Você sabe o que são metas SMART? É um dos termos que mais ouvimos hoje.
Muitos objetos que utilizamos, e até mesmo locais que frequentamos, adotam o conceito SMART antes do nome, como “smartphone”. Agora, todos entendemos que se refere a algo que, entre suas qualidades, se destaca por ser inteligente devido ao seu funcionamento e à sua tecnologia.
Embora seja semelhante, mas não igual, no mundo do marketing, dos negócios e, de forma geral, para todas aquelas pessoas que desejam atingir um objetivo específico, também se utiliza um método denominado SMART. Não importa o tamanho do alvo, esse método se aplica a todos.
Hoje, aprenderemos mais sobre esse tipo de objetivo e como defini-lo para garantir o sucesso do seu projeto.
Quais são as metas SMART?
O conceito de “metas SMART” refere-se a uma sigla em inglês que é amplamente utilizada por diversas indústrias devido à sua grande eficiência e objetividade. Também é um recurso muito prático e pode certamente ser uma salvação para os colaboradores de qualquer diretor.
Embora esse conceito não se refira exatamente a um objeto inteligente, tenho plena certeza de que o é, pois, além de ser simplesmente uma definição ou um método, torna-se uma ótima ferramenta para todas as empresas, independentemente do setor.
Muitas vezes, definir objetivos pode ser o processo mais difícil quando se pretende iniciar um projeto ou uma nova estratégia. Certamente, todos nós, em mais de uma ocasião, já nos vimos com a mente vazia nesse momento.
Por isso, se deseja começar a trabalhar o mais rapidamente possível e dar à sua equipe uma excelente orientação para atingir objetivos específicos, é importante começar com uma abordagem eficaz para defini-los.
O conceito de “objetivos SMART” refere-se a uma sigla em inglês que é amplamente utilizada por diversas indústrias devido à sua grande eficiência e objetividade. Também é um recurso muito prático e pode certamente ser uma salvação para os colaboradores de qualquer diretor.
Embora este conceito não se refira exatamente a um objeto inteligente, tenho plena certeza de que o é, pois, além de ser uma definição ou método, torna-se uma ótima ferramenta para todas as empresas, independentemente do setor.
Importância de definir objetivos SMART
Você sabe a importância dos objetivos? Poderia resumir em uma frase curta e significativa: caminhar sem objetivos é como navegar sem bússola. Gosto de pensar neles como a razão de ser ou de existir.
Imagine a imensidão do mar aberto, e você no meio dele, sem saber o que fazer, sem conhecer os recursos disponíveis e sem saber qual direção seguir.
O melhor é começar a fazer algum tipo de esforço para seguir em frente, certo? Você não pode parar por aí, mas não sabe se o que está fazendo trará bons resultados ou o aproximará do caminho certo, que ainda é desconhecido.
O mais provável é que esses esforços o esgotem, e você não saberá se tudo o que fez valerá a pena para algo. Pelo contrário, se soubesse o objetivo que precisava alcançar, seria mais fácil direcionar sua energia para atingi-lo de uma vez por todas.
O mesmo acontece com os objetivos dentro de uma empresa. Do particular ao geral, pessoas, grupos e sistemas necessitam de objetivos claros, estruturados e bem definidos.
Todos nós temos um propósito nesta vida e não podemos acordar todos os dias apenas enfrentando o que vier. Chegará um momento em que sentiremos que não estamos fazendo nada… e, de fato, é isso que estamos fazendo.
Para ninguém o tempo passa em vão, mas para as empresas, nem tanto! Isso porque, além de lutar contra o tempo, é preciso também enfrentar o mercado e a concorrência, que surgem e crescem a cada dia.
Além disso, é necessário trabalhar para conquistar e reter clientes, convertendo-os em consumidores. Mas não só isso: é preciso garantir que internamente tudo esteja em ordem, para que cada área da empresa funcione como uma máquina perfeita.
Isso pode parecer um processo tedioso, no qual as perguntas levam a mais perguntas, tornando-se uma história sem fim. Isso ocorre porque nem todas as pessoas sabem como fundamentar seus pensamentos. Lembre-se de que escrever o que você deseja alcançar sempre o ajudará a colocar em prática seus pensamentos e imaginação.
Vantagens das metas SMART
As metas SMART ajudam você a economizar tempo…
Com tudo isso, quem tem tempo para definir objetivos? É verdade que definir objetivos exige tempo, calma e, acima de tudo, muita clareza. Todos pensaríamos que nem todos conseguem fazê-lo, mas com o método SMART, isso se torna possível.
Talvez sentar e refletir sobre questões como: “O que eu quero alcançar?”, “Por que eu quero fazer isso?” ou “Que recursos tenho para isso?”, entre outras perguntas que você deve se fazer, pareça chato e desnecessário.
Você pode até pensar que esse processo é uma perda de tempo e que, em vez de definir o objetivo, deveria colocar a mão na massa e implementar o plano de ação… Você sabe quantas empresas faliram por causa disso?
Começar a agir sem saber o real motivo pelo qual você está fazendo isso não vai te levar a lugar nenhum. Pelo contrário, vai te fazer perder tempo, esforço, trabalho, qualidade e até mesmo posição no mercado.
Enquanto você decide começar sem planejar, existem centenas de empresas que se dedicam a fazer isso passo a passo e, assim, atingem seus objetivos com mais rapidez, conquistam clientes, ocupam seu espaço e, até mesmo, desbancam tudo o que você já havia conquistado.
Para evitar toda a tragédia descrita acima, você ainda acha que isso é uma perda de tempo? Ainda acha melhor adiar? Se sua resposta for NÃO, parabéns! Espero que seu processo seja mais fácil do que você imaginava.
Como definir objetivos SMART?
Toda empresa quer ser lucrativa e obter lucros. Para isso, cada projeto deve ser dividido em objetivos principais e secundários, que precisam ser determinados com precisão e comunicados de forma eficaz. O rigor na abordagem e o compromisso são decisivos para o sucesso de um projeto.
Portanto, é necessário refletir sobre os diferentes objetivos, que devem comunicar claramente o caminho para o sucesso. A sigla SMART indica o que é mais importante.
Reserve alguns minutos e esclareça seus pensamentos utilizando o método SMART. Com a prática, ficará muito mais fácil fazer isso, mas, para começar, deixe-me explicar o que significa cada uma das letras (em português):
S para ESPECÍFICO
Aqui, quanto mais detalhado, melhor. Este é o início de tudo, então você deve se esforçar bastante e cuidar dos detalhes. O importante é resolver questões como: “o quê, quando, como, onde, com o quê, quem”.
Quanto mais informações você fornecer, mais fácil será atingir o objetivo, pois definir o caminho para alcançá-lo se tornará muito mais simples. Este ponto permitirá que você verifique se tem recursos suficientes ou se precisa de algo extra para atingir o objetivo geral.
M para MENSURÁVEL
Para que um objetivo seja realmente um objetivo, você deve ter uma forma quantitativa de medir se realmente o alcançou. Para isso, é necessário envolver números na definição, como porcentagens ou quantidades exatas. Em seu objetivo, você deve dizer algo como “aumentar o ROI em 23%”.
Não basta apenas dizer “aumentar o número de clientes”; o ideal é fazer uma análise dos clientes que você tem agora, dos que precisa conquistar e do total a ser alcançado em um determinado período de tempo, o que também é importante definir claramente.
A para ATINGÍVEL
Você sabia que muitas metas não são alcançadas porque parecem impossíveis? Muitas outras permanecem no ar porque não são desafiadoras o suficiente.
É interessante saber que existe algo difícil de conseguir e que você deve alcançar. Todos nós queremos ser os primeiros a conquistar algo, e esse sentimento pode ser um motivador para algumas pessoas. No entanto, estabelecer metas praticamente impossíveis pode fazer com que a equipe desista para evitar frustrações.
Para tornar uma meta alcançável, é necessário realizar uma análise prévia do que você fez e conquistou até agora. Isso o ajudará a saber se o salto que deseja dar é viável ou se é melhor dar um passo atrás.
R para REALISTA
Para definir uma meta realista, você deve medir o alcance do seu potencial e o das pessoas que estarão com você. É fundamental também estar ciente dos recursos de que dispõe para alcançar esse objetivo.
Além disso, é importante deixar de lado as crenças limitantes, como “não posso”, pois isso pode facilitar o processo de traçar uma meta realista e alcançável. Claro, isso só será possível se você souber exatamente quais recursos possui; caso contrário, talvez não consiga alcançar o objetivo.
Fazer uma análise cuidadosa e ser realista também ajuda a evitar emoções negativas subsequentes, que não contribuem para a persistência. Lembre-se de que não se deve simplesmente descartar os objetivos não cumpridos, mas sim revisar a estratégia e manter o compromisso com o que foi planejado.
T de TEMPO
Talvez este seja um dos fatores mais importantes para determinar se um objetivo será alcançado ou não. Se você não definir um horário de início e término, é provável que nunca consiga chegar lá.
Agendar e definir um tempo para a meta ajudará a saber se o que você está fazendo é ideal para atingi-la dentro do prazo ou se é necessário acelerar o ritmo.
Caso esteja sem tempo e não consiga atingir as metas no período definido, não se preocupe. Você também deve aprender a ser flexível. Só não abuse dessa flexibilidade, pois existe um limite tênue entre ser flexível e quebrar o compromisso.
As metas SMART são uma parte importante do crescimento de uma empresa. É fundamental que gestores e diretores de áreas como Marketing, Vendas, Recursos Humanos, entre outras, estejam amplamente envolvidos na definição desses objetivos.
Para todos, o crescimento da empresa também implica crescimento pessoal. O que devemos perceber é que a única forma de alcançar isso é ter uma ordem e uma estrutura, que é exatamente o que os objetivos SMART proporcionam.
Não perca mais tempo realizando ações sem sentido. Comece a definir seus objetivos SMART e dê à sua equipe motivos sólidos para começar a trabalhar o mais rápido possível.
Dar-lhes um bom objetivo faz parte da motivação que todos precisamos. Lembre-se: aumentar a produtividade nas equipes é sempre um ponto a favor dos diretores de área. Você consegue!
Exemplos de metas SMART
Para definir claramente os objetivos, você deve sentar-se e fazer perguntas a si mesmo, como: “O que quero que minha organização ou empresa alcance?” “Por que quero atingir esses objetivos?” “Tenho os recursos necessários para atingi-los?”
Você pode achar esse processo chato e até considerá-lo uma completa perda de tempo. Em vez disso, talvez prefira apenas anotar seus pensamentos e começar com o plano de ação. Mas pense nisso: você sabe quantas empresas faliram por não sentirem a necessidade de definir seus objetivos?
Agir antes de compreender concretamente os fatos e números não o levará a lugar algum. Pelo contrário, fará com que você perca tempo, esforço, trabalho, qualidade e até mesmo reputação no mercado.
Embora você possa ter decidido entrar em operação sem um plano, existem centenas de empresas que dedicam tempo para fazer isso passo a passo e alcançar seus objetivos mais rapidamente, reduzindo a rotatividade de clientes.
Definir metas SMART é mais fácil do que você imagina. Vejamos um exemplo para entender como elas ajudam a economizar tempo. Imagine uma organização que trabalha para eliminar sacos plásticos e resíduos similares de toda a cidade. Ela define um objetivo e uma meta como: “Nosso objetivo é tornar toda a cidade limpa e livre de qualquer resíduo plástico.”
Este objetivo é vago. No entanto, se o objetivo e a meta forem reescritos, por exemplo: “Como organização, pretendemos limpar a cidade e torná-la livre de qualquer resíduo plástico nos próximos dois anos, com a ajuda e o apoio dos nossos voluntários,” o objetivo torna-se mais claro e específico.
Na segunda versão, a meta tem um prazo específico, menciona uma atividade clara, esclarece quem ajudará a organização e define com precisão o que se deseja alcançar.
Dessa forma, as pessoas associadas à organização sabem exatamente quais são suas tarefas e qual o prazo para cumpri-las. Isso ajuda a evitar qualquer confusão e faz com que as atividades funcionem de maneira mais eficiente.
Conclusão
Os objetivos e metas SMART são uma parte essencial do crescimento contínuo de uma empresa, por isso é fundamental que todos na organização estejam envolvidos na definição desses objetivos.
Não perca mais tempo realizando ações que não trarão os resultados desejados. Comece a definir seus objetivos SMART e dê à sua equipe motivos sólidos para começar a trabalhar o mais rápido possível.
Estabelecer um bom objetivo faz parte da motivação dos colaboradores. O que você conseguirá é ter uma equipe mais produtiva, que contribuirá para o crescimento geral da sua organização.
Autora: Laura Gutiérrez Comunicadora por profissão, fotógrafa por paixão, artista teatral por hobby e amante da literatura. Também gerente de conteúdo da Media Source. Durante os últimos anos da minha vida tenho me dedicado a compartilhar meus conhecimentos e experiências com as pessoas através dos blogs onde escrevo. Escrever enche meu coração e estou emocionada em poder compartilhar um pouco de mim com vocês através de cartas. Aguardo seus comentários!