O geomarketing tornou-se uma das grandes tendências para a promoção de uma marca. Hoje, vamos compartilhar alguns exemplos e usos para que você possa aplicá-lo.
A evolução do marketing é mais do que evidente; atualmente, milhões de pessoas estão conectadas à Internet através de seus celulares. Por isso, podemos aproveitar o uso da tecnologia baseada em localização para nossas campanhas.
Como conseguir isso? Vamos começar com o básico.
O que é geomarketing?
É uma forma de marketing que utiliza dados de localização para direcionar publicidade e promoções, garantindo que as mensagens certas cheguem às pessoas em locais específicos.
Por exemplo, o geomarketing pode ajudá-lo a garantir que você não esteja promovendo biquínis em locais onde não há praia ou onde o clima é frio o ano todo.
Por que usar o geomarketing?
Existem muitos motivos para as empresas aproveitarem o uso desse conhecimento baseado na localização das pessoas. Aqui estão alguns exemplos:
Digamos que você esteja se perguntando onde abrir um novo ponto de venda. Uma análise de geomarketing pode ajudá-lo a descobrir as áreas onde seus clientes-alvo estão localizados, para saber se sua loja atrairá tráfego de pedestres ou não.
Com os dados da sua campanha de geomarketing, você poderá conhecer o comportamento dos clientes com base em seus hábitos de compra. Isso porque os dados revelam como os consumidores se movimentam entre os diferentes pontos de venda, onde param e onde compram.
Em outras palavras, os padrões típicos de compra do consumidor podem ser determinados, e as informações utilizadas para melhor direcionar o marketing.
Outro uso das ferramentas de geomarketing é focar campanhas de publicidade digital em determinados grupos demográficos de consumidores e fazer a segmentação de clientes para comercializar aqueles com maior probabilidade de compra.
Foi demonstrado que os dados de localização aumentam a eficácia das campanhas de marketing em até 80%. Isso tem muito a ver com a relevância.
O geomarketing permite que você eleve a relevância e a personalização para o próximo nível, fazendo marketing para seus clientes com base em uma combinação do comportamento histórico de visitas e onde eles estão agora.
Agora que quase todo mundo tem celular e muitos optaram por ativar seus serviços de localização, o geomarketing é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing.
Exemplos de geomarketing
Abaixo, mostramos como restaurantes e varejistas usaram o geomarketing de forma eficaz para alcançar seus clientes ideais.
Use o geomarketing para alcançar clientes de restaurantes:
- Você pode fazer segmentação por local para veicular anúncios a clientes em potencial próximos.
- Utilize dados de localização para conectar usuários móveis à sua loja local.
- Use dados de localização para veicular anúncios para pessoas cujos hábitos anteriores mostram que elas podem estar interessadas no que você oferece. As taxas de sucesso de referência podem ser duplicadas com esta abordagem.
Aumente as visitas a empresas com geomarketing
O geomarketing teve sucesso semelhante no varejo. Por exemplo, a Timberland conseguiu aumentar as visitas às suas lojas ao visar aventureiros urbanos perto de suas lojas.
Você pode usar uma abordagem semelhante, combinando segmentação de público e localização para aumentar as visitas às suas lojas.
Ferramentas de geomarketing
Segmentação de público, segmentação de localização e segmentação de tempo são ferramentas que vão ajudar na sua campanha de geomarketing.
Segmentação de público
Ajuda as empresas a exibir anúncios para pessoas que visitaram um lugar, marca ou categoria em um determinado período. Os dados das visitas podem ser combinados com dados demográficos para uma segmentação comportamental mais precisa.
Usando dados sobre comportamento, compras e muito mais, você pode criar seus próprios públicos personalizados.
Local de destino
A segmentação por local ajuda você a entender melhor o comportamento de seus clientes em determinados locais. Isso inclui:
- Segmentação por local, para que você saiba se seus potenciais clientes estão a caminho de sua loja, no estacionamento ou já dentro do prédio. Dependendo do que for, você pode direcionar promoções apropriadas.
- Segmentação por proximidade, que permite localizar geograficamente um local para mostrar promoções específicas para clientes próximos.
Como iniciar sua campanha de geomarketing?
Se você está pensando em começar com geomarketing, existem três passos essenciais que você deve seguir.
Primeiro, defina uma meta para sua campanha. Isso é essencial para que você possa determinar quais tecnologias deseja usar e quais anúncios são mais adequados. Ter uma meta também permite medir o sucesso.
Os objetivos típicos são:
- Obter mais tráfego online para seu site.
- Atrair mais visitantes para a loja.
- Criar reconhecimento de marca.
- Fazer com que mais pessoas aceitem uma determinada oferta.
Em segundo lugar, pense no momento. Dados demográficos e de visitação podem ajudá-lo a determinar quando seus clientes-alvo têm maior probabilidade de ver sua promoção.
Terceiro, considere a localização. Use o comportamento do visitante para construir seu público ideal.
Com esses três fatores, você pode criar promoções personalizadas com base na localização atual e no comportamento passado. Isso significa que você pode atingir com sucesso as pessoas certas, no lugar e na hora certos.
O resultado final é que quase qualquer empresa ou marca pode se beneficiar do geomarketing, por isso convidamos você a experimentá-lo.