacionados com a área de vendas da empresa. Também recomendamos a leitura de: Melhorar a experiência do consumidor – confira estas dicas simples
Habilidades para gerenciamento
Se você deseja obter uma melhor experiência do cliente com sua marca, produto ou serviço, deve levar em conta que é necessário se destacar em determinadas áreas, por exemplo:
- Negociação e persuasão: a fim de alcançar o melhor acordo com os clientes no caso de um problema ter surgido. Lembre-se que: um mau serviço ao cliente provoca grandes perdas. Leia também: Experiência do cliente e suas 8 reflexões
- Serenidade: para evitar riscos de estresse em relação a casos difíceis de resolver.
- Sensibilidade: para se relacionar de perto com toda a equipe, entenda-os e incentive-os a serem melhores a cada dia e a trabalhar para satisfazer os clientes. Da mesma forma, ouça-os para conhecer suas necessidades e preocupações.
- Comunicação: saber ouvir, usar o idioma apropriado para poder entrar em uma boa conversa com o cliente. Por exemplo, os relatórios, as reclamações ou sugestões dadas pelos usuários sobre um produto ou serviço. Veja também: Erros na experiência do cliente, como resolvê-los?
- Uso de ferramentas digitais: para estar em contato direto com os clientes e conhecer, por exemplo, suas visões através de pesquisa de satisfação. Hoje, os consumidores enfrentam um mundo interconectado. Uma grande parte do seu tempo é gasto na Internet. Por isso, também é competência da área de customer experience fornecer um bom serviço e se adaptar a todas as plataformas disponíveis.
Customer experience em todos os lugares e em todos os momentos
Os clientes têm dispositivos móveis a sua disposição para investigar, comprar ou vender produtos, enviar reclamação, solicitar serviços e produtos. Por isso, não se trata apenas de conhecer os gostos, necessidades ou motivações do cliente. Mas, sim respondê-los, em tempo real qualquer reclamação, dúvida ou comentário que tenham. Confira também: A experiência do cliente, saiba como melhorá-la na sua empresa
Não esqueça que o bom atendimento é dado, antes, durante e depois de uma compra. Esse tipo de ações de uma empresa é muito bem valorizado e nos faz distinguir da concorrência. Ser capaz de se destacar no customer experience é dar um passo importante ao sucesso.
Não se esqueça de que, ao fornecer um bom atendimento ao cliente, criamos uma boa propaganda e fidelidade à marca. Isso resulta no compromisso do cliente. Assim,podemos obter, por exemplo, feedback para tomar as melhores decisões, a fim de atingir os objetivos definidos. Veja também: Como fazer um mapa da experiência do cliente?
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram