No decorrer do seu projeto, chega um momento em que você deve tomar a decisão de realizar uma pesquisa transversal ou fazer um estudo longitudinal.
Se você ainda não tiver claro a escolha que deve tomar e as vantagens de uma sobre a outra, neste pequeno guia, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre método de pesquisa que melhor se adequará ao seu projeto.
O que é uma pesquisa transversal?
Pesquisa transversal e longitudinais são métodos observacionais. Isto é, os pesquisadores buscam registrar informações sobre seus sujeitos sem manipular o ambiente de estudo.
O que caracteriza um estudo transversal é que você pode comparar diferentes grupos populacionais em um único ponto no tempo. É como tirar uma foto. Os resultados são extraídos do que se encaixa no quadro no momento certo.
Saiba também: O que é um estudo transversal?
Por exemplo, você foi contratado para realizar uma investigação para uma marca esportiva. A finalidade da pesquisa é saber os kilômetros percorridos pelas pessoas que caminham diariamente; e também os kilômetros totais das pessoas que realizam essa atividade física uma vez por semana.
Você pode dividir o número de quilômetros percorridos e os caminhantes diários em dois grupos com base na idade, acima de 40 e abaixo de 40; e então compará-los com os quilômetros percorridos poraqueles que não caminham diariamente nas mesmas faixas etárias. É possível até até criar subgrupos de gênero.
No entanto, você não levaria em conta os quilômetros percorridos no futuro ou no passado, pois eles estariam fora de cena. Você só consideraria os quilômetros dentro do período de tempo determinado pelo estudo.
Leia também: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado
Tipos de estudos transversais
Existem vários tipos de estudos para uma pesquisa transversal, entre eles:
Estudos transversais simples
Também são conhecidos como projetos de pesquisa de amostragem. Esse tipo de pesquisa transversal é caracterizada pela extração de uma amostra de entrevistados da população-alvo e pela obtenção de informações apenas uma vez ao longo do estudo.
Múltiplos estudos transversais
Ao contrário do design transversal simples, os múltiplos desenhos transversais possuem duas ou mais amostras de respondentes e as informações são obtidas em uma única ocasião. É normal que as informações dessas amostras sejam obtidas em diferentes períodos de tempo.
Uma característica desse estudo é que ele permite comparações conjuntas, mas é bastante limitado no nível de estudos em indivíduos; uma vez que uma amostra diferente é obtida toda vez que uma pesquisa é aplicada. Não há como comparar as medidas de um respondente individual entre as pesquisas.
Eu recomendo que você leia: Processo de pesquisa de mercado – como projetar
Benefícios e limitações de uma investigação transversal
Uma investigação transversal permite comparar muitas variáveis diferentes ao mesmo tempo. Você poderia, por exemplo, saber a idade, sexo e nível escolar. No entanto, as investigações transversais podem não fornecer informações definitivas sobre as relações de causa e efeito. Isso ocorre porque esses estudos oferecem uma informação instantânea de um único momento no tempo, não consideram o que acontece antes ou depois.
Portanto, não podemos saber com certeza se os caminhantes diários andaram o mesmo número de quilômetros antes de iniciar suas atividades de exercícios, ou se o comportamento da caminhada diária ajudou a melhorar sua resiliência.
Leia também: Por que fazer pesquisa de mercado
Abaixo listamos alguns pontos fortes e fracos ao fazer uma investigação transversal:
Vantagens da Pesquisa transversal
- Rápido e fácil de executar (sem longos períodos de acompanhamento).
- Os dados são coletados apenas uma vez.
- Amostragem representativa.
- Capacidade de medir a prevalência de todos os fatores sob investigação.
- Estudo de múltiplos resultados e exposições.
- Bom para análise descritiva e para gerar hipóteses.
Desvantagens da Pesquisa transversal
- Detecção de mudança.
- Não há muitos dados coletados.
- Sua precisão em relação ao tempo é baixa.
- A incidência não pode ser medida.
- As associações identificadas podem ser difíceis de interpretar.
- Suscetível a desvios na pesquisa devido a baixa resposta e erro de classificação.
Como você pode ver, a pesquisa transversal será muito útil se o que você precisa é fazer uma análise descritiva ou gerar hipóteses para uma investigação mais extensa.
Estudos transversais são muito úteis na obtenção de insights de forma rápida e fácil de processar, sem a necessidade de investir grande quantidade de tempo no acompanhamento das informações. Porém, sua limitação em relação ao tempo representa um desafio na análise de dados, pois enquadra os dados coletados em um período de tempo específico, sem poder fazer comparações com situações passadas ou futuras.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram