A amostragem em bola de neve é um tipo de amostragem não probabilística utilizada quando é difícil encontrar participantes potenciais ou quando a amostra é limitada a um subgrupo muito pequeno da população.
Neste tipo de amostragem, os participantes da pesquisa recrutam outros participantes para um teste ou estudo. Aqui, os pesquisadores usam seu próprio julgamento para escolher os participantes, ao contrário da amostragem aleatória simples, na qual as chances de qualquer membro ser escolhido são iguais.
A amostragem em bola de neve consiste em duas etapas:
- Identifique possíveis sujeitos na população: Muitas vezes, apenas um ou dois indivíduos podem ser encontrados inicialmente.
- Peça a esses participantes que recrutem outras pessoas: Os participantes devem estar cientes de que não precisam fornecer outros nomes.
Em outras palavras, o método de amostragem em bola de neve depende de referências iniciais de indivíduos para gerar novos participantes, daí o seu nome “bola de neve”.
Quando esse método de amostragem é aplicado, os membros do grupo amostral são recrutados por meio de uma cadeia de referências.
Essas etapas são repetidas até que o tamanho de amostra necessário seja alcançado. Eticamente, não se deve pedir aos participantes do estudo que identifiquem outros potenciais participantes; em vez disso, deve-se pedir que encorajem outros a participar.
Para que é usada a amostragem em bola de neve?
Algumas pessoas podem não querer ser encontradas. Por exemplo, se um estudo investigar fraudes em testes, furtos em lojas, uso de drogas ou qualquer outro comportamento social “inaceitável”, os participantes potenciais podem ser cautelosos ao se manifestar devido a possíveis consequências.
No entanto, é provável que outros participantes do estudo conheçam pessoas na mesma situação que elas e possam informar sobre os benefícios do estudo, assegurando-lhes a confidencialidade.
Como fazer amostragem de bola de neve?
O processo para criar uma amostra usando esse método pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Defina um programa de participação e descreva o processo pelo qual um indivíduo convida ou indica outros para participar.
- Identifique grupos ou organizações que possam fornecer acesso a determinados indivíduos que se enquadrem nas características do estudo.
- Obtenha os contatos iniciais e peça-lhes que participem. Essa etapa é semelhante aos métodos convencionais de amostragem, mas com a intenção de obter um tamanho de amostra reduzido.
- Peça aos participantes que acessem outros contatos assim que a entrevista terminar.
- Garanta a diversidade de contatos, selecionando adequadamente os indivíduos iniciais e incentivando-os a recomendar o estudo a outras pessoas.
Vantagens e desvantagens da amostragem em bola de neve
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
O processo de implementação é curto, barato, simples e rentável. | Geralmente é impossível determinar o erro amostral ou fazer inferências sobre as populações da amostra obtida. |
Tem a capacidade de recrutar populações ocultas e coletar dados primários de maneira econômica | Pouco controle sobre o método de amostragem. Os assuntos que o pesquisador pode obter baseiam-se principalmente em assuntos previamente observados. |
Ajuda a descobrir características de uma população que você nem sabia que existia. | A superamostragem de uma rede de pares específica pode levar a possíveis vieses. |
Requer pouco planejamento e menos mão de obra do que outros tipos de amostragem. | Os entrevistados podem hesitar em fornecer os nomes dos seus pares e pedir-lhes que o façam pode levantar questões éticas. |
Na QuestionPro, contamos com o serviço Audience, onde ajudamos você a obter a amostra necessária para seu próximo estudo, além de diversas ferramentas que o auxiliarão na coleta dos dados necessários.
Convidamos você a criar uma conta gratuita em nosso software de pesquisa ou a solicitar uma demonstração para saber mais sobre nossos recursos, licenças e serviços avançados.