Hoje, vamos explorar os diferentes tipos de grupos focais para ajudar você a escolher o mais adequado para sua próxima investigação.
Os grupos focais são conduzidos na presença de um moderador, que garante que os resultados sejam tão imparciais e legítimos quanto possível.
Em 1991, Ernest Dichter, especialista em marketing e psicologia, introduziu o termo “Grupo Focal” para descrever reuniões com um grupo limitado de participantes voltadas para debates.
Esses grupos fazem parte das pesquisas de mercado qualitativas, nas quais um grupo de 6 a 10 pessoas, geralmente 8, é convidado a compartilhar seus comentários, opiniões e conhecimentos sobre tecnologias, produtos, serviços, planos de marketing, estratégias de vendas ou qualquer outro tema relevante.
Todos os participantes são livres para expressar abertamente suas opiniões. O moderador, por sua vez, toma notas e registra a discussão. Devido à importância do impacto desse grupo focal nos resultados, o pesquisador deve ser extremamente meticuloso na seleção dos participantes.
Quem participa de um grupo focal?
- O moderador: Um pesquisador pode atuar como moderador, desde que tenha a capacidade de liderar o grupo focal com imparcialidade, confiança e entusiasmo. Se o pesquisador não possui essas qualidades, pode-se contratar um moderador externo qualificado para realizar o trabalho.
- Os participantes: A seleção dos participantes é uma etapa crucial na condução de um grupo focal. O principal critério para selecionar os participantes deve ser o conhecimento do tema em discussão. Evite erros comuns ao formar um grupo focal. Existem muitas organizações que podem fornecer acesso aos participantes adequados para o seu projeto.
Outros pontos a considerar ao projetar um grupo focal:
- Gravação e consentimento: Tenha uma gravação como prova do que é discutido durante a reunião e informe aos participantes que a sessão está sendo gravada e que os pontos de discussão serão anotados.
- Manual de discussão: Forneça um manual de discussão que inclua o programa, as regras, o plano de gravação e como os resultados serão compartilhados.
- Plano de ação: Desenvolva um plano de ação com base nas opiniões e comentários recebidos dos grupos focais. Implemente as mudanças necessárias para melhorar e monitore o crescimento após a execução das alterações.
Tipos de grupos focais:
Desde o seu início, houve muitas variações nos grupos focais.
- Grupo focal com moderador duplo: Existem dois moderadores neste grupo. Espera-se que um deles garanta a correta execução e o outro seja responsável por garantir que todas as questões sejam discutidas.
- Grupo focal bidirecional: Neste método, um grupo focal pulará a discussão que ocorre no outro grupo. Isso abre caminho para mais pontos de discussão e pode concluir de forma diferente, dando ao pesquisador maior visão.
- Mini grupo focal : Outro tipo de grupo focal é aquele limitado a 4 a 5 participantes, ao contrário dos grupos focais regulares que têm de 6 a 10 participantes.
- Grupo focal com participação do cliente : Neste grupo focal farão parte os clientes que conduziram a pesquisa.
- Grupo focal com participantes moderadores : Entre os tipos de grupos focais está aquele em que um ou mais participantes assumem provisoriamente o papel de moderador. As chances de um feedback mais imparcial e honesto aumentam quando há mais de uma pessoa responsável.
- Grupo Focal Online: Todas as discussões neste grupo focal são conduzidas através do compartilhamento de opiniões e comentários através da mídia online. Existem três categorias de pessoas que fazem parte de um grupo focal online: observador, moderador e respondente.
Vantagens do grupo focal
Estes são alguns benefícios de aplicar um grupo focal em sua pesquisa:
Qualquer um desses tipos de grupos focais oferece resultados qualitativos e é geralmente implementado quando há limitações de tempo ou falta de conhecimento sobre outros métodos de pesquisa de mercado.
- Acesso imediato: Proporciona acesso rápido aos comentários e opiniões dos clientes, agilizando o processo de coleta e análise de dados.
- Flexibilidade: É altamente flexível na criação e execução, dependendo do nível de compreensão do pesquisador sobre os produtos ou serviços e da sua capacidade de planejar e conduzir o grupo focal.
- Monitoramento contínuo: Normalmente, os grupos focais são realizados de forma contínua para acompanhar as mudanças constantes do mercado, permitindo que quaisquer dúvidas surgidas sejam resolvidas nas sessões seguintes.
- Compreensão profunda: Ajuda a entender os verdadeiros sentimentos e percepções dos participantes, que representam a população-alvo.