Perguntas diretas levam o entrevistado a responder de uma maneira específica, dependendo de como são formuladas. Na maioria das vezes, essas perguntas já contêm as informações que o pesquisador deseja confirmar, em vez de buscar uma resposta verdadeira e imparcial.
O viés em pesquisas pode surgir de formas inesperadas, e se esse viés estiver presente na forma de perguntas diretas, o objetivo da pesquisa será comprometido, pois as respostas serão tendenciosas. Essas respostas e os dados coletados não gerarão relatórios e conclusões valiosas.
Perguntas de pesquisa mal formuladas podem resultar em respostas que não ajudam no processo de tomada de decisão. Se o pesquisador não estiver ciente dos vieses ao elaborar perguntas, esses preconceitos se refletirão em decisões mal fundamentadas, baseadas em dados parciais.
Isso pode impactar negativamente uma organização ou empresa que utiliza esses dados para fins de pesquisa ou comerciais.
O que é uma pesquisa tendenciosa?
É aquela que apresenta erros devido a:
- O desenho inadequado da pesquisa
- Perguntas diretas que influenciam as respostas
O pesquisador deve sempre elaborar a pesquisa de forma que as perguntas não influenciem as respostas dos participantes. Uma pesquisa tendenciosa pode resultar em uma taxa de desistência mais alta, já que os respondentes tendem a perder o interesse.
Uma pergunta de pesquisa bem formulada permite que os entrevistados respondam de maneira honesta, sem influenciá-los a tomar partido ou a expressar preconceitos evidentes. Em outras palavras, as perguntas não devem confundir os participantes sobre qual opção escolher.
Exemplos de perguntas diretas
Exemplo: Gostou da nossa fantástica nova oferta?
Usar a palavra fantástico na pergunta anterior pode criar preconceitos entre os entrevistados. Uma pergunta mais neutra seria:
Como você avaliaria nossa nova oferta?
- Excelente
- Muito bom
- Bom
- Regular
- Ruim
Exemplo: Onde você gosta de beber uísque?
Esta questão leva as pessoas a acreditarem que só gostam de beber whisky, no entanto, pode haver entrevistados que não gostem de whisky, ou que prefiram outras bebidas alcoólicas, ou que sejam completamente abstêmios. Portanto, eles podem não ser capazes de responder com sinceridade.
No exemplo acima, seria melhor fazer primeiro uma pergunta preliminar para descobrir se os entrevistados consomem álcool/uísque.
A pergunta correta seria: Você consome bebidas alcoólicas?
- Sim
- Não
Se responderem “sim”, deverão ser direcionados para a próxima pergunta; caso contrário, deverá ser aplicada uma lógica de salto para permitir que os respondentes pulem a pergunta que não se aplica a eles.
Exemplo: Você sempre come fast food? (Mas)
Literalmente, esta pergunta invariavelmente levará os entrevistados a responder não, mesmo que comam fast food várias vezes por semana.
A pergunta correta seria: Quantas vezes por semana você come fast food?
- Diariamente
- 5-6 vezes por semana
- 3-4 vezes por semana
- 1-2 vezes por semana
- Eu não como fast-food
Como evitar perguntas diretas?
Mantenha as perguntas claras e simples, evite direcionar o entrevistado para uma resposta específica, ofereça opções de resposta adequadas e inclua a opção “Outro” para garantir que a pesquisa seja fácil de responder.
Para eliminar o viés das perguntas diretas, o pesquisador pode pedir a opinião de alguém que não esteja familiarizado com o tema da pesquisa. É sempre útil que outra pessoa revise a pesquisa para identificar e eliminar possíveis vieses antes de sua distribuição, como por meio de uma pesquisa piloto.
Evite usar jargões nas perguntas. O uso de termos técnicos ou de difícil compreensão pode levar a perguntas diretas, pois quando os entrevistados não entendem a pergunta, tendem a escolher a opção de resposta que compreendem melhor ou qualquer outra disponível.
Conclusões
Um pesquisador deve evitar fazer perguntas diretas para obter respostas corretas e imparciais. Para reduzir vieses em uma pesquisa, certifique-se de definir claramente todas as opções de resposta, permitindo que os entrevistados escolham a melhor opção para eles.
Incluir a opção “Prefiro não responder” também é importante, pois muitas pessoas podem abandonar a pesquisa se não se sentirem à vontade para responder a determinada pergunta.
Ao aplicar os fatores mencionados, os pesquisadores podem evitar formular perguntas diretas que induzam a uma resposta específica, garantindo a obtenção de insights mais significativos para o projeto de pesquisa.
Se você deseja utilizar estas ou outras perguntas em sua pesquisa online, lembre-se de que a QuestionPro é a ferramenta ideal. Entre em contato conosco para saber mais sobre a nossa plataforma.