Uma pesquisa de qualidade de vida é um conjunto de perguntas que são solicitadas para obter feedback sobre bem-estar geral e felicidade ou infelicidade sobre a vida.
Esta ferramenta ajuda a medir o nível de satisfação, incluindo vários aspectos como saúde, bem-estar econômico, crenças religiosas, equilíbrio entre trabalho e vida privada, educação, tempo livre, segurança e, em geral, bem-estar no ambiente imediato. Veja também: Questionário de qualidade de vida: dicas de como realiza-lo
Exemplos de perguntas
Embora uma pesquisa sobre qualidade de vida possa ser muito ampla e diversificada e em grande medida adaptada a uma população específica, há algumas questões que a definem.
A chave para obter uma boa taxa de resposta é um bom projeto de pesquisa. Em seguida, temos algumas perguntas elaboradas por especialistas que podem ser utilizadas em suas pesquisas on-line sobre qualidade de vida.
Perguntas para uma pesquisa de avaliação demográfica
A coleta de dados e a análise de uma pesquisa sobre qualidade de vida dependem das questões demográficas para obter informações pessoais. Algumas perguntas podem ser:
- Por favor, selecione seu gênero
- Qual é o nível mais alto de educação que você concluiu?
- Estado civil
- Origem étnica
- Por favor, selecione o seu tipo de emprego
- Qual é a sua renda familiar anual?
Perguntas para avaliar
As questões mais utilizadas para avaliar a qualidade de vida são:
- Você está feliz com o lugar onde mora?
- Você acha que seus vizinhos são pessoas boas?
- Com que frequência você se dedica a um hobby?
- Você acha que é importante comer bem? Perguntas para aplicar em suas pesquisas nutricionais
- Você está feliz com a saúde e higiene do seu bairro?
- Acha que pode praticar sua fé sem obstáculos?
- Você acha que as políticas administrativas locais são direcionadas a você e à população local?
- Existem espaços suficientes para você praticar atividades físicas? Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico
- Você está extremamente inquieto ou nervoso? Perguntas para uma pesquisa sobre bipolaridade
- Você se sente irritado com todos ao seu redor?
- Como você classificaria sua saúde mental nas últimas 4 semanas? Veja: Pesquisa sobre depressão: exemplos de perguntas
- Como você avaliaria sua saúde física nas últimas 4 semanas?
- Com que frequência a falta de dinheiro impede você de fazer as coisas que você deseja?
- Há algo que você queira adicionar? Leia também: Exemplos de perguntas sobre saúde para uma pesquisa
Etapas para projetar uma pesquisa sobre qualidade de vida
O uso mais eficaz desta pesquisa serve s qualquer conselho, governo, consórcio, escola ou organização para coletar dados sobre a qualidade de vida das pessoas que estão associadas a eles. No entanto, para coletar informações acionáveis, você deve seguir algumas etapas:
Definir o objetivo da pesquisa: antes de aplicar uma pesquisa sobre qualidade de vida, o objetivo deve ser bem pensado. É necessário saber por que está sendo realizado e quem precisa responder a pesquisa para ter sucesso. As perguntas da pesquisa devem estar em sintonia com o objetivo da pesquisa.
Faça apenas as perguntas necessárias: é importante garantir uma boa taxa de resposta. Não faça perguntas desnecessárias que provoquem que os entrevistados deixem a pesquisa. Por exemplo, se você conhece as informações demográficas de um participante, é totalmente correto omitir essas perguntas.
Utilize o fluxo correto de perguntas: a maioria dos entrevistados tende a deixar a pesquisa, pois as perguntas não são relevantes para eles. Nesse caso, é muito importante usar efetivamente as diferentes lógicas de pesquisa, de modo que a resposta anterior defina a pergunta a seguir mostrada a um respondente
Projetar e testar a pesquisa: o design da pesquisa é um dos aspectos mais importantes. Fazê-lo corretamente aumenta a taxa de resposta. Antes de enviá-la, certifique-se de experimentá-la para ver se parece exatamente como você deseja. Isso é importante para que a experiência do respondente seja como você planejou.
Analise e publique as respostas: Uma vez enviada sua pesquisa sobre qualidade de vida, é importante coletar e analisar as respostas. Para aumentar a validade, publique os resultados para que todos os entrevistados e membros da comunidade possam ver as respostas.
Dicas para realizar uma pesquisa adequada sobre qualidade de vida
Aqui estão algumas dicas para criar uma boa pesquisa de qualidade de vida:
Não faça muitas perguntas diretas: fazer perguntas diretas distorce as respostas da pesquisa, pois coage o respondente a responder de uma determinada maneira. Portanto, é importante certificar-se de que elas são formulados corretamente.
Manter opções de resposta consistentes: se as opções de resposta de uma pesquisa não forem uniformes, isso pode confundir os entrevistados e os resultados da pesquisa podem ser mal interpretados. Portanto, é importante ter opções de resposta consistentes.
Mantenha as perguntas como opcionais: fazer com que todas as perguntas da pesquisa sejam obrigatórias, aumenta a taxa de abandono. É importante verificar se as perguntas são opcionais para os respondentes para garantir que eles terminem. Com a QuestionPro você pode agendar uma mensagem de lembrete, caso esqueça de responder a alguma pergunta.
Utiliza vários métodos de distribuição: para obter maiores respostas, é importante usar vários métodos de distribuição de pesquisas, como pesquisas por e-mail, pesquisas por SMS, pesquisas móveis, etc.
Ofereça incentivos: poucas pessoas fariam qualquer coisa de graça. Da mesma forma, para aumentar o número de respostas válidas, ofereça incentivos aos respondentes para concluir sua pesquisa.
Lembre-se que com a QuestionPro você pode realizar uma pesquisa de qualidade de vida ou qualquer outro tópico que deseje investigar. Crie sua conta gratuita ou agende uma demonstração para começar seu projeto de pesquisa hoje!
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram