A psicologia organizacional é uma área da psicologia focada em ajudar as empresas a avaliar as competências, habilidades, percepções e potencialidades dos colaboradores para atingir os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento humano e profissional dos funcionários.
Neste artigo, você descobrirá em que consiste essa área, quais são seus benefícios e quais as ferramentas mais importantes que utiliza para melhorar o desempenho e o bem-estar da força de trabalho.
O que é psicologia organizacional?
É a área da psicologia que estuda o comportamento humano no local de trabalho. Foca-se na avaliação da dinâmica individual, de grupo e organizacional, utilizando essa investigação para identificar soluções que melhorem o bem-estar e o desempenho de uma organização e de seus colaboradores.
Ela se preocupa principalmente em alinhar os interesses da empresa com as necessidades de sua força de trabalho. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida e as condições dos colaboradores, visando alcançar maior desempenho e eficiência.
Os psicólogos organizacionais estudam questões como a tomada de decisões, a eficácia da comunicação organizacional e a interação e colaboração entre membros da equipe. Conhecer as respostas a essas e muitas outras perguntas ajuda os empresários a avaliar onde modificar sistemas e dinâmicas para que seu negócio funcione melhor.
Benefícios da psicologia organizacional
A seguir, apresentamos alguns dos benefícios da psicologia organizacional tanto para empresas quanto para colaboradores:
Para as empresas
A implementação de um programa de psicologia organizacional oferece inúmeros benefícios para uma empresa, pois é uma área que busca manter os interesses da empresa e de seus colaboradores de forma conjunta e benéfica. Além disso, desempenha funções de conciliação entre ambos.
O objetivo desta área é propor estratégias para fortalecer a cultura organizacional. Dessa forma, contribui para a criação de um ambiente saudável, que gera aumento da produtividade e do comprometimento dos colaboradores. Portanto, isso implica na redução de custos de rotatividade e de novos processos de contratação para a empresa.
Para os funcionários
As tarefas desempenhadas pela psicologia organizacional são responsáveis por ajudar a resolver problemas de forma mais eficiente. Em muitas ocasiões, contam até com a ajuda dos próprios colaboradores, fazendo com que se sintam parte da solução.
Além disso, esta área também reflete uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Os psicólogos procuram conhecer suas preferências e promover medidas que lhes permitam optar por um maior equilíbrio com a vida pessoal, planos de carreira, relações com os colegas de trabalho, etc., permitindo que se sintam mais confortáveis com seu trabalho.
5 tarefas principais da psicologia organizacional
As principais áreas da psicologia organizacional são:
Recrutamento
Os psicólogos organizacionais auxiliam o departamento de recursos humanos no desenvolvimento de processos de contratação e seleção de pessoal. Isto inclui o desenvolvimento de anúncios de emprego, a definição de qualificações essenciais e a criação de avaliações de seleção.
Treinamento e desenvolvimento de funcionários
Os psicólogos organizacionais realizam análises de trabalho nas quais são determinadas as competências e aptidões necessárias para realizar um trabalho específico com eficácia. As informações e insights obtidos com essas análises são usados para desenvolver e avaliar programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades dos funcionários.
Satisfação dos funcionários e vida profissional
A psicologia organizacional trata da satisfação no trabalho, motivação no trabalho, saúde, segurança e bem-estar dos funcionários. Nesse sentido, o papel desta área da psicologia é avaliar o bem-estar e a felicidade dos colaboradores no trabalho, encontrar formas de melhorar o ambiente de trabalho e aplicar programas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, se necessário.
Avaliação de desempenho
A psicologia organizacional ajuda as organizações a medir e gerenciar o desempenho dos funcionários, desenvolvendo e conduzindo avaliações de desempenho, identificando lacunas de habilidades e fornecendo feedback e recomendações. As informações obtidas nessas avaliações são frequentemente utilizadas para decisões relativas a remunerações e promoções.
Desenvolvimento e gestão organizacional
A psicologia organizacional também se preocupa com a estrutura e o desempenho organizacional. Uma organização necessita desta área para determinar o grau de eficiência, produtividade e lucratividade, e para ajudar na tomada de decisões relacionadas à cultura de trabalho e às mudanças estruturais dentro da organização.
Ferramentas úteis para psicologia organizacional
Agora que você sabe o que é psicologia organizacional e quais são seus benefícios, apresentamos quatro ferramentas fundamentais para colocá-la em prática na sua organização:
Avaliação DISC
A metodologia DISC avalia a personalidade de um indivíduo em quatro categorias de comportamento: domínio, influência, assertividade e consciência. Dessa forma, a avaliação DISC auxilia os empregadores de três maneiras: durante a contratação, no treinamento e na resolução de conflitos interpessoais.
Por exemplo, ao entrevistar um candidato, o seu perfil de personalidade pode sugerir se ele é adequado para um determinado cargo. Ao treinar um funcionário, o ensino pode ser adaptado ao seu estilo de aprendizagem. Caso surjam problemas entre funcionários, compreender sua dinâmica comportamental facilita a negociação.
Inventário de Personalidade Hogan (HPI)
O Inventário Hogan de Personalidade (HPI) identifica pessoas talentosas usando dois critérios: seu comportamento brilhante e seus pontos fortes no trabalho.
O uso do Inventário de Personalidade Hogan torna as entrevistas mais eficientes, combinando os candidatos com funções onde suas habilidades podem se destacar.
Ao trazer pessoas que se encaixem na cultura da empresa, é provável que ocorra um melhor trabalho em equipe. Além disso, os programas de treinamento podem atender às necessidades dos funcionários, avançando em suas carreiras.
Questionário de Personalidade Ocupacional (OPQ32)
Esta ferramenta avalia a adequação para um cargo, equipe e ambiente de trabalho específicos. Das diversas versões de testes disponíveis, o OPQ32 é o mais completo, pois as questões são elaboradas para avaliar 32 traços de personalidade relevantes para o ambiente de trabalho.
As respostas revelam o estilo de trabalho de cada pessoa em três áreas: pensamento, sentimentos e relacionamentos. Os empreendedores usam o questionário para contratar, formar equipes e preparar futuros líderes.
Questionário de 16 Fatores de Personalidade (16PF)
Esta avaliação prevê como as pessoas reagirão a determinadas situações de trabalho. Comparado às 28 afirmações do DISC, o 16PF possui 185 seções de múltipla escolha, que levam em média 30 minutos para serem concluídas.
Cada seção contém diversas afirmações, que exigem que a pessoa declare seu nível de concordância em uma escala de cinco pontos. A análise do teste então classifica cada característica em uma faixa baixa ou alta.
Entre os psicólogos organizacionais, este teste de personalidade recebe notas altas por sua aplicação realista e prática. Os empregadores utilizam o 16PF para identificar os candidatos mais fortes com potencial de avanço promissor.
Exemplo de aplicação da psicologia organizacional
Um exemplo de aplicação é a implementação de programas de bem-estar no local de trabalho. Esses programas se concentram na promoção da saúde física e mental dos funcionários, bem como na melhoria da satisfação e do desempenho no trabalho.
Imaginemos uma empresa que deseja melhorar o bem-estar e a produtividade dos seus colaboradores. Para isso, contrata um psicólogo organizacional que desenvolve e implementa um programa abrangente de bem-estar.
O psicólogo começa por fazer uma avaliação das necessidades e desafios do pessoal da empresa através de pesquisas, entrevistas e análise de dados. Com base nos resultados, identifica áreas que requerem atenção, como estresse no trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e promoção de um estilo de vida saudável.
O psicólogo então organiza workshops e sessões de treinamento para fornecer aos funcionários ferramentas e estratégias para gerenciar o estresse, melhorar a comunicação, promover a resiliência e adotar estilos de vida saudáveis. Essas intervenções podem incluir técnicas de relaxamento, habilidades de enfrentamento, exercícios de atenção plena e dicas para uma alimentação equilibrada.
Além disso, o psicólogo colabora com líderes e gestores da empresa para promover um ambiente de trabalho positivo e favorável. Isso envolve fornecer formação em liderança, incentivar a comunicação eficaz, estabelecer políticas de flexibilidade no trabalho e promover uma cultura de reconhecimento e valorização.
Ao longo do programa, o psicólogo realiza avaliações e medições para monitorar o impacto das intervenções. Utiliza pesquisas de satisfação no trabalho, medições do ambiente de trabalho e análises de indicadores de desempenho para avaliar a eficácia do programa de bem-estar e fazer os ajustes necessários.
Aplique a psicologia do trabalho na sua empresa!
Conhecer a fundo os seus colaboradores desde o momento da contratação é fundamental para determinar se eles são a opção ideal para cumprir as funções e atividades exigidas pela sua organização, bem como para implementar ótimos programas de formação e crescimento.
Lembre-se de que você pode utilizar o QuestionPro para realizar qualquer uma das avaliações mencionadas acima. Se você ainda não conhece a plataforma, convidamos você a criar uma conta gratuita para começar a testar todas as suas funcionalidades.
Se você procura uma ferramenta completa para gestão do seu capital humano, é hora de conhecer a QuestionPro Workforce, a plataforma especializada em ambiente de trabalho, experiência do funcionário e muito mais. Agende uma demonstração agora ou entre em contato conosco no chat para mais informações!