Os métodos de investigação mais complexos como um inquérito que use a metodologia de análise conjoint são cada vez mais comuns. Este é um método que analisa a popularidade e a aceitação de um produto ou serviço com determinadas características.
Fique para ler um artigo onde a QuestionPro explica como usar a metodologia de análise conjoint.
Quando usar a metodologia de análise conjoint?
Quando se está em processo de criação de novos produtos ou serviços é muito importante saber qual a preferência do cliente e até que ponto o preço do produto sofre influência com a adição de terminadas características em detrimento de outras e/ou como este nosso produto se comporta relativamente aos produtos similares no mercado.
É neste momento que devemos ponderar a utilização de inquéritos com metodologia de análise conjoint.
A procura destes resultados torna um o uso da análise conjoint importante porque nos permite obter insights específicos para esta finalidade.
Convidamo-lo a ler: Inquéritos com analise conjoint – Para que servem?
Implementação de uma análise conjoint:
Existem três fazes diferentes quando implementamos uma metodologia de análise conjoint:
- Recolha de dados: Esta é a etapa principal, é nesta fase que se deve enviar um inquérito ao publico alvo e convocar este para a participação. Só depois da participação destes é que podemos compilar a informação que os inquiridos forneceram para ter uma ideia dos seus pensamentos e opiniões sobre o produto ou característica de um produto atual ou potencial.
- Análise de resultados: É necessário analisar cuidadosamente os dados recolhidos para se poder compreender a mentalidade dos entrevistados e destacar os elementos em que a nossa organização se deve focar. Fazer uma análise de dados correta permite-nos utilizar a informação recolhida para desenvolver a nossa estratégia de produto e de marketing.
- Tomada de decisão: O mais importante num inquérito com metodologia de análise conjoint é a sua finalidade, são as decisões e ações que se tomam em consequência dos resultados obtidos. Estas ações podem ser tão simples como aumentar ou diminuir o preço de um produto, alterar características ou, no limite descartar o produto do mercado
Benefícios de utilizar esta metodologia nos inquéritos:
A análise conjoint é geralmente usada para dividir uma porção maior do mercado-alvo em porções menores. Isso facilita a classificação e o marketing de um produto devido às listas filtradas criadas a partir da lista principal.
- É o meio perfeito para os entrevistados darem sua opinião sobre mais de um atributo de um produto ou serviço, ou sobre algumas das suas características.
- É uma maneira fácil de obter opiniões sobre aspetos como preço e recursos antes de lançar um novo produto.
- É um método eficaz para fazer uma análise da concorrência.
- É uma ferramenta vital para entender o valor da marca e entender como a participação no mercado é afetada ou beneficiada por vários fatores, como preços, características, etc.
Caso pretenda realizar um inquérito com metodologia de análise conjoint lembre-se de que na QuestionPro temos as ferramentas para fazê-lo.