Uma pesquisa é realmente valiosa quando é confiável e representativa, e um dos fatores responsáveis por esse resultado é a escolha do tamanho da amostra.
Definir o tamanho da amostragem antes de iniciar uma investigação de mercado é um princípio estatístico que nos ajuda a evitar erros de interpretação dos dados obtidos.
Qual deve ser o tamanho da amostra?
A essa altura, você provavelmente sabe que amostragem é uma seleção de pessoas que representa a população total. O tamanho da amostra é uma parcela significativa da população que atende às características da pesquisa, reduzindo custos e tempo.
O tamanho da amostragem de uma pesquisa é tão importante quanto a qualidade da mesma.
Uma amostra muito grande resultará na perda de recursos valiosos, como tempo e dinheiro, enquanto uma pequena amostra pode não fornecer informações confiáveis.
Então, qual deve ser o tamanho da amostra? Isso, depende de alguns fatores, mas principalmente:
- A margem de erro permitida. Em pesquisas eleitorais ou projetos científicos, por exemplo, a margem de erro deve ser mínima para não alterar o resultado. Quanto mais adequado o tamanho da amostra, menor a margem de erro. Qualquer fator que interfira no tamanho da amostragem estará relacionado à margem de erro.
- O tipo de pesquisa aplicada. As pesquisas qualitativas buscam respostas descritivas, portanto é melhor coletar um número menor de dados para que possam ser bem analisados. Porém, uma pesquisa quantitativa que busca valores contáveis e confiáveis que utiliza um tamanho de amostra maior tem a margem de erro reduzida.
Vale ressaltar que o tamanho pode ser escolhido de maneira:
Representativa: Refere-se a todos os membros de um grupo de pessoas que tenham as mesmas oportunidades de participar da pesquisa.
Adequada: Refere-se a pessoas com qualidades específicas referente ao tema da pesquisa, que permita resultados com redução da margem de erro.
Como calcular o tamanho da amostra?
Quanto mais preciso você necessita que seus dados sejam, maior será o tamanho para diminuir a margem de erro. A margem de erro é a porcentagem de variação aceitável que existe nos resultados da investigação. É a maneira de aceitar que os dados não são absolutamente precisos ou precisos.
As pesquisas são baseadas em informações obtidas através de uma amostra da população, portanto é normal que hajam erros. Por exemplo, se 70% dos entrevistados responderam “sim”, 20% escolheram “não” e 10% simplesmente não responderam, resultará em dados não tão fiéis.
Normalmente a margem de erro pode ser controlada escolhendo uma amostra aleatória e aumentando o tamanho da amostragem, infelizmente o orçamento pode se tornar uma limitação.
Menor margem de erro requer um tamanho de amostra maior. Aumentar o tamanho da amostra, aumenta o nível de confiança. Qual nível de confiança é necessário? Opções típicas são 90%, 95% ou 99%.
Se você quiser continuar aprofundando, te convido a ler o nosso artigo: Como calcular o tamanho da amostra.
Ou então, acesse nossa calculadora gratuita. Deixe que ela faça todo o trabalho para você e obtenha o tamanho da amostragem adequado!
Após saber o número de respondentes ideal, consiga os mais adequados para a sua pesquisa!
Obter amostra de respondentes qualificada
Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças.