Vários fatores se unem para criar uma iniciativa de pesquisa de mercado forte, abrangente e geralmente bem-sucedida, e uma das peças mais importantes é o plano de coleta de dados.
Um plano de coleta de dados descreve como os dados da sua organização fluirão desde sua origem até as informações acionáveis. O processo de criação deste plano revelará de onde vêm os dados, quem tem acesso a eles e como são coletados e armazenados.
Abaixo, explicamos por que você precisa ter um plano e como utilizá-lo. Também abordamos as principais etapas para criar um plano de coleta de dados que garanta que seus dados estejam no caminho certo para produzir insights acionáveis que impulsionem seus negócios.
O que é um plano de coleta de dados?
É um documento detalhado que descreve as etapas e sequências exatas para a coleta de dados em um projeto. Esta é uma abordagem estatística para obter melhorias significativas, reduzindo variações e defeitos.
Um plano de coleta garante que os dados sejam encaminhados com precisão às principais partes interessadas da organização, ajudando a atender às suas necessidades de dados. O objetivo do plano é assegurar que os dados coletados sejam válidos e significativos.
Isso é essencial para evitar o desperdício de recursos com dados irrelevantes ou inúteis. Ao desenvolver um, podemos nos concentrar em responder a questões específicas relacionadas à empresa.
Por que é necessário um plano de coleta de dados?
Coletar e analisar uma grande quantidade de dados não é útil se você não souber o que eles significam. Um bom plano de coleta de dados ajuda a economizar tempo e dinheiro, já que a coleta sem um plano pode ser demorada e, além disso, pode não garantir que todos os dados necessários sejam obtidos no momento certo.
Esses são os motivos mais importantes pelos quais sua empresa precisa de um. Ao criar um plano, você pode se concentrar em responder a perguntas específicas que são importantes para o seu negócio.
Quando e como usar um plano de coleta de dados?
O plano é utilizado para avaliar o estado atual de um processo ou para melhorar um projeto. Além disso, é útil na fase final de um projeto, ao gerar novas métricas e os procedimentos de avaliação necessários.
Um plano adequado de coleta de dados envolve uma abordagem sistemática, incluindo:
- Identificar os dados a serem coletados.
- Determinar como os dados serão coletados.
- Coletar os dados.
Etapas para criar um plano de coleta de dados
A seguir, explicaremos as etapas e como criá-lo. O plano consiste em 8 etapas:
Identifique as perguntas
O primeiro passo no desenvolvimento é decidir quais perguntas queremos responder. As informações devem ser úteis para o projeto e baseadas no estado atual do processo. Utilizar o diagrama SIPOC como guia pode ser útil. Além disso, determine quais medidas ou métricas serão usadas.
Identifique os dados acessíveis
O segundo passo é determinar que tipos de dados podem ser coletados. Certifique-se de listar todos os dados necessários para responder às perguntas do projeto. Às vezes, informações específicas podem fornecer muitas soluções.
Determine quantos dados são necessários
A terceira etapa é definir a quantidade de dados necessária para cada item da lista. O objetivo é coletar informações suficientes para realizar uma análise adequada e identificar padrões e tendências.
Decida como medir os dados
A quarta etapa é determinar como os dados serão medidos. Isso pode ser feito por meio de folhas de verificação, pesquisas, entre outros métodos.
O tipo de dados que você está procurando determinará o método de medição. Se você quiser medir seus dados por meio de pesquisas, considere usar a QuestionPro, um software de pesquisa com uma ampla variedade de recursos.
Determine quem coletará os dados
O quinto passo é definir quem será responsável pela coleta dos dados. Atualmente, dados podem ser coletados por meio de software automatizado, e você pode precisar garantir que os dados estejam no formato adequado com o responsável pelo software.
Escolha a fonte de dados
O sexto passo é determinar as fontes de dados. A localização pode não ser física, mas onde o processo está localizado. O plano deve indicar especificamente onde os dados serão coletados ao longo do processo.
Escolha se deseja medir uma amostra ou toda a população
A sétima etapa é decidir se você medirá toda a população ou apenas uma amostra. Muitas vezes, é impraticável medir a população inteira, então uma amostra será coletada. A equipe deve investigar qual método de amostragem e tamanho de amostra produzirão julgamentos estatisticamente precisos.
Determine o formato de exibição dos dados
A oitava etapa é decidir como exibir os dados. Isso pode incluir gráficos de Pareto, gráficos de dispersão, entre outros formatos.
Conclusão
O plano de coleta de dados define quais tipos de dados devem ser coletados, como, onde, com que frequência e quem é responsável pela coleta. Este documento garante que todos os funcionários envolvidos no projeto entendam os requisitos para a coleta de dados.
Agora que você sabe como criar um plano de coleta de dados para sua empresa, lembre-se de que a QuestionPro pode ajudar no desenvolvimento desse plano.
Nossa plataforma facilita o gerenciamento de dados e fornece insights de negócios em tempo real. Para saber mais, solicite agora um teste gratuito ou uma demonstração para que um consultor possa esclarecer todas as suas dúvidas.