Para conhecer as diferenças entre um estudo transversal e um estudo longitudinal, é importante lembrar as características de cada um deles. O estudo transversal é definido como um estudo observacional no qual os dados são coletados para investigar uma população em um único momento e examinar a relação entre variáveis de interesse.
Em um estudo observacional, um pesquisador registra informações sobre os participantes sem alterar nada ou manipular o ambiente natural em que eles se encontram.
A característica mais importante de um estudo transversal é que diferentes amostras de períodos de tempo específicos podem ser comparadas. Por exemplo, se você investigar a relação entre o nível de colesterol e corredores de duas faixas etárias, um grupo abaixo de 30 anos e outro entre 30 e 40 anos, essa comparação pode ser feita em um estudo transversal.
Nesse momento, o pesquisador pode criar subconjuntos por gênero, mas não pode considerar os níveis de colesterol anteriores, pois estariam fora dos parâmetros definidos para estudos transversais.
Os estudos transversais permitem o estudo de muitas variáveis em um determinado momento. Os pesquisadores podem analisar idade, sexo, rendimento, etc., em relação ao jogging e ao colesterol, com pouco ou nenhum custo adicional.
No entanto, há uma desvantagem no estudo transversal: este tipo de estudo não é capaz de fornecer aos pesquisadores uma relação definitiva de causa e efeito (uma relação de causa e efeito é aquela em que uma ação ou causa provoca um evento ou efeito; por exemplo, sem um despertador, você pode não acordar e pode adormecer).
Isso ocorre principalmente porque o estudo transversal oferece a opção de analisar um momento no tempo, basicamente não considerando o que acontece antes ou depois. Portanto, neste exemplo mencionado acima, é difícil saber se os corredores tinham níveis de colesterol baixos antes de começarem a correr ou se a atividade física realmente os ajudou a reduzir os níveis de colesterol anteriormente elevados.
O que é um estudo longitudinal?
O estudo longitudinal, assim como o estudo transversal, é um estudo observacional em que os dados são coletados repetidamente da mesma amostra ao longo de um longo período de tempo.
Esse tipo de estudo pode durar de alguns anos a décadas, dependendo do tipo de informação que se deseja obter.
A vantagem de realizar um estudo longitudinal é que os pesquisadores podem registrar mudanças, fazer observações e detectar qualquer alteração que ocorra nas características de seus participantes.
Um dos aspectos mais importantes do estudo longitudinal é que ele se estende além de um único período de tempo, permitindo que os investigadores estabeleçam uma sequência adequada de eventos ocorridos.
Continuando com o exemplo do colesterol mencionado anteriormente, suponha que, em um estudo longitudinal, um pesquisador queira observar alterações nos níveis de colesterol em mulheres com mais de 30 anos, mas com menos de 40 anos, que correram regularmente nos últimos 10 anos.
Nesse cenário, seria possível levar em conta os níveis de colesterol no início do estudo, quando essas mulheres começaram a correr. Portanto, os estudos longitudinais são mais propensos a fornecer aos pesquisadores informações relevantes sobre a relação entre causa e efeito.
Em geral, a investigação deve orientar o desenho do estudo; no entanto, às vezes, à medida que a pesquisa avança, o investigador percebe qual é o desenho mais apropriado.
Os estudos transversais podem ser realizados mais rapidamente em comparação com os estudos longitudinais, e é por isso que muitas vezes é mais comum que os investigadores comecem com um estudo transversal e, se necessário, o sigam com estudos longitudinais.
Quais são as diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal?
O estudo transversal e o estudo longitudinal são dois tipos de estudos em que o pesquisador observa os participantes em seu ambiente natural. Basicamente nestes dois tipos de pesquisa não há alteração ou mudança no ambiente em que os participantes se desenvolvem.
Apesar desta marcante semelhança entre os dois estudos, existem diferenças significativas entre um estudo transversal e um estudo longitudinal, estas são algumas delas:
Estudo transversal | Estudo longitudinal |
---|---|
Estudos transversais são mais rápidos de conduzir em comparação com estudos longitudinais. | Os estudos longitudinais levam mais tempo, de anos até algumas décadas. |
Um estudo transversal é realizado durante um período específico de tempo. | Um estudo longitudinal exige que um pesquisador observe os participantes em diferentes intervalos de tempo. |
Estudos transversais não podem fornecer aos pesquisadores uma relação de causa e efeito. | Estudos longitudinais podem fornecer aos pesquisadores uma relação de causa e efeito. |
Com estudos transversais, diferentes variáveis podem ser observadas em um único momento. | Nos estudos longitudinais, apenas uma variável pode ser observada ou estudada. |
Estudos transversais são mais econômicos para empresas e pesquisadores. | Estudos longitudinais são mais caros. |
Em um estudo transversal, diferentes variáveis podem ser observadas. | Em um estudo transversal não é possível observar diferentes variáveis. |
É verdade que o desenho do estudo depende, em grande parte, da natureza das questões de investigação. Sempre que um pesquisador decide coletar dados por meio da implementação de pesquisas com seus participantes, o que mais importa são as perguntas formuladas.
Em outras palavras, compreender que tipo de informação o estudo deve reunir é o primeiro passo para determinar como conduzir o restante da pesquisa, incluindo quais etapas devem ser incluídas, entre outros aspectos.
Continuando com o exemplo anterior, suponhamos que um investigador pretende estabelecer uma relação entre as variáveis “correr” e “colesterol”.
Nesse caso, uma das primeiras coisas que precisa ser definida é qual tipo de estudo deve ser aplicado, além de ter em mente as perguntas que deseja fazer para obter essa relação.
Agora que você conhece as diferenças entre um estudo transversal e um estudo longitudinal, lembre-se de que na QuestionPro temos ferramentas online para ajudá-lo a realizar suas pesquisas. Consulte nossos consultores online e agende uma demonstração do nosso produto.