Hoje vamos aprender sobre a importância da vantagem competitiva. Atualmente, essa vantagem está se tornando cada vez mais importante devido a fatores como o avanço da tecnologia, que oferece mais poder e opções do que nunca, e a tomada de decisões baseada em dados, que permite às empresas analisar facilmente seus concorrentes.
Diante desse cenário, é fundamental que as empresas sejam mais flexíveis para se adaptarem às mudanças, capacitem seus colaboradores, incentivem o trabalho em equipe e a colaboração, fomentem a inovação e integrem processos ágeis.
O que é uma vantagem competitiva?
É tudo o que dá a uma empresa uma superioridade sobre seus concorrentes, ajudando-a a atrair mais clientes e a aumentar sua participação no mercado.
Essa vantagem pode assumir três formas principais:
- Vantagem de custo: produzir um produto ou prestar um serviço a um custo inferior ao dos concorrentes.
- Vantagem de oferta: diferenciar um produto, agregando características altamente valorizadas pelos clientes.
- Vantagem de nicho: atender a um segmento de mercado específico melhor do que qualquer outro.
A excelência em pelo menos uma dessas três categorias, mantendo-se competitiva nas outras duas, coloca a empresa numa posição forte em relação aos concorrentes.
Se uma empresa tiver um desempenho apenas mediano nas três categorias, ela não se destacará no mercado. É provável que tenha um desempenho inferior e até mesmo fracasse.
Características de uma vantagem competitiva
As características de uma vantagem competitiva podem incluir:
- Sustentabilidade: Deve ser sustentável ao longo do tempo, ou seja, algo que a empresa consiga manter no longo prazo e que não seja facilmente replicado pela concorrência.
- Valor para o cliente: A vantagem competitiva deve ter valor real para os clientes, o que significa que deve satisfazer suas necessidades e desejos de forma eficaz e a um preço justo.
- Dificuldade de imitação: Deve ser difícil para os concorrentes imitarem, seja porque se baseia em ativos únicos ou porque a empresa desenvolveu habilidades ou conhecimentos especializados.
- Ampla cobertura: A vantagem competitiva deve ter amplo alcance, afetando grande parte do mercado, e não se limitar a um nicho específico.
- Flexibilidade: Deve ser flexível para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.
- Alavancagem de recursos: A vantagem competitiva deve alavancar efetivamente os recursos da empresa, incluindo seus ativos, habilidades e conhecimentos.
- Rentabilidade: Deve gerar rentabilidade a longo prazo para a empresa, o que significa que deve gerar lucros superiores aos custos associados à sua manutenção.
Tipos de vantagem competitiva
Existem dois tipos principais de vantagem competitiva que uma empresa pode ter em relação ao seu ambiente:
- Redução de custos
- Diferenciação do produto
Uma vez identificada a vantagem competitiva e definida a estratégia resultante, esta deve ser traduzida em planos de ação específicos para cada um dos produtos da empresa.
A vantagem competitiva pode estar diretamente relacionada a um mercado dinâmico, à liderança tecnológica da empresa ou, simplesmente, ao produto, caso ele represente uma inovação que responda às necessidades do cliente.
O objetivo, portanto, é desenvolver novas ofertas com uma forte vantagem competitiva, posicionando-se diretamente em um mercado com produtos “estrela”.
Uma empresa pode obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes ao se esforçar para:
- Desempenhar melhor ou a um custo menor uma função básica da sua cadeia de valor.
- Gerenciar melhor suas atividades nas múltiplas funções de sua cadeia de valor, garantindo valor superior ao cliente.
- Coordenar melhor sua própria cadeia de valor com a de seus funcionários e parceiros.
Como identificar uma vantagem competitiva?
Além de uma análise competitiva tradicional, existem ferramentas teóricas específicas para definir uma vantagem competitiva. Entre as mais utilizadas estão a análise SWOT e a análise PEST.
A matriz SWOT fornece uma visão clara dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que se aplicam à empresa. Esta análise é especialmente útil para obter uma visão geral da situação interna e externa, permitindo avaliar melhor o que a empresa pode oferecer em relação à concorrência.
O modelo PEST é uma ferramenta de análise complementar eficaz, pois foca mais nos riscos e oportunidades potenciais. Este modelo oferece uma visão mais holística do ambiente, centrando-se em seis fatores principais (político, econômico, sociocultural, tecnológico, ecológico e jurídico) que podem ajudar a identificar uma necessidade específica que a empresa poderia atender melhor.
Exemplo de estratégia competitiva
Uma estratégia competitiva é um plano de ação criado para permitir que uma empresa obtenha uma vantagem competitiva sobre seus rivais. Um exemplo de estratégia competitiva é a diferenciação de produtos.
A diferenciação de produtos envolve oferecer produtos ou serviços únicos e diferentes dos concorrentes. A empresa busca destacar seus produtos ou serviços por meio de características valorizadas pelos clientes, como qualidade, inovação, design, atendimento, entre outros.
Por exemplo, a Apple é conhecida por seus produtos altamente diferenciados, como o iPhone, iPad e MacBook. A Apple criou uma marca reconhecida mundialmente graças ao seu design inovador e ao uso de materiais de alta qualidade. Essa diferenciação permitiu à Apple cobrar preços mais elevados por seus produtos em comparação com seus concorrentes.
Outro exemplo de diferenciação de produto é o café de alta qualidade da Starbucks. A empresa foca em oferecer uma experiência única ao cliente, com um ambiente acolhedor e relaxante e atendimento personalizado. A Starbucks construiu uma marca renomada com base em seu foco na qualidade, experiência e satisfação do cliente.
Como manter uma vantagem competitiva
A vantagem competitiva pode ser temporária quando a concorrência consegue replicar os elementos que permitiram à empresa alcançar essa vantagem. Se você deseja adquirir e/ou manter uma vantagem sobre a concorrência, deve se concentrar nos seguintes aspectos:
Inovação:
A inovação permite à organização obter uma vantagem competitiva. Ela pode se referir a um novo produto, a uma nova técnica de produção, distribuição, comunicação ou organização do trabalho, ou à melhoria do que já existe. A vantagem competitiva existe quando a empresa é a primeira a comercializar ou aplicar a inovação.
Qualidade:
Atualmente, as organizações buscam aplicar qualidade em todos os aspectos, o que significa, por exemplo, alcançar zero avarias, zero burocracia, zero atrasos, zero defeitos, zero acidentes, etc. Produtos e serviços que atendem a esse padrão de qualidade levam à satisfação e fidelização do cliente, proporcionando à organização uma vantagem competitiva.
Controle de custos:
Manter uma vantagem competitiva exige o controle rigoroso dos custos da organização, o que a torna mais competitiva. Ao alcançar maior eficiência no uso de diversos recursos, a empresa se torna mais eficaz e competitiva.
Conclusão
Embora existam vários tipos de vantagem competitiva, qualquer característica ou recurso único pode se tornar uma vantagem para sua empresa. Sua estratégia pode consistir em uma única vantagem competitiva ou em uma combinação de estratégias mistas.
Em qualquer caso, é essencial refletir sobre o que torna sua oferta especial e por que os clientes escolheriam seu produto em vez de outros no mercado.
Coloque-se no lugar deles e tente enxergar a partir da perspectiva deles. Dessa forma, você poderá identificar seus pontos de diferenciação e começar a criar uma estratégia de sucesso.