Definir uma estratégias de marketing sem suporte de dados quantitativos de qualidade, não gera conteúdo rico para a geração de insights que possa trazer resultado e valor para empresa e suas marcas.
Os profissionais de marketing precisam ter noções de finanças, estatística e probabilidades para criar uma estratégia de marketing eficiente e vencedora.
As áreas de finanças e estatística são ferramentas importantes para medir o ROI das campanhas. Com os dados dessas áreas, também é possível encontrar nichos e oportunidades de atuação no mercado que ainda não foram explorados e melhorar a rentabilidade dos produtos. Assim como também, contribuír para a estratégia na definição da distribuição de produtos, colocando o item certo no momento certo na mão do consumidor final; dentre outras atribuições.
Sim, essas são realmente áreas que nos ensinam a investir e não desperdiçar o dinheiro disponível na empresa para a implementação de planos de marketing. Infelizmente essa integração entre as áreas não ocorre em grande parte das empresas. Isso pode prejudicar o aumento nas vendas e a obter ROI nas ações realizadas.
Ferramentas para melhorar suas estratégias de marketing
As ferramentas mais importantes para a análise estatística para a definição estratégica de atuação, segmentações de mercado e definição do mix de marketing são:
- Testes de qui-quadrado;
- Resíduos corrigidos;
- Mapas perceptivos.
Qui-quadrado
Permite comparar a distribuição observada dos dados com a distribuição esperada destes. Com isso, podemos realizar um teste de associação e / ou dependência. O teste de associação nos permite determinar se uma variável é associado a outra variável e, neste caso, é possível comparar se se o valor observado de uma variável depende do valor observado de outra variável.
Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca
Resíduos:
Os resíduos corrigidos são talvez o mais importante. Uma vez que permitem identificar quais variáveis estão contribuindo para gerar mais dependência entre variáveis. Permitindo-nos a interpretar mais facilmente e com precisão o significado da associação detectada pela estatística qui-quadrado.
Mapas perceptivos:
Eles se referem aos métodos de analisar e compreender sinteticamente as percepções do consumidor. Desse modo, permitindo que o gestor de marketing possa identificar os produtos, empresas ou serviços que competem em seu mercado. Também é possível identificar as fraquezas dos produtos, desenvolver conceito de produto, criar segmentação, identificar e estimular grupos de interesse, definir metas e comparar os dados entre os grupos de informações.
Saiba mais sobre: Como melhorar a experiência do cliente com uma pesquisa NPS
Como podemos ver, essas ferramentas estatísticas nos permitem realizar estratégias de marketing e segmentação para crescer de forma sustentável. Ao compreender o segmento em que atuo, ou onde eu quero atuar, eu posso:
- Identificar a cultura;
- Personalidade;
- Estilos de vida;
- Momentos de consumo dos meus clientes ou potenciais consumidores;
- Entender o processo de compra desses indivíduos;
- E até mesmo definir ações de pós-venda.
Permitindo assim, gerar um um plano de ação utilizando o mix de ferramentas do marketing; conseguindo ampliar a exposição de marca e consequentemente aumentar o resultado da companhia.
Desenvolvendo a estratégias de marketing
Ao desenvolver a estratégia de marketing, seja ela qual for:
- Penetração no mercado;
- Desenvolvimento de novo mercado;
- Desenvolvimento de novo produto;
- Diferenciação ou gestão de relacionamento com o cliente.
Tendo o segmento totalmente identificado, podemos saber quais variáveis do mix de marketing devemos combinar ou executar para alcançar a estratégia proposta.
- Preço;
- Praça;
- Promoção;
- Produto;
- Pessoa;
- Processo;
- Physical Evidence (evidência física).
Conheça: Quais são os 4 C’s de marketing?
Marketing e inovação: juntos são uma força
Com a compreensão do segmento, metas, consumidores e concorrentes, é possível elaborar uma uma estratégias de marketing campeã. Isso nos possibilitará o crescimento de forma consciente e sustentável. Juntamente com a identificação da árvore de decisão dos consumidores e sua jornada de compra, será possível utilizar as ferramentas e planos táticos adequados para executá-los no momento mais adequado, com a visão omni channel para reforçar e estimular seu engajamento.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.
Também recomendamos: