A pesquisa presencial é um método de coleta de dados realizado pessoalmente para obter uma grande quantidade de informações aprofundadas.
Geralmente, na pesquisa presencial, há um tipo de interação em que o pesquisador anota as respostas do respondente. No entanto, em alguns casos, o pesquisador apenas entrega o instrumento, como uma pesquisa, e o participante registra suas respostas.
Uma pesquisa presencial, realizada por meio de um software de pesquisa, é de grande ajuda, pois o registro dos dados coletados é feito em tempo real, permitindo que você tenha um relatório instantâneo dos detalhes da investigação, mesmo em áreas onde não há conectividade. Para isso, são utilizadas pesquisas offline.
Tipos de pesquisa pessoal
Uma pesquisa pessoal pode ser de dois tipos:
- Pesquisa de interceptação: Geralmente, o pesquisador costuma se localizar em espaços públicos, como shopping centers ou parques, para realizar uma entrevista com perguntas concisas às pessoas que compõem a amostra do estudo.
- Pesquisa porta a porta: Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador vai de casa em casa e pede ao participante um tempo para aplicar o questionário.
Vantagens de responder a uma pesquisa presencial
Entre as principais vantagens de realizar uma entrevista presencial estão:
- O pesquisador pode observar diferentes comportamentos: Além das respostas fornecidas pelos participantes, o pesquisador tem a oportunidade de observar o comportamento deles e registrá-lo.
- As entrevistas são mais pessoais: A abordagem presencial pode ajudar a aprofundar as respostas dos entrevistados. Ao fazer perguntas abertas oralmente, o pesquisador permite que os participantes se expressem de forma mais completa do que fariam por escrito.
- Alta taxa de resposta: Como a entrevista é presencial, os entrevistadores têm a chance de coletar uma grande quantidade de informações. É mais provável que as pessoas respondam a perguntas sobre um produto quando têm alguém presente, esperando uma resposta.
Desvantagens de fazer uma pesquisa presencial
- O processo é caro: Realizar uma pesquisa presencial é mais caro do que enviar uma pesquisa online, pois os participantes podem não estar em um espaço geográfico próximo, ou você pode ter uma grande amostra de estudo.
- O tempo de pesquisa pode ser longo: Este tipo de pesquisa não tem limite de tempo, portanto, a coleta de dados dos entrevistados pode ser um processo demorado. Geralmente, isso ocorre porque os participantes não estão no mesmo local, sendo necessário viajar para encontrá-los.
Por que fazer uma pesquisa presencial?
Realizar uma pesquisa presencial permite que os pesquisadores coletem uma grande quantidade de dados para suas pesquisas. Geralmente, as pessoas se sentem mais confiantes em expressar suas opiniões verbalmente com alguém com quem já conversaram anteriormente.
A pesquisa presencial também ajuda a coletar informações sem muitos preconceitos, pois o pesquisador está presente para verificar, por exemplo, se a pessoa responde à pesquisa até o final e se oferece respostas adequadas a cada pergunta.
Se você deseja fazer uma pesquisa de mercado, a pesquisa presencial é ideal, especialmente quando for necessário mostrar um produto e até permitir que o entrevistado o experimente. Dessa forma, os participantes poderão fornecer uma opinião precisa após o uso.
Com a QuestionPro, é possível realizar uma pesquisa presencial por meio das diferentes opções oferecidas pela plataforma. Por exemplo, os entrevistadores podem usar dispositivos móveis para registrar as respostas dos entrevistados, facilitando o processo.
Se você deseja realizar uma pesquisa presencial usando o QuestionPro, entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.