
Aprenda o que é advocacy de funcionários e os benefícios de desenvolver um programa de promoção interna na sua empresa
Envolver seus funcionários como defensores da marca oferece uma série de benefícios para a sua empresa. Por isso, neste conteúdo, você vai aprender o que é advocacy de funcionários, quais são seus benefícios e como implementá-lo na sua organização.
Empresas que valorizam seus colaboradores, como o Google, se esforçam para atrair e reter talentos. Investir em serviços e benefícios de qualidade é uma forma eficiente de manter os profissionais engajados. Outra maneira eficaz é envolvê-los em um programa estruturado de advocacy de funcionários.
O que é employee advocacy
Advocacy de funcionários é um programa estratégico de conscientização, criado para mobilizar e capacitar colaboradores a promoverem suas empresas e marcas nas redes sociais — tornando-se verdadeiros embaixadores da marca.
Programas de engajamento desse tipo incentivam os funcionários a participarem das ações de comunicação da empresa, compartilhando conteúdos relevantes em suas próprias redes sociais.
Vantagens de ter um programa de advocacy de funcionários
Envolver colaboradores em um programa de advocacy demonstra que você confia neles para atuarem como representantes da sua marca.
Poucas ações fortalecem tanto a lealdade quanto permitir que os funcionários compartilhem informações — sejam conteúdos produzidos pela empresa ou materiais de terceiros, desde que relevantes e de qualidade — em suas redes sociais.
Os gerentes de mídia social da empresa podem ser responsáveis por garantir que o conteúdo compartilhado esteja alinhado às políticas e valores da organização.
Entre os principais benefícios do advocacy de funcionários, estão:
1. Os colaboradores se tornam promotores do setor
Ao permitir que seus funcionários defendam a empresa nas redes sociais, você mostra que valoriza também o desenvolvimento de suas marcas pessoais.
Essa atitude reforça a confiança da empresa nos profissionais e estimula o engajamento, criando um ambiente mais colaborativo e transparente.
Se a cultura e a visão da sua empresa ainda não oferecem esse nível de abertura e confiança, talvez seja hora de reavaliar as prioridades. Promova as mudanças necessárias para que seus colaboradores se tornem os defensores mais valiosos da sua marca.
Ofereça aos clientes e potenciais clientes uma interação real e significativa
Outra vantagem de implementar um programa de advocacy de funcionários é que os amigos e colegas dos colaboradores, em suas redes sociais, passam a conhecê-los em um nível tanto pessoal quanto profissional.
Cada vez mais pessoas consultam as redes sociais antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso, as conexões dos seus colaboradores tornam-se um recurso valioso.
Os consumidores confiam nas mídias sociais porque sabem que não receberão respostas automatizadas ou recomendações impessoais de robôs treinados pela empresa.
À medida que os colaboradores se tornam reconhecidos como especialistas em seus segmentos, suas redes passam a confiar mais em suas recomendações e percepções. Isso fortalece tanto a imagem dos profissionais quanto a reputação da sua empresa.
Quando os funcionários compartilham conteúdos nas redes sociais, oferecem uma visão mais autêntica de como a empresa funciona. Esse é um excelente motivo para investir em um programa estruturado de advocacy.
Embora os colaboradores precisem respeitar diretrizes de divulgação e ética, isso não impede que atuem como verdadeiros defensores da marca — especialmente se forem vistos como líderes de opinião dentro do setor.
Dicas para criar um programa de advocacy de funcionários
A seguir, confira quatro dicas para incentivar seus colaboradores a se tornarem embaixadores da marca e falarem espontaneamente sobre a empresa nas redes sociais.
1. Treine os funcionários que são novos nas redes sociais
Alguns colaboradores já estão familiarizados com as dinâmicas das redes sociais e sabem como se comunicar bem nesses canais. Mas nem todos têm essa experiência. Alguns são iniciantes e precisam de apoio. Ofereça orientações práticas sobre o uso adequado das redes, especialmente das mais profissionais, como LinkedIn e Twitter (X).
Ajude-os a otimizar seus perfis, atualizando biografias, experiências profissionais e incentivando a participação em sessões de fotos para obter uma imagem de perfil apropriada.
Lidere pelo exemplo: compartilhe conteúdo em suas próprias redes sociais para inspirar os colaboradores a fazerem o mesmo.
2. Crie conteúdo de qualidade
Para que seu programa de advocacy seja eficaz, é essencial produzir conteúdo relevante e atrativo. Sem isso, os colaboradores não terão o que compartilhar.
Crie materiais que gerem valor tanto para o público externo quanto para os próprios funcionários. Eles devem sentir orgulho do conteúdo que estão divulgando.
3. Faça curadoria de conteúdo
Além de produzir conteúdo próprio, considere também compartilhar conteúdos externos relevantes, como notícias do setor e tendências de mercado. Isso enriquece a comunicação e amplia a autoridade da empresa.
Conclusão
Agora que sabe o que é employee advocacy, Dê aos seus colaboradores a oportunidade de se tornarem embaixadores digitais da sua marca. Isso fortalece a imagem da empresa e promove engajamento interno.
É verdade que estruturar um programa de advocacy demanda esforço e planejamento, mas os benefícios compensam. Com dedicação, os resultados positivos certamente virão.
Pronto para transformar seus colaboradores em defensores da marca? Use a QuestionPro para estruturar seu programa de advocacy com eficiência, medir resultados e engajar sua equipe como nunca antes.