Você sabe o que é intangível? É um adjetivo que se refere a algo que não pode ser claramente percebido de forma concreta. Em outras palavras, um intangível é algo imaterial, como um conjunto de normas, sentimentos ou emoções.
Comparado ao tangível, o intangível é mais difícil de medir e avaliar. Nossos amigos da Dédalo Comunicación compartilham mais sobre esse conceito e o que ele representa para as organizações
O que é intangível?
Ativos intangíveis são fatores imateriais que criam valor em uma empresa. Embora não tenham forma física, são eles que permitem às empresas se diferenciarem da concorrência e se posicionarem de maneira distinta no mercado.
Para ilustrar, considere alguns exemplos universais: o iPhone é apenas um telefone? O Starbucks é apenas um café? Ou a Chanel é apenas uma marca de bolsas qualquer?
O modelo de bolsa Chanel 2.55 pode ter características semelhantes a outras bolsas no mercado, mas todos sabemos que o que realmente diferencia uma bolsa Chanel é o valor da marca.
A Chanel é um símbolo de status, elegância, tendência e qualidade. Ao ver uma pessoa usando um telefone Apple ou uma bolsa Chanel, você tem uma ideia do tipo de pessoa que ela é ou aspira ser.
O valor da comunicação na gestão de intangíveis
Mas como você posiciona esses intangíveis? O valor dos intangíveis das marcas é alcançado a longo prazo, e a comunicação desempenha um papel estratégico crucial para atingir os objetivos estabelecidos.
O compromisso social e ambiental, a boa governança, a gestão de talentos, os valores e o propósito do negócio são exemplos de ativos intangíveis que podem melhorar o posicionamento de uma empresa quando comunicados de forma adequada.
Se o principal valor de uma empresa é a honestidade, ele deve se refletir de maneira consistente em toda a organização. A gestão de recursos humanos, a seleção de fornecedores, a política comercial e a gestão emocional da marca devem estar alinhadas com esse valor.
Para isso, as empresas precisam de uma estratégia de comunicação eficaz para a gestão de intangíveis, capaz de implementar valor em todos os processos. Caso contrário, pode ser difícil dar visibilidade ao trabalho realizado com intangíveis.
Importância dos intangíveis de uma empresa
À medida que a tecnologia avança, os intangíveis passaram a representar a maior parte do valor das grandes empresas. A consultoria Mazars estima que os intangíveis podem chegar a compor até 80% do valor de uma empresa.
Lucros, receitas, resultados operacionais e participação de mercado são apenas o ponto de partida. Quando uma empresa investe em intangíveis, vários outros fatores entram em jogo além do retorno financeiro.
O impacto que uma empresa tem no mundo é crucial para a mudança. Hoje, os benefícios esperados não se limitam apenas a aspectos financeiros; eles incluem ser sustentável, satisfazer os clientes, garantir que os colaboradores tenham orgulho de pertencer à empresa e construir uma reputação sólida. Estamos na era dos intangíveis.
Autora: Ana Martínez Villar. Consultor na Dédalo Comunicación.