O projeto de pesquisa é definido como os métodos e técnicas escolhidos por um pesquisador para serem combinados de uma maneira razoavelmente lógica para que o problema de pesquisa seja tratado de forma eficiente.
Ele é um guia sobre “como” realizar a pesquisa utilizando uma metodologia específica. Cada pesquisador tem uma lista de questões que precisam ser avaliadas.
O esboço de como a pesquisa deve ser realizada pode ser preparado usando o desenho da pesquisa. Portanto, uma pesquisa de marketing será realizada com base no desenho da pesquisa.
Por que realizar um projeto de pesquisa?
Ele é utilizado para explicar o tipo de pesquisa (pesquisa experimental, levantamentos, pesquisa correlacional, semiexperimental) e também seu subtipo (experimental, problema de pesquisa, estudo de caso descritivo).
Existem três etapas principais no projeto de pesquisa:
- Colheita
- medição e
- Analise de dados.
O tipo de problema de pesquisa enfrentado por uma organização determinará o desenho da pesquisa e não vice-versa.
As variáveis, as ferramentas designadas para coletar informações, como as ferramentas serão usadas para coletar e analisar os dados e outros fatores são decididos no projeto com base em uma técnica.
Um design impactante geralmente cria um viés mínimo nos dados e aumenta a confiança nas informações coletadas e analisadas.
O desenho de pesquisa que produz a menor margem de erro na pesquisa experimental pode ser considerado o melhor.
Elementos para projeto de pesquisa
Os elementos essenciais do desenho de um estudo de pesquisa são:
- Declaração do propósito preciso do projeto de pesquisa
- Técnicas a implementar para recolha de dados para investigação
- Método aplicado para análise dos dados coletados
- Tipo de metodologia de pesquisa
- Prováveis objeções à investigação
- Ambientes para estudo de pesquisa
- Cronograma
- Medição de análise
Características de um projeto de pesquisa
Existem 4 características principais em um desenho de estudo:
Neutralidade: Os resultados projetados no design devem ser isentos de preconceitos e neutros. Compreender as opiniões sobre as pontuações finais avaliadas e as conclusões de vários indivíduos e considerar aqueles que concordam com os resultados obtidos.
Confiabilidade: Se a pesquisa for realizada regularmente, o pesquisador envolvido espera que resultados semelhantes sejam calculados todas as vezes. O projeot de uma pesquisa deve indicar como as questões de pesquisa podem ser formadas para garantir o padrão dos resultados obtidos e isso só pode ocorrer quando o desenho da pesquisa for confiável.
Validade: Existem múltiplas ferramentas de medição disponíveis para design, mas ferramentas de medição válidas são aquelas que ajudam o pesquisador a medir os resultados de acordo com o objetivo da pesquisa e nada mais. O questionário desenvolvido a partir deste desenho de pesquisa será então válido.
Generalização: O resultado do desenho deve ser aplicável a uma população e não apenas a uma amostra restrita. A generalização é uma das principais características do desenho de pesquisa.
Tipos de projeto de pesquisa
Um pesquisador deve ter uma compreensão clara dos vários tipos de design para selecionar qual deles implementar em seu estudo. O desenho da pesquisa pode ser amplamente classificado em desenho quantitativo e qualitativo.
Projeto de Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa é realizada nos casos em que se estabelece uma relação entre os dados coletados e a observação com base em cálculos matemáticos. Teorias relacionadas a um fenômeno natural podem ser comprovadas ou refutadas por meio de cálculos matemáticos.
Os investigadores baseiam-se no design qualitativo, onde se espera concluir “porque” uma determinada teoria existe juntamente com “o que” os entrevistados têm a dizer sobre ela.
Projeto Quantitativo
A pesquisa quantitativa é realizada nos casos em que é importante para um pesquisador ter conclusões estatísticas para coletar informações acionáveis.
Os números fornecem uma visão melhor para a tomada de decisões de negócios importantes. O desenho da pesquisa quantitativa é vital para o crescimento de qualquer organização porque qualquer conclusão baseada em números e análises será eficaz para o negócio. Além disso, o desenho da pesquisa pode ser dividido em cinco tipos.
Projeto descritivo
Em um projeto de pesquisa descritiva, o pesquisador está interessado apenas em descrever a situação ou caso sob seu estudo de pesquisa. Ele é baseado em teoria criado pela coleta, análise e apresentação dos dados coletados. Ao implementar um design aprofundado como este, um pesquisador pode fornecer informações sobre o porquê e o como da pesquisa.
Projeto de pesquisa experimental
O projeto de pesquisa experimental é usado para estabelecer uma relação entre a causa e o efeito de uma situação. É um desenho de pesquisa onde se observa o efeito causado pela variável independente sobre a variável dependente.
Por exemplo, é monitorado o efeito de uma variável independente, como o preço, sobre uma variável dependente, como a satisfação do cliente ou a fidelidade à marca. É um design muito prático, pois contribui para a resolução de um problema.
As variáveis independentes são manipuladas para monitorar a mudança na variável dependente. É frequentemente usado nas ciências sociais para observar o comportamento humano analisando dois grupos, o efeito de um grupo sobre o outro.
Projeto correlacional
A pesquisa correlacional é uma técnica de projeto não experimental que ajuda os pesquisadores a estabelecer uma relação entre duas variáveis intimamente relacionadas.
Dois grupos diferentes são necessários para realizar este projeto. Não há suposição ao avaliar uma relação entre duas variáveis diferentes e técnicas de análise estatística são usadas para calcular a relação entre elas.
A correlação entre duas variáveis é concluída por um coeficiente de correlação, cujo valor varia entre -1 e +1. Se o coeficiente de correlação estiver próximo de +1, indica uma relação positiva entre as variáveis e -1 indica uma relação negativa entre as duas variáveis.
Projeto de pesquisa diagnóstica
Neste desenho, um pesquisador tende a avaliar a causa raiz de um problema específico. Aqui são avaliados os elementos que contribuem para uma situação problemática.
Existem três partes no projeto de pesquisa diagnóstica:
- Início do problema
- Diagnóstico
- Solução
Projeto explicativo da pesquisa
Aqui as ideias e pensamentos do pesquisador são fundamentais, pois dependem principalmente de sua inclinação pessoal sobre um determinado tópico.
É fornecida uma explicação dos aspectos inexplorados de um tópico, juntamente com detalhes sobre o que, como e por que eles se relacionam com as questões de pesquisa. Saiba mais sobre as características da pesquisa explicativa.
Você já decidiu quais pesquisas precisa realizar? Lembre-se que na QuestionPro contamos com ferramentas online que irão facilitar a implementação de diversos tipos de pesquisas de mercado. Solicite uma demonstração do nosso software de coleta de dados e conheça todas as nossas funcionalidades.