Employer Branding é o conceito utilizado pelas empresas para trabalhar temas que reforçam os elementos que agrega valor à marca.
Pela visão interna, atualmente, as empresas buscam melhorar sua reputação de marca como empregador; para assim atrair e reter os melhores profissionais do mercado. E, isso tem sua razão de ser: as empresas têm reconhecido que contar com os melhores profissionais as fazem mais competitivas, ou seja, aumenta seu valor.
Portanto, criar uma boa Employee Value Proposition (Proposta de valor para o empregado), permitirá melhorar sua estratégia de Employer Branding para atrair os melhores profissionais.
Clima Organizacional como chave para um bom Employer Branding
Segundo estudos, os profissionais têm em mente que o clima organizacional é um dos três fatores que os trabalhadores de todo o mundo consideram determinantes na hora de decidir incorporar-se ou não a uma empresa.
Mas, a importância de um bom clima organizacional não termina aí. Os trabalhadores que se desenvolvem em um bom clima organizacional são mais criativos, produtivos e fiéis à empresa.
Temos como exemplo os gigantes da tecnologia: Google, Apple e Facebook liderando as listas das empresas onde todos querem trabalhar.
Saiba com Melhorar o clima organizacional: estratégias para seguir na sua empresa
Essas grandes companhias, por meio de seu departamento de Recursos Humanos, dedicam boa parte de seus esforços para oferecer um clima organizacional no qual se fomenta a criatividade, a produtividade e a imaginação.
Essas empresas, que estão deixando uma marca no mundo dos negócios, se esmeram em criar um ambiente de trabalho de portas abertas em seus diferentes níveis hierárquicos. Permitindo, assim, que os trabalhadores participem de seus próprios projetos a fim de que se sintam valorizados.
Marketing da comunidade de marca – 5 ideias para realizar
Características de um bom clima organizacional
Ser um bom lugar para trabalhar deve ser o principal objetivo de qualquer empresa que queira alcançar êxito no mundo empresarial. Os trabalhadores são os únicos bens não quantificáveis de toda a organização. Por isso, devem ser adotadas estratégias para atrair e manter os melhores profissionais na companhia.
Uma das regras para atraí-los e mantê-los é contar com um bom clima organizacional. A seguir as principais características deste conceito:
Comunicação clara para melhorar o employer branding
Uma das condições imprescindíveis para criar relações de trabalho saudáveis e produtivas é fomentar uma comunicação aberta e positiva entre os trabalhadores e os gestores. A comunicação deve ser prestigiada em todos os níveis hierárquicos e os gestores devem ser acessíveis; fazendo com que seus trabalhadores se sintam ouvidos e valorizados.
Veja também: Promotores de marca – como gestioná-los em uma comunidade
Trabalho em equipe
Um ambiente de trabalho com um bom clima organizacional fomenta o espírito colaborativo do trabalho em equipe. Uma cultura de colaboração alinha todos aqueles que compõem a equipe em um objetivo comum. Além de criar uma sólida sensação de pertencimento por parte dos trabalhadores.
Embaixadores de marca: promova seus produtos ou serviços
Respeito pela diversidade
Respeitar e aceitar a diversidade é requisito indispensável para criar um clima organizacional agradável e sem discriminações. A diversidade em uma empresa deve ser aceita como uma fortaleza e uma oportunidade para o aprendizado mútuo.
Para concluir, pode-se afirmar que é de grande importância para as empresas construírem ambientes de trabalho inclusivos, positivos e motivadores. Bem como assinalar que o clima organizacional é um fator que os profissionais levam em conta quando escolhem ou abandonam uma empresa.
Se as empresas querem ser uma boa referência de Employer Branding, o clima organizacional é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de oferecer uma boa Employee Value Proposition (Proposta de Valor para o Empregado).
Dentro deste cenário, a necessidade de contar com os melhores profissionais faz com que as empresas pretendam avaliar suas condições de trabalho; a fim de se posicionarem como referência de bons empregadores.
Saiba mais sobre Comunidades de marca, temáticas ou genéricas: qual me convém?
As pesquisas como gerador de dados para o seu employer branding
As pesquisas têm se convertido em uma ferramenta eficaz para resolver as preocupações dos empresários em relação ao Employee Value Proposition.
Investigações de satisfação dos funcionários são capazes de identificar a satisfação e o descontentamento dos colaboradores em relação a empresa. Assim como também suas aspirações de crescimento profissional, a forma como veem seus líderes, e como eles se sentem em relação a política salarial, benefícios e o tratamento da companhia ao empregado.
Alguns comportamentos como faltas em excesso, muitos atrasos, aumento do número de pedidos de demissão e reclamações por parte dos clientes, entre outros; são sintomas que podem demonstrar o descontentamento dos trabalhadores. Sinalizando a urgência na realização de pesquisas para medir a satisfação dos seus funcionários.
Também recomendamos: Marketing de experiências, a fórmula para amar sua marca
Sobre a autora:
Katyuska Chacón é redatora de conteúdo na web. Tem mais de 4 anos de experiência na criação de conteúdo de qualidade orientado a SEO. Atualmente trabalha escrevendo artigos para importantes blogs corporativos, bem como blogs de outras temáticas.
Dados de Contato:
Email: [email protected]
Facebook: Katyuska Chacón
Twitter: @valent1068
Linkedin: Katyuska Chacón
G+: Katyuska Chacón
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Leia também:
Pesquisa com empregados, sabendo seus sentimentos.
Como medir a ética de trabalho em sua empresa?
Como elaborar um plano para participação dos funcionários
7 questões demográficas para uma pesquisa
Pesquisa de ambiente de trabalho para funcionários: Razões pelas quais funciona