Quando falamos sobre as múltiplas ferramentas que existem em estudos de mercado, é necessário mencionar os diferentes modelos de inquérito, que nos ajudam a tornar nosso projeto mais fácil de realizar de acordo com as nossas necessidades. Conhecer um padrão e aplicá-lo a determinados processos leva-nos a atingir nossos objetivos. Neste artigo, falamos sobre os modelos de inquérito mais relevantes para que possa aplicá-los no seu próprio projeto.
5 tipos de modelos de inquérito
Já usou algum destes modelos de inquérito? Conheça-os e decida qual é o melhor para o seu projecto!
1. Modelo de investigação básica
Este modelo também é conhecido como modelo de inquérito teórico, puro ou dogmático. Baseia-se na formulação de hipóteses com o objetivo de aumentar o conhecimento científico e / ou filosófico. O contraste deste modelo é que casos práticos não podem ser executados de forma alguma.
O seu objectivo é ter novos conhecimentos que estejam completamente longe da prática e aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade.
Características:
Algumas das características deste tipo de modelos de inquérito básico são:
- Usa amostragem com o objetivo de expandir as descobertas.
- O conhecimento adquirido não é para uso instantâneo.
- Descobrir leis que funcionam como sustento para alternativas sociais.
- Os resultados não são vendidos.
2. Modelo de inquérito Aplicado
É definitivamente um dos tipos mais populares de modelos de inquérito. É responsável pela aplicação do conhecimento adquirido, por isso está intimamente relacionado ao modelo de inquérito básico, pois depende dos seus resultados. O objetivo deste modelo de inquérito é fortalecer o conhecimento cultural e científico.
O inquérito aplicado é responsável pela transformação do conhecimento, o que é conveniente para o desenvolvimento da sociedade.
Características:
O modelo de inquérito aplicado é caracterizado por:
- Necessidade de um quadro teórico.
- Estar interessado em aplicar o conhecimento.
- Procurar conhecimento para agir.
- A sua finalidade é resolver problemas sociais.
3. Modelo de inquérito descritivo
Entre os tipos de modelos de inquéritos está o que serve de base para estudos que exigem um maior nível de profundidade. Este centra-se na análise de dados, ordenação e classificação de um objeto de estudo ou situação, para indicar as suas características e propriedades de maneira geral a particular.
As ciências sociais utilizam este método para ter uma visão geral do estudo e observar o comportamento dos sujeitos sem interferir. No entanto, as conclusões do estudo não são definitivas, são apenas uma ferramenta que pode ser usada para futuros inquéritos.
Características:
Entre as características do modelo de inquérito descritivo estão:
- As informações que ele oferece devem ser verdadeiras e específicas.
- Concentram-se em responder.
- As investigações são originais e criativas.
- O investigador não controla o objeto de estudo.
4. Modelo de inquérito exploratório
O modelo exploratório distingue-se dos demais tipos de modelos de inquéritos pela sua tolerância na metodologia aplicada. O seu trabalho é encontrar todas as evidências do fenômeno que será investigado. No entanto, não procura encontrar uma conclusão, mas sim servir de fonte para futuros estudos.
Este método tem a possibilidade de estabelecer o problema de inquérito e encontrar os dados que ajudam a criar as perguntas necessárias. Além disso, é responsável por criar a hipótese do sujeito como suporte ao inquérito descritivo.
Características:
O modelo de inquérito exploratório é caracterizado por:
- A fonte do inquérito serem os livros e opiniões de especialistas.
- Do seu estudo, pode realizar outros estudos de mercado
- Não é um modelo de inquérito ordenado.
- Investigadores devem agir de maneira subjetiva e superficial.
5. Modelo de Inquérito Explicativo
Ao contrário dos outros tipos de modelos de inquérito, não é o único responsável por descrever o ambiente do fenômeno do estudo, mas também se concentra em definir as causas por trás do fenômeno do estudo. O seu principal objetivo é usar métodos analíticos para responder a perguntas ou argumentar o porquê de uma situação.
O objetivo do inquérito explicativo é analisar as interações do estudo, respondendo ao porquê? e para quê? Com o objetivo de ampliar o inquérito descritivo e exploratório, para isso, é necessário um alto nível de compreensão prévia do fenómeno.
Características:
Algumas características que o modelo do inquérito explicativo são:
- Expande a compreensão do estudo.
- Oferece múltiplas fontes de informação.
- Prevê os efeitos que o estudo sofre ao mudar durante o processo.
- Seleciona os sujeitos do estudo de maneira ordenada
Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.
Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.