O significado de uma escalas de medição e suas aplicações dependem do que seus números representam. Os números podem ser classificados em quatro tipos ou níveis: nominal, ordinal, intervalo e razão. Você sabe quais níveis de medição são mais adequados para sua próxima investigação?
O que são escalas de medição?
O primeiro passo na análise de dados é entender o que isso significa, o que é facilitado pela classificação de cada variável segundo seu nível de medição. Esse nível refere-se à relação entre os valores atribuídos aos atributos de uma variável.
Uma variável é qualquer quantidade que pode ser medida e cujo valor varia ao longo da população. Por exemplo, ao considerar uma população de estudantes, a nacionalidade, o gênero e as notas são todas variáveis definidas, e seu valor correspondente será diferente para cada aluno.
Se quisermos calcular o salário médio dos cidadãos de um país, podemos registrar o salário de cada pessoa ou optar por uma amostra aleatória da população, calcular a média dessa amostra e, em seguida, usar testes estatísticos para tirar conclusões sobre a população em geral.
O tipo de teste estatístico que pode ser utilizado para chegar a uma conclusão sobre a população depende do nível de medição da variável em questão. O nível de medição é, basicamente, a natureza matemática da variável e como ela é medida.
Tipos de escala de medição
Os números podem ser agrupados em quatro tipos ou níveis: nominal, ordinal, intervalo e razão.
Escala nominal
A escala nominal é uma medida que se refere à qualidade, e não à quantidade. Nesse nível, a diferenciação ocorre apenas pelo nome. Por exemplo, podemos usar 1 para masculino e 2 para feminino.
Embora utilizemos os números 1 e 2, eles não indicam uma quantidade. A categoria binária de 0 e 1, usada em computação, também é um exemplo de nível nominal.
Exemplos de nível de medição nominal:
- Preferência alimentar: café da manhã, almoço, jantar
- Preferência religiosa: 1 = Budista, 2 = Muçulmano, 3 = Cristão, 4 = Judeu, 5 = Outro
- Orientação política: Esquerda, Direita, Independente
Outros exemplos de valores nominais incluem números de segurança social, códigos postais e números de telefone.
Escala ordinal
A escala ordinal refere-se à ordem de medição. Uma escala ordinal indica não apenas a categoria, mas também uma direção. Exemplos de níveis ordinais incluem Baixo/Médio/Alto ou Mais rápido/Mais lento.
Classificar uma experiência como “9” em uma escala de 1 a 10 indica que foi melhor do que uma experiência classificada como “6”.
Muitas escalas ou testes psicológicos utilizam o nível de medição ordinal.
Exemplos de níveis de medição ordinais:
- Classificação: 1º lugar, 2º lugar… último lugar
- Nível de acordo: Não, Talvez, Sim
- Orientação política: Esquerda, Independente, Direita
Escala de intervalo
A escala de intervalo fornece informações sobre a ordem e possui intervalos iguais. Por exemplo, se soubéssemos que a distância entre 1 e 2 é igual à distância entre 7 e 8 em uma escala de classificação de 10 pontos, estaríamos lidando com uma escala de intervalo.
Um exemplo clássico de escala de intervalo é a temperatura, medida nas escalas Fahrenheit ou Celsius. Um grau representa a mesma quantidade subjacente de calor, independentemente de onde ocorre na escala.
Se medirmos em Fahrenheit, a diferença entre 46 e 42 graus é igual à diferença entre 72 e 68 graus. Escalas de medição de intervalos iguais também podem ser usadas para medir opiniões e atitudes.
Construir sobre esses níveis de medição requer uma compreensão mais profunda dos princípios matemáticos e estatísticos. No entanto, é fundamental entender os diferentes níveis de medição ao usar e interpretar escalas.
Exemplos de níveis de medição de intervalo:
- Hora do dia: em um relógio de 12 horas
Intervalos diários – intervalos iguais; em um relógio analógico (12 horas), a diferença entre 13h e 14h é igual à diferença entre 11h e 12h.
Escala de proporção
Além de incorporar as qualidades das escalas nominais, ordinais e intervalares, uma escala de proporção possui um zero absoluto (um ponto onde não existe nenhuma das qualidades medidas).
Usar uma escala de proporção permite fazer comparações significativas, como ter o dobro ou a metade da altura de uma pessoa. O tempo de reação (quanto tempo leva para responder a um sinal) é um exemplo que utiliza uma escala de medição de proporção.
Embora o tempo de reação de um indivíduo seja sempre maior que zero, existe um ponto zero conceitual no tempo. Assim, podemos afirmar que uma resposta de 24 milissegundos é duas vezes mais rápida do que um tempo de resposta de 48 milissegundos.
Exemplos de níveis de medição de proporção:
- Régua: polegadas ou centímetros
- Renda: dinheiro ganho no ano passado
- Anos de experiência profissional
Além disso, o formato de 24 horas possui um zero absoluto (meia-noite); por exemplo, 14 horas é duas vezes mais distante da meia-noite do que 7 horas.
Como usar os diferentes escalas de medição?
O nível de medição de uma variável é definido pela categoria mais alta que ela pode atingir. Por exemplo, classificar alguém como extrovertido (sociável) ou introvertido (tímido) é um exemplo de escala nominal.
Se classificarmos as pessoas como 1 = tímido, 2 = nem tímido nem sociável, 3 = sociável, temos um nível ordinal de medição.
Caso utilizássemos uma medida padronizada de timidez (existem inventários desse tipo), poderíamos considerar que a variável timidez atende aos critérios de um nível de medição intervalar.
Sobre a possibilidade de termos uma escala de proporção para timidez, mesmo que pudéssemos medir o zero da timidez, seria desafiador desenvolver uma escala que nos permita afirmar que uma pessoa é três vezes mais tímida que outra.
O nível de medição intervalar ou de razão é vantajoso porque nos permite usar os procedimentos estatísticos mais poderosos, como médias e desvios padrão.
Para aproveitar essa vantagem, os dados ordinais são frequentemente tratados como se fossem intervalares. Por exemplo, escalas de avaliação subjetivas (1 = muito ruim, 2 = ruim, 3 = médio, 4 = bom, 5 = excelente) são comuns.
Contudo, essa escala pode não atender aos requisitos de intervalos iguais, pois não sabemos se a diferença entre 2 (ruim) e 3 (médio) é a mesma que a diferença entre 4 (bom) e 5 (excelente). Para se beneficiar de técnicas estatísticas mais robustas, os pesquisadores muitas vezes assumem que os intervalos são iguais.
Por fim, convido você a explorar os tipos de escalas de medição que serão úteis em sua próxima pesquisa de mercado.
Lembre-se de que na QuestionPro temos diversas ferramentas que podem auxiliá-lo na realização de sua investigação. Conheça algumas de nossas soluções criando uma conta gratuita em nosso software de pesquisa ou solicite uma demonstração para descobrir tudo o que nossas diferentes licenças e serviços oferecem.