Cada empresas têm objetivos diferentes e seguem caminhos diversos para alcançá-los. Essas rotas constituem a estratégia de negócios de uma empresa. Criar uma pode ser uma tarefa árdua. Continue lendo e saiba como executá-la com sucesso.
O que é estratégia de negócios?
É a combinação de todas as decisões e ações realizadas pela empresa para atingir seus objetivos e garantir uma posição competitiva no mercado.
É a espinha dorsal da empresa, pois é o roadmap que conduz aos objetivos pretendidos. Qualquer falha nesse caminho pode fazer com que a empresa se perca na multidão de seus concorrentes.
A estratégia faz parte do plano de negócios, que, por sua vez, faz parte de uma grande estrutura conceitual chamada modelo de negócios.
O modelo de negócios é uma estrutura conceitual que explica como a empresa funciona, como ganha dinheiro e como pretende atingir seus objetivos. O plano de negócios define esses objetivos, e as estratégias de negócios concentram-se no que precisa ser feito para alcançá-los.
Importância da estratégia empresarial
Um objetivo de negócio sem estratégia nada mais é do que um sonho. Entrar no mercado sem uma estratégia bem planejada é uma aposta arriscada.
Com o aumento da concorrência, a importância da estratégia empresarial torna-se mais evidente, e há um grande aumento nos tipos de estratégias que as empresas utilizam.
Aqui estão cinco razões pelas quais uma estratégia é necessária para o seu negócio:
- Planejamento: A estratégia de negócios faz parte de um plano de negócios. Embora o plano de negócios estabeleça metas e objetivos, a estratégia oferece uma maneira de atingi-los. É um plano para chegar aonde você deseja.
- Conhecimento dos pontos fortes e fracos: Na maioria das vezes, ao formular uma estratégia, você conhece os verdadeiros pontos fortes e fracos da empresa.
- Maior eficiência e eficácia: Quando cada etapa é planejada, todos os recursos são alocados, e todos sabem o que precisa ser feito, as atividades empresariais tornam-se automaticamente mais eficientes e eficazes.
- Vantagem competitiva: Uma estratégia de negócios concentra-se em capitalizar os pontos fortes da empresa e utilizá-los como uma vantagem competitiva para posicionar a marca de forma única. Isso confere identidade à empresa e a torna única aos olhos do cliente.
- Controle: O caminho a seguir e os objetivos intermediários a alcançar também são decididos. Isso torna mais fácil controlar as atividades e verificar se elas estão indo conforme o planejado.
Níveis de estratégia de negócios
O objetivo do negócio é alcançado por meio da execução eficaz de diferentes estratégias de negócios. Embora cada funcionário, parceiro e parte interessada da empresa esteja focado no cumprimento de um único objetivo de negócios, suas atividades são definidas por diversas estratégias de negócios, dependendo de seu nível na organização.
As estratégias de negócios podem ser classificadas em três níveis:
Nível 1: O nível corporativo
O nível corporativo é o mais alto e mais amplo de estratégia de negócios. É o plano de negócios que estabelece diretrizes sobre o que deve ser alcançado e como se espera que a empresa o alcance. Estabelece a missão, visão e objetivos corporativos para todos.
Nível 2: O nível da unidade de negócios
Esse refere-se a uma estratégia específica que difere para cada unidades da empresa. Uma unidade pode ser composta por diferentes produtos ou canais com operações totalmente distintas.
Estas unidades traçam estratégias para se diferenciarem dos concorrentes, utilizando estratégias competitivas, e para alinharem seus objetivos com o objetivo global de negócios definido na estratégia de nível corporativo.
Nível 3: O nível funcional
As estratégias de nível funcional são estabelecidas pelos diferentes departamentos das unidades. Os departamentos incluem, mas não estão limitados a, marketing, vendas, operações, finanças, etc.
Estas estratégias de nível funcional limitam-se às ações e decisões diárias necessárias para executar as estratégias de nível de unidade e de nível corporativo, mantendo relacionamentos entre diferentes departamentos e cumprindo objetivos funcionais.
Elementos de uma estratégia de negócios
Embora um objetivo esteja claramente definido no plano de negócios, a estratégia responde a uma série de componentes principais:
Missão, visão e objetivos de negócio
O principal objetivo de uma estratégia de negócios é atingir o objetivo geral. Fornece a visão e a direção da empresa, com instruções claras sobre o que precisa ser feito, como precisa ser feito e quem é o responsável por isso.
Valores fundamentais
Uma estratégia de negócios também define o que fazer e o que não fazer, o que esclarece a maioria das dúvidas e dá um direcionamento claro a todos os níveis, unidades e departamentos.
Análise SWOT
Uma análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) é um resumo da situação atual da empresa. É um componente necessário de uma estratégia de negócios, pois representa os pontos fortes e oportunidades atuais dos quais você pode aproveitar e os pontos fracos e ameaças contra os quais deve se proteger.
Táticas operacionais
As estratégias de negócios unitárias e funcionais investigam os detalhes operacionais de como o trabalho precisa ser feito para ser mais eficaz e eficiente. Isso economiza muito tempo e esforço, pois todos sabem o que precisa ser feito.
Plano de aquisição e alocação de recursos
A estratégia também aborda onde e como serão obtidos os recursos necessários, como serão alocados e quem será responsável pela sua gestão.
Medição
Se não existirem medidas de controle, a viabilidade de uma estratégia empresarial não pode ser avaliada corretamente. Uma boa estratégia sempre inclui formas de acompanhar os resultados e o desempenho da empresa em relação às metas estabelecidas.
Conclusão
Uma estratégia de negócios é a expressão de um plano de negócios. Ela responde às oportunidades e ameaças do ambiente, bem como aos pontos fortes e fracos da empresa, para obter e defender suas vantagens competitivas.
Se você deseja maximizar as chances de sucesso de uma organização, é fundamental trabalhar diferentes estratégias ou, pelo menos, a estratégia de negócios.
Caso contrário, dá-se demasiado peso ao fator “sorte”. As estratégias não são apenas para grandes empresas. Uma PME ou uma startup precisa delas tanto ou mais. Então, comece a criar sua própria estratégia de negócios!