A pesquisa de mercado é o combustível que impulsiona produtos, serviços e até ideias. Infelizmente os mitos da investigação de mercado frequentemente afetam as marcas, especialmente nessa era digital de audiências sofisticadas. Com a investigação de mercado e possível gerar insight para melhorar a performance das empresas.
Deixando de lado esses mitos, você encontrará o caminho para alcançar seus objetivos.
Conheça os mitos da investigação de mercado mais comuns:
1. “Eu já conheço meu público, então não preciso conduzir investigação de mercado”
A maioria das organizações sabem quem são seus clientes. Mas, o que elas não fazem é considerar todas as necessidades do seu público. Nesses tempos de competição, as tendências estão evoluindo em um ritmo acelerado. Uma mudança nas preferências do consumidor nas redes sociais ou algo semelhante pode fazer uma grande diferença.
Além disso, a pesquisa em andamento também pode revelar motivações, desejos ocultos, etc., do público; disso vem a importância de conhecer o mercado e as necessidades do cliente.
Imagine um mundo no qual o MySpace teria escutado a insatisfação das pessoas em relação a perfis falsos e cheios de spam. Este é apenas um exemplo da importância de ter uma visão completa do seu público.
Leia também: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?
2. “É muito caro”
Outro mito da investigação de mercado é que elas têm um alto custo. Esse é o pretexto menos aceitável para não realizar pesquisas de mercado.
Atualmente, pesquisas on-line podem ser feitas até no Facebook, Twitter e Instagram. E da mesma forma, as plataformas de e-mail marketing podem ter um custo baixo e você pode alcançar seu público com muita facilidade e rapidez.
Não se preocupe em criar um grupo de foco em seu escritório ou financiar um estudo por meio de pesquisas telefônicas; garanto-lhe que existe atualmente um mundo digital que se ajusta ao seu orçamento.
Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado
3. “A pesquisa pessoal é melhor que a online”
Para pesquisas qualitativas, esse pretexto até pode ser usado. Mas, para pesquisas quantitativas, as pesquisas on-line são uma metodologia amplamente aceita, por se tratar de um método bastante rápido e de baixo custo. De fato, para você ter uma ideia, mencionarei algumas das vantagens da pesquisa on-line:
- Permite que os profissionais de marketing coletem opiniões de um mercado amplo,
- Os resultados são rapidamente recopilados e analizados,
- Permite amostragem sem problemas dentro de regiões específicas,
- É eficaz em relação à proteção das informações pessoais do entrevistado,
- E, claro, a pesquisa on-line é boa para o seu portfólio.
4. “Investigação de mercado leva muito tempo”
Outro mito da investigação de mercado é que leva muito tempo para ser realizado. Vamos enfatizar mais uma vez a era digital em que vivemos.
Sim, a investigação deve ser tão precisa e meticulosa quanto possível. Mas, a realidade é que hoje a realização de pesquisas de mercado é muito mais fácil e leva menos tempo do que você imagina.
Graças às novas tecnologias e as novas fontes de dados, os pesquisadores e especialistas em marketing têm mais opções do que nunca para coletar diferentes tipos de informações e que se encaixam em qualquer orçamento.
O mundo da investigação de mercado está disponível para você e para que sua pesquisa leve o mínimo de tempo possível e com o menor custo. Aprenda como conduzir uma investigação rápida e eficiente.
Pesquisa de mercado e análise de mercado Qual é a diferença?
5. “Quanto maior, melhor”
No mundo da pesquisa atual, o tamanho não importa. Isso era pré requisito em outros tempos, mas hoje não mais. Vale ressaltar que, atualmente, as pesquisas são respondidas principalmente em celulares e, por isso, é necessário realizá-las brevemente.
Marcas não precisam de grandes pesquisas. De fato, estudos mostram que o cansaço em responder pesquisas de mercado chega após 20 minutos. Portanto, é melhor oferecer aos participantes um questionário curto e direto.
Os entrevistados, geralmente, respondem mal se uma pesquisa é longa demais e respondem melhor se uma pesquisa for direta e concreta.
Veja também: Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado
6. “O quantitativo é o que importa”
Pesquisas bem construídas são, em grande parte, feitas de dados úteis. Vale ressaltar que muitas vezes o “porquê” dos dados também pode se tornar crucial.
Uma pesquisa quantitativa pode explicar a uma organização ou empresa o porquê de um determinado grupo demográfico não frequentar uma loja por determinadas horas. Questões abertas e entrevistas com análises subsequentes podem ser importantes na tomada de decisões.
Honestamente, nunca deveria ser pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. O mais recomendável é que haja um equilíbrio saudável entre as duas. Hoje, existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a combiná-las e analisá-las da melhor maneira.
Graças a ferramentas como a QuestionPro, o mundo da pesquisa de mercado está mais acessível do que nunca. Além disso, vale ressaltar que as empresas estão cada vez mais interessadas em conhecer o “porquê”, para oferecer aos seus clientes a melhor experiência.
7. “É muito fácil”
Este é um dos mitos mais comuns da investigação de mercado. O fato de ser capaz de obter informações que criam soluções digital e rapidamente não significa que seja algo “fácil e doce como o mel”.
Profissionais de marketing e pesquisadores devem trabalhar aduarmente nas pesquisas. Desde a concepção de um questionário de forma eficaz, até uma boa análise das respostas. Os pesquisadores devem tentar o melhor para obter sempre os melhores resultados.
Nós todos sabemos que há investigações sendo realizadas o tempo todo, mas a realidade é que nem todos os investigadores fazem de forma efetiva.
Eu convido você a ler: Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios
8. “Eu já tenho acesso aos dados públicos para poder investigar mais.”
Seus concorrentes também têm acesso a esses dados públicos. Seus concorrentes têm o mesmo acesso a estatísticas de agências governamentais, balanços corporativos e associações comerciais.
Além disso, dados de diferentes fontes possuem diferentes metodologias. É possível que com estes você não possa fazer comparações precisas para responder estrategicamente as suas questões comerciais.
9. “Uma investigação é suficiente”
Um dos mitos da pesquisa de mercado é justamente esse que se concentra em acreditar que fazer apenas uma pesquisa é suficiente. A realidade é que os consumidores mudam constantemente seu comportamento.
Infelizmente, as empresas, geralmente, finalizam as pesquisas de mercado antes do lançamento de um produto ou serviço; ou apenas para entender as reações iniciais.
A continuidade de sua pesquisa pode variar. O importante é que sua coleta de dados não seja feita apenas uma vez; (claro, se você quiser permanecer na frente de sua concorrência e aumentar o crescimento da sua marca).
10. “Todas as empresas de pesquisa de mercado são as mesmas”
Se você decidir usar um parceiro para realizar sua pesquisa, tenha em mente que nem todas as empresas de pesquisa de mercado são iguais.
Saiba mais em: Processo de pesquisa de mercado – como projetar
Por exemplo, nosso serviço de público-alvo é especializado em fornecer aos clientes públicos de difícil acesso para as pesquisas. Por exemplo, veterinários, empresários, médicos, eleitores registrados, etc.; isso é algo que nem todas as ferramentas oferecem.
Dúvidas? Verifique com nossos consultores on-line e agende uma demonstração de nossos produtos. Garanto-lhe que conversando com nossos especialistas, esses e outros mitos da investigação de mercado serão derrubados.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram