
Uma gestão bem sucedida envolve a resolução criativa de problemas, a motivação dos trabalhadores e várias funções de liderança e gestão para garantir que os objectivos e metas de uma organização são atingidos. Para tal, existem cinco funções: planeamento, organização, gestão de pessoas, coordenação e controlo. Estas funções separam o processo de gestão de outras funções empresariais, como o marketing, a contabilidade e as finanças.
Quais são os papéis de liderança mais eficazes?
Planeamento
A função de planeamento na gestão controla todo o planeamento que permite o bom funcionamento da organização. O planeamento envolve a definição de um objetivo e a determinação do curso de ação mais eficaz necessário para atingir esse objetivo. Normalmente, o planeamento envolve flexibilidade, uma vez que o planeador deve coordenar-se com todos os níveis de gestão e funções de liderança na organização. O planeamento pressupõe também o conhecimento dos recursos da empresa e dos objectivos comerciais futuros. Recomendo-te que leias: Planeamento estratégico e reengenharia: a chave para qualquer organização.
Organização
A função organizacional de liderança controla a estrutura global da empresa. A estrutura organizacional é a base da empresa; sem estrutura, o funcionamento quotidiano da empresa torna-se difícil e sem sucesso. A organização envolve a delegação de tarefas e responsabilidades a funcionários com as competências específicas necessárias para realizar a tarefa. A organização também envolve o desenvolvimento da estrutura organizacional e da cadeia de comando dentro da empresa.
Gestão do pessoal
O papel do pessoal na gestão consiste em efetuar o recrutamento e as necessidades de pessoal da organização. O principal objetivo é contratar as pessoas certas para as funções certas, a fim de atingir os objectivos da organização. A função do pessoal não se limita ao recrutamento, mas inclui também a formação e o desenvolvimento, avaliação do desempenho dos empregados para medir o desempenho, as promoções e as transferências. Sem a função de pessoal, a empresa fracassaria, pois não estaria devidamente equipada para atingir os seus objectivos.
Coordenação
A função de coordenação da liderança controla todas as actividades organizacionais, de planeamento e de pessoal da empresa e assegura que todas as actividades funcionam em conjunto para o bem da organização. Normalmente, a coordenação resulta em reuniões e outras sessões de planeamento com os principais departamentos da empresa para garantir que todos os departamentos estão em sintonia em termos de objectivos e metas. A coordenação inclui a comunicação, a supervisão e a direção.
Controlo
A função de controlo de gestão é muito útil para garantir que todas as outras funções da organização estão em vigor e são executadas com êxito. O controlo inclui a definição de normas de desempenho e a monitorização do desempenho dos trabalhadores para garantir que o desempenho de cada trabalhador cumpre essas normas. O processo de monitorização conduz frequentemente à identificação de situações e problemas que precisam de ser resolvidos através da criação de novos padrões de desempenho. O nível de desempenho afecta o sucesso em todos os aspectos da organização.