Ter uma compreensão clara de quem é seu cliente ideal permite que você pare de gastar tempo e dinheiro anunciando para o público errado. É por isso que hoje falaremos sobre o que é Customer Persona e a importância de defini-la.
Não saber quem é seu cliente é um dos maiores erros cometidos por profissionais de marketing, equipes de produto e designers: não desenvolver uma compreensão profunda o suficiente das necessidades dos clientes e, portanto, fazer muitas suposições sobre como resolvê-las. É por isso que é tão importante criar Customer Personas.
O que é Customer Persona?
Uma Customer Persona (também conhecida como buyer persona) é um arquétipo semificcional que representa as principais características de um grande segmento do seu público, com base em dados coletados por meio de pesquisas de usuários e análises da web.
Com essas informações, você pode criar uma Customer Persona e entender a visão do que seus compradores pensam ao tomar decisões: as atitudes, preocupações e critérios específicos que os levam a escolher você ou sua concorrência.
Ao entender o que é Customer Persona e como defini-la, você pode focar na criação de conteúdos e textos que realmente conectem com seu cliente ideal.
Criando uma conexão emocional, você mostra que compartilha das mesmas ideias. Pesquisas indicam que a conexão emocional desempenha um papel crítico no processo de decisão de compra.
Como construir sua persona de cliente?
Agora que você sabe o que é uma persona do cliente, vamos aprender como criá-la. Para isso, pense nos dados demográficos do seu cliente ideal. Lembre-se que você está criando o cliente ideal para o seu negócio; o cliente com quem você mais deseja fazer negócios.
- Quantos anos tem o seu cliente ideal?
- É um homem ou uma mulher?
- Qual é o seu estado civil?
- Você tem filhos?
- Como você se descreve?
- Onde você mora? Você possui ou aluga?
- Qual é a sua ocupação atual?
- Há quanto tempo você está na sua empresa atual?
- Quanto dinheiro você ganha por ano? Qual é a renda anual da sua família?
- Qual é o seu nível de escolaridade mais elevado?
- Qual é a sua especialidade?
Considere mais detalhes pessoais para ajudar a compreender melhor seus clientes em potencial.
Muitas das informações abaixo ajudarão você a saber onde encontrar seu cliente ideal e como recrutá-lo. Será muito útil no planejamento de estratégias de marketing e na criação de conteúdo. Tente imaginar como é um dia típico da sua vida.
- Como você gasta seu tempo livre? Quais são seus hobbies e interesses?
- Do que você gosta e do que não gosta?
- Que livros e revistas você lê?
- Que tipo de música você ouve?
- O que você assiste na televisão? Quais são seus filmes favoritos?
- Quais são seus sites favoritos? Que tipo de conteúdo você mais consome?
- Você é ativo nas redes sociais? Por quais redes você se sente atraído?
- Qual é a sua fonte de informação?
- Quais blogs você lê?
- Onde você procura informações?
- Quais termos de pesquisa você usa?
- Quem você mais admira?
- Quais são os seus medos?
- Você tem um prazer culpado?
- Que tipo de carro você dirige?
- Você está consciente da sua saúde?
- Você passa mais tempo em casa ou no trabalho?
- Que tipo de esporte você gosta?
- Você entende de tecnologia? Você tem um smartphone?
Vá ainda mais fundo para definir as esperanças, sonhos e aspirações de sua persona de cliente .
Essas informações melhorarão o perfil do seu cliente e permitirão que você se conecte com ele em um nível emocional. Quanto mais detalhes você adicionar, melhor. Imagine que você está tomando café com ele. Preste atenção especial em como ele se comporta e como fala. Conheça-o em um nível íntimo.
- Quais são seus objetivos pessoais? Onde você gostaria de estar daqui a 5 anos?
- Quais são seus objetivos de negócios?
- Quais são suas crenças e valores pessoais?
- O que você mais deseja?
- Quais são seus maiores obstáculos e desafios?
- O que te preocupa? O que te mantém acordado à noite?
- Quais são os três maiores problemas da sua vida?
- Como seus problemas afetam sua vida diária?
- Qual seria a solução perfeita para o(s) seu(s) problema(s)?
- Seu produto ou serviço pode ajudar a resolver o(s) problema(s) deles?
- Qual a maior dúvida deles na hora de adquirir seus produtos ou serviços?
- Como você vai melhorar a vida deles?
Agora é a hora de dar nome e rosto ao seu cliente ideal. Parece estranho? Pode ser, mas essa é a pessoa com quem você se comunicará ao criar conteúdo e outros materiais de marketing.
Dar um nome e um rosto a ela facilitará a conversa com seu Customer Persona. Pesquise imagens em bancos de imagens e veja se consegue encontrar uma imagem que represente essa persona.
Crie uma breve “história de vida” para seu cliente. Explique como ele ou ela chegou à necessidade do seu produto ou serviço.
Muitas empresas têm mais de um segmento de clientes que desejam atingir. Crie um arquétipo de Customer Persona para cada um desses segmentos.
Importância de conhecer a Customer Persona
Ao compreender o que é a Customer Persona, você perceberá a importância de entender a psicologia do seu cliente. Você consegue ver o mundo pelos olhos dele? Sente a emoção dele? Compreende a dor dele?
Ao se colocar no lugar do seu cliente, você será capaz de criar conteúdo, textos publicitários e materiais de marketing mais eficazes. Usará a linguagem dele de forma natural e autêntica, refletindo suas palavras. Dessa forma, suas mensagens terão o impacto desejado.
Se você dominar a arte de pensar e sentir como seu Customer Persona, será capaz de criar campanhas de marketing que realmente ressoem com ele. Ele sentirá que você entende o que está pensando, como se estivesse em casa.
Passar por esse processo lhe dará uma visão aprofundada sobre o que torna seu cliente ideal mais lucrativo. Essas informações o ajudarão a direcionar seu marketing, atraindo ainda mais esses clientes.
Vantagens de uma Customer Persona
Aqui estão alguns benefícios de definir sua Customer Persona:
- Desenvolver uma compreensão mais profunda das necessidades do cliente e como atendê-las.
- Orientar o desenvolvimento de produtos, criando funcionalidades que ajudem a alcançar os resultados desejados.
- Priorizar projetos, campanhas e iniciativas nas quais investir tempo e recursos.
- Criar alinhamento em toda a organização, reunindo outras equipes em torno de uma visão centrada no cliente.
Crie sua Customer Persona e descubra o que são e como solucionar as necessidades do seu público!
Lembre-se de que as Customer Personas são tão boas quanto a pesquisa baseada em dados realizada sobre elas. Elas devem ser fundamentadas em uma combinação de dados qualitativos e quantitativos coletados de diversas fontes, e não nas opiniões e suposições da sua equipe.
Na QuestionPro, temos as ferramentas para ajudá-lo a coletar informações valiosas de seus clientes. Ouça-os e descubra insights poderosos!
Se quiser saber mais sobre nossas diversas opções, solicite uma demonstração de nossa plataforma de pesquisa e experiência do cliente, QuestionPro CX.