Os teste de produtos feitos nas cassa dos entrevistados, comumente abreviado para “IHUT” ( In home use test em inglês), é uma forma eficiente de testar seu produto com consumidores reais antes de avançar com um lançamento de produto.
Uma variedade de produtos é facilmente enviada para os participantes usar em casa. Seu feedback pode ser recolhido num questionário telefónico, em uma pesquisa on-line ou até mesmo em uma entrevista pessoal.
Esta metodologia é muito atraente para o entrevistado, uma vez que ele começa a tocar e usar o produto; dando um feedback detalhado sobre o que estão percebendo do item.
Com IHUTS, os consumidores usam seu produto em casa, em seu próprio ambiente, em vez de em um ambiente de teste artificial. Simplesmente porque esta abordagem traz resultados mais realistas sobre a satisfação do produto, sobre seu uso e melhorias em potencial.
Como selecionar os entrevistados para o teste de produtos?
Os entrevistados que atendam aos critérios de recrutamento podem ser selecionados através de um painel on-line. O período de utilização depende da categoria do produto e das suas necessidades específicas. Varia de uso único ou de um uso por um longo período de tempo.
Após a seleção dos entrevistados, seus produtos serão enviados para os participantes; em momentos diferentes durante o período de utilização. Os participantes recebem um convite para preencher um questionário on-line, dependendo da categoria do produto e suas necessidades.
O questionário para teste de produtos
Um dos questionários pode capturar as primeiras impressões e experiências dos participantes com o produto:
- Você pode usar o questionário final,
- Depois de algumas semanas de uso, determinar as experiências,
- Sobre a satisfação com o produto em detalhe,
- Eleger pontos de melhoria.
Dica: as perguntas de ‘‘gostei e não gostei” podem ser repetidas para determinar se o seu produto atende os benefícios prometidos aos consumidores. Variando de etapa em etapa, IHUTS podem medir os seguintes elementos:
Estes incluem primeira impressão, apelo do produto e intenção de compra. Você pode comparar os resultados sobre esses KPIs (Key Performance Indicator em inglês); em quaisquer diferentes medições em tempo para acompanhar a análise do “gostei/ não gostei” em relação ao desempenho do produto.
Teste de produtos e seus processos
Antes e depois de usar o produto
Os participantes podem responder as perguntas-chave de uma metodologia “gostei/ não gostei” para avaliar se o produto está atendendo às expectativas dos consumidores. Também avalia o nível de aceitação antes e após o uso. Em um caso de um declínio na aceitação, você pode analisar os resultados para determinar a causa desse declínio.
Satisfação em geral
A satisfação em características específicas do produto, pode ser medida para fornecer primeiros insights sobre pontos de melhoria em potencial. Além disso, a importância dos diferentes aspectos podem ser medidas para se certificar sobre o tempo.
Os recursos serão gastos para aperfeiçoar os elementos que realmente importam para os consumidores. No caso de um período de uso mais longo e de múltiplos questionários, os níveis de satisfação podem ser medidos ao longo do tempo.
Os benefícios
Um benefício de usar uma ferramenta de teste tipo “cartões na mesa” é poder medir. Os benefícios do produto são colocados em cartões e estes são mostrados aos consumidores.
Para cada benefício, se indica o nível em que se encaixa baseado nas suas experiências com os produtos, simplesmente arrastando o cartão de benefícios para a categoria em questão.
Mais uma vez, essa ferramenta pode ser medida ao longo do tempo para verificar quaisquer alterações. Os resultados do teste de benefício contribuem muito para o posicionamento final e comunicação do produto quando lançado.
Com a ajuda de um outro teste tipo “cartões”, o nível em que suas experiências de produtos se encaixam com os consumidores versus a imagem que eles têm de sua marca também pode ser medidos.
Essa informação pode ser medida para determinar qual a força dos pilares de sustentação que seus produtos têm; e o quanto eles fortalecem os valores da marca.
Nas perguntas de recomendação, a taxa de Intensão de recomendar o seu produto (RIS – Recommendation Intent Score em inglês) pode ser calculada, fornecendo informações sobre o nível de defensores do produto entre os usuários.
Várias perguntas abertas ao longo dos questionários permitem foco em áreas potenciais de melhoria.
Teste de produtos e seus resultados
Os resultados dos diferentes pontos (ao longo do tempo) são todos analisados em combinação. IHUTS podem fornecer resultados e recomendações claras e relevantes.
Você saberá exatamente se o seu produto está pronto para ser lançado no mercado, o seu potencial em termos de aceitação, as melhorias adicionais necessários e como melhor posicionar seu produto.
IHUTS permitem que você execute a verificação final do seu produto antes do lançamento, por meio de testes de uso do consumidor real. Eles oferecem uma maneira eficiente e de baixo custo para verificar se o seu produto está pronto para ser lançado; provendo resultados mais realistas do que a partir de um ambiente de teste controlado.
Graças à sua configuração da vida real e uma inclusão da metodologia” gostei/ nao gostei”, se proporciona uma visão clara para o nível de aceitação antes e após o uso do produto.
O IHUT favoritos do EMI para teste de produtos
Um dos IHUTs favoritos da EMI (empresa de solucoes para pesquisa online) envolveu um teste de conceito para um novo alimento tipo “lanche”. A EMI começou enviando uma pesquisa escrita para clientes, elaborada para um público-alvo de renda identificados como sendo os consumidores core (que mais usam ou a segmentacão de consumidores para qual o produto foi desenvolvido) do tal lanche.
Os entrevistados deram o seu endereço e informações de contato. A partir daí, a EMI enviou uma caixa enorme, cheia desses lanches, juntamente com a opção alternativa um novo lanche. Os entrevistados foram então contactados por duas pesquisas de acompanhamento para medir não só a sua satisfação com a opção actual de lanche; mas também o quão relutantes estariam em aceitar uma eventual mudança na embalagem, sabor e nome.
Os dados para teste de produtos
EMI entregou os dados, e incentivou ao longo da pesquisa cada entrevistado, conseguindo como resultado 100% de aderência à campanha, não houve devoluções da caixa e tampouco não respondentes a pesquisa. Como resultado, o cliente foi capaz de testar um novo produto em pequena escala e ficar com o seu lanche original.
Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram
Esses textos também podem te interessar:
Como o marketing pode melhorar sua empresa?
A importância de ouvir o cliente final no desenvolvimento de um produto
Inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente
Estratégias para aumentar os preços de seus produtos
Aprenda a medir a satisfação do cliente e colete as informações