Se você deseja que um grupo de pessoas se expresse livremente sobre um tópico que lhes diz diretamente respeito, pode usar a técnica de grupo nominal.
Embora exija bastante disciplina, essa técnica é muito útil em pesquisas. Vamos explorar seus recursos e aprender como implementá-la corretamente.
O que é uma técnica de grupo nominal?
Ela pode ser considerada uma variação dos pequenos grupos de discussão, reunidos para chegar a um consenso. As informações são coletadas pedindo aos indivíduos que respondam a perguntas feitas por um moderador. Em seguida, os participantes são solicitados a priorizar as ideias ou sugestões de todos os membros do grupo.
Esse processo evita que uma única pessoa domine a discussão, incentiva a participação de todos os membros e resulta em um conjunto de soluções ou recomendações prioritárias que representam as preferências do grupo.
Elementos para realizar uma técnica de grupo nominal
Aqui estão algumas considerações para colocar em prática a técnica de grupo nominal:
Sala de reuniões
Prepare uma sala grande o suficiente para acomodar de cinco a nove participantes. Organize as mesas em forma de U, com um flipchart na extremidade aberta do U para que todos possam ver.
Suprimentos
Cada mesa em forma de U deve ter um flipchart, um marcador grande, fita adesiva, além de papel, lápis e cartões em branco para que cada participante possa fazer anotações.
Declaração
A declaração de abertura deve esclarecer os papéis dos membros e os objetivos do grupo. Inclua uma recepção calorosa, uma explicação da importância da tarefa, a relevância da contribuição de cada membro e uma indicação de como o resultado do grupo será utilizado.
Passos para realizar uma técnica de grupo nominal
Aqui estão as etapas para implementar a técnica de grupo nominal como parte do seu processo de coleta de dados:
Ideias
O moderador apresenta a pergunta ou problema ao grupo por escrito e lê a pergunta em voz alta. Em seguida, instrui todos a escreverem suas ideias em frases ou declarações curtas, trabalhando de forma silenciosa e independente. Cada pessoa gera e anota suas ideias individualmente.
Apresentação
Os membros do grupo participam de uma sessão de feedback onde cada ideia é registrada concisamente (sem discussão neste momento). O facilitador escreve cada ideia num flipchart visível para todos e solicita ao próximo membro uma nova ideia, e assim por diante.
Não é necessário repetir ideias; no entanto, se algum membro sentir que uma ideia oferece uma ênfase ou variação diferente, pode ser incluída. Continue até que todas as ideias dos membros tenham sido documentadas.
Discussão
Cada ideia registrada é discutida para determinar sua clareza e importância. O moderador pergunta: “Há alguma dúvida ou comentário dos membros do grupo sobre o tema?” Esta etapa permite que os membros expressem sua compreensão e a importância relativa do tópico. O criador da ideia não precisa esclarecer ou explicar o ponto; qualquer membro do grupo pode assumir esse papel.
Votação
Os indivíduos votam de forma privada para priorizar as ideias. Os votos são contados para identificar as ideias mais valorizadas pelo grupo como um todo. O moderador estabelece os critérios para priorização.
Cada membro seleciona os cinco pontos mais importantes da lista e escreve uma ideia em cada ficha. Em seguida, classifica essas cinco ideias, com a mais importante recebendo a classificação 5 e a menos importante, 1.
Após a priorização, o facilitador cria uma folha de registro no flipchart com números correspondentes às ideias da rodada. O moderador coleta todos os cartões dos participantes e pede a um membro do grupo que leia o número da ideia e a pontuação atribuída a cada uma, enquanto o moderador registra e soma as pontuações na folha de registro.
As ideias mais valorizadas são aquelas que representam as preferências do grupo em resposta à questão colocada pelo moderador.
Quando usar a técnica de grupo nominal?
Este é um bom método para obter consenso de grupo, especialmente quando várias pessoas (como funcionários do programa, partes interessadas, residentes da comunidade, etc.) estão envolvidas na construção de um modelo lógico e a lista de resultados para um componente específico é extensa e precisa ser priorizada.
Neste caso, as questões a considerar seriam: “Quais dos itens listados são mais importantes para atingir nosso objetivo e são mais fáceis de medir?” e “Quais dos itens são menos importantes para atingir nosso objetivo e são mais difíceis de medir?”
Vantagens e desvantagens da técnica de grupo nominal
Entre os benefícios da técnica de grupo nominal estão:
- Gera um número maior de ideias do que as discussões em grupo tradicionais.
- Equilibra a influência dos indivíduos, limitando o poder dos líderes de opinião (particularmente vantajoso em grupos com adolescentes, onde os líderes de pares podem exercer uma grande influência, ou em reuniões coletivas, onde líderes estabelecidos podem dominar a discussão).
- Reduz a competição e a pressão para se conformar com base no status dentro do grupo.
- Incentiva os participantes a enfrentar problemas por meio da resolução construtiva.
- Permite que o grupo priorize ideias democraticamente.
- Frequentemente proporciona uma maior sensação de conclusão do que a obtida através de discussões em grupo.
Algumas desvantagens da técnica de grupo nominal são:
- Requer preparação.
- Minimiza o debate, o que pode impedir o pleno desenvolvimento das ideias e tornar o processo menos estimulante do que outras técnicas.
Alternativas para uma técnica de grupo nominal
Plataformas como comunidades online são uma excelente opção para coletar informações de um grupo de pessoas por meio de diversos métodos.
Em uma comunidade, você pode utilizar pesquisas, questionários, grupos de discussão virtuais e grupos focais online para gerar ideias e obter os insights necessários.
Essas plataformas permitem um controle mais preciso da pesquisa, possibilitam análises quantitativas e qualitativas e ajudam a levar sua pesquisa para o próximo nível.
Saiba mais sobre a plataforma QuestionPro Communities e considere experimentar essas ferramentas em sua próxima pesquisa.