A pesquisa audiovisual situa-se no cruzamento de múltiplas disciplinas e metodologias, que vão desde a antropologia audiovisual até a psicologia e à investigação de mercado, para citar alguns dos seus campos de aplicação.
Se quiser saber mais sobre esta área inovadora, neste artigo compilamos o que ela é, como é feita e quais são algumas ferramentas que pode utilizar para realizá-la.
O que é pesquisa audiovisual?
Consiste na utilização de técnicas de investigação baseadas no registro e análise de sons e imagens, ou seja, relacionadas ao uso de elementos auditivos e visuais.
Na pesquisa audiovisual, analisa-se o processo de produção de um artefato midiático (cinema, vídeo, fotografia, multimídia, música), geralmente a partir de uma abordagem qualitativa.
Ela é baseada na prática e pode ser considerada de natureza interdisciplinar, pois utiliza processos de produção audiovisual para investigar questões que não são reveladas por outros métodos de pesquisa.
Qual é a importância da pesquisa audiovisual?
A mídia audiovisual pode servir a diversos propósitos de pesquisa. Por exemplo, uma gravação de vídeo digital pode ser um registro de uma atividade do mundo real, uma representação da atividade computacional de um modelo de simulação ou um ambiente virtual.
Todo recurso audiovisual digital é valioso para pesquisa. O vídeo pode ser utilizado para análise de observações qualitativas e experimentações, além de servir como registro do processo de spesquisa, meio de comunicação dentro da equipe do projeto ou como veículo de divulgação dos resultados.
A tecnologia de mídia está evoluindo rapidamente. Hoje, a digitalização em grande escala abriu coleções históricas para a pesquisa científica, aliada à geração massiva de material digital.
Portanto, os projetos de pesquisa atuais precisam planejar a preservação desse material para uso futuro, além de considerar a possibilidade de sua análise posterior.
Como realizar pesquisas audiovisuais?
A forma de conduzir uma pesquisa audiovisual pode seguir diferentes caminhos, conforme as necessidades do projeto. No entanto, algumas etapas essenciais devem ser consideradas:
Planejamento e pilotagem
Nesta fase, deve-se desenvolver um plano operacional de gestão de dados, definindo quais dados serão criados ou coletados, os tipos de suportes e arquivos utilizados, bem como as considerações éticas envolvidas.
A equipe de pesquisa também deverá estabelecer seus requisitos para a conservação e curadoria do projeto, à medida que mídias digitais e materiais relacionados forem adquiridos.
O plano de gerenciamento de dados normalmente identifica:
- Critérios de qualidade para a seleção de dados para uso imediato.
- Locais de armazenamento de curto prazo e formatos de mídia.
- Um repositório ou serviço de arquivo para preservação a longo prazo.
- Como os critérios de seleção do repositório e os requisitos de metadados serão atendidos.
- Funções e responsabilidades no gerenciamento de dados.
- Riscos aos dados em cada etapa.
Coleta de dados audiovisuais
A etapa de curadoria do projeto inclui a criação e coleta de dados de pesquisa, além da possível reavaliação do material selecionado para análise e da forma como colegas e pares podem ser envolvidos, por exemplo, na anotação e revisão de qualquer material audiovisual.
Essa fase envolve uma reflexão baseada na implementação do plano de gestão de dados. Os riscos relacionados às necessidades de curto prazo dos pesquisadores para trabalhar com os dados podem precisar ser reavaliados.
Por exemplo, podem surgir incompatibilidades entre os formatos nativos de captura e as ferramentas de software usadas para análise.
As necessidades de armazenamento também devem ser esclarecidas, tanto para a duração do projeto quanto para a conservação a longo prazo.
Se os usuários de dados precisarem editar metadados colaborativamente ou visualizar as anotações uns dos outros, o software utilizado e a infraestrutura de rede devem ser adequados para isso.
A informação multimídia pode ser armazenada em um formato não comprimido, ou seja, um formato em que há uma correspondência exata entre a informação de imagem e som e os dados armazenados.
Conservação a longo prazo
A etapa de preservação a longo prazo é aquela em que todos os dados de pesquisa utilizados e criados são reavaliados e preparados para armazenamento e acesso mais amplo, com a participação de especialistas de um data center ou repositório de pesquisa.
Idealmente, essa fase começa com a incorporação dos dados de mídia em um repositório. Esse repositório pode ser institucional, um centro de dados especializado, um arquivo nacional, ou uma combinação desses.
Antes da incorporação dos dados, o valor a longo prazo do material para a comunidade de pesquisa, ou para usuários de pesquisa não acadêmicos, precisa ser justificado, e os dados devem cumprir as políticas de seleção e avaliação dos repositórios.
A equipe de pesquisa deve considerar a preservação dos dados nos pontos de transição entre as fases do projeto. Os especialistas em gestão de dados que apoiam a pesquisa serão progressivamente envolvidos à medida que os dados forem criados.
Em um projeto de pesquisa baseado em mídias, a equipe de pesquisa e os especialistas em gestão de dados devem se concentrar nas medidas de mitigação de riscos que cada parte pode adotar para garantir que os meios de comunicação sejam devidamente preservados para uso futuro.
Dicas para análise em pesquisa audiovisual
A análise de documentos audiovisuais baseia-se na síntese temática ou conceitual, com a descrição detalhada das informações visuais ou sonoras relevantes, juntamente com o uso de palavras-chave ou descritores (classificação ou indexação) que facilitam a recuperação da informação e do documento principal.
Geralmente, documentos audiovisuais (como arquivos sonoros e vídeos) são considerados opacos, não sendo legíveis ou diretamente acessíveis, pois requerem instrumentos específicos de leitura.
Portanto, é recomendável estabelecer um método de análise baseado em:
- Visualização ou audição do documento.
- Resumo inicial do conteúdo.
- Descrição dos planos ou sequências.
- Sistematização dos resultados.
Uso de pesquisas em estudos audiovisuais
Atualmente, ferramentas de pesquisa online e pesquisas de campo têm incorporado o uso de material audiovisual, pois são atrativos para o usuário, ajudam a captar facilmente sua atenção e contribuem para uma maior taxa de resposta.
O uso de pesquisas de avaliação em vídeo pode ser feito para:
- Medir o impacto de uma campanha publicitária.
- Obter feedback sobre produtos, serviços, funcionários, etc.
- Avaliar conteúdo para novos programas de televisão.
Incluir uma pergunta em vídeo em um questionário de pesquisa de marketing garante feedback escalonável, em tempo real e autêntico.
Por exemplo, você pode fazer uma breve introdução com uma pergunta, apresentar um vídeo ou trecho e, em seguida, perguntar ao entrevistado sobre o conteúdo.
Também é possível usar um ou mais vídeos incorporados como opção de pergunta ou resposta em uma pesquisa.
Aprenda sobre as ferramentas QuestionPro para pesquisa audiovisual
QuestionPro possui ferramentas ideais para coletar, analisar e armazenar dados em pesquisas audiovisuais.
Se desejar saber mais detalhes, convidamos você a solicitar uma demonstração online no link abaixo ou compartilhar suas dúvidas conosco em nosso chat online.